EFEMÉRIDES: 4 DE AGOSTO – FAZ 1 ANO, A MAIOR PONTE PEDESTRE SUSPENSA DO MUNDO.
Escrito por ARCO em Agosto 4, 2018
EFEMÉRIDES
4 de agosto
1578 – Travou-se a batalha de Alcácer-Quibir, na qual desapareceu D.Sebastião, sem deixar descendência na sucessão ao trono português.
1789 – Em França e um mês depois da Tomada da Bastilha foi abolido o sistema feudal.
1849 – Chegaram a Mocâmedes, em Angola, os primeiros colonos portugueses, oriundos de Pernanbuco, no Brasil,
1901- Nasceu o trompetista de jazz Louis Armstrong, em Nova Orleães, no estado americano da Louisiana
1914 – O Reino Unido declarou guerra à Alemanha e devido à extensão do Império Britânico o conflito tomou uma dimensão mundial. Os Estados Unidos mantiveram a sua neutralidade.
1919 – O Senado da Universidade do Porto aprovou a criação dos institutos de investigação científica da Anatomia e Histologia na Faculdade de Medicina.
1935 – Foi oficialmente inaugurada a Emissora Nacional de Radiodifusão. Nacionalizada em 1975 passou a designar-se Radiodifusão Portuguesa e atualmente, no grupo RTP, designa-se como Antena 1.
1962 – Foi preso Nelson Mandela, à altura, dirigente do Congresso Nacional Africano e opositor da politica de apartheid na África do Sul.
2003 – Morreu em Lisboa, aos 77 anos, o médico João Pulido Valente. Foi um resistente antifascista, antigo preso político e fundador da primeira organização maoista em Portugal.
– Morreu em Cascais, a jornalista Helena Sanches Osório, antiga diretora do semanário O Independente e do vespertino A Capital.
2004 – Foi atribuído o “Óscar” mundial da engenharia ao engenheiro António Segadães Tavares, pelo projeto de ampliação do aeroporto do Funchal.
2005 – O desabamento de uma falésia na praia da Almagreira, em Peniche, provocou a morte a duas pessoas.
– Morreu, aos 78 anos, José Luis Ferreira da Cunha, antigo secretário de estado da Informação no VI Governo Provisório liderado por Pinheiro de Azevedo e chefe da Casa Civil de Costa Gomes, entre 1974 e 1976.
2010 – As trabalhadoras independentes e os respetivos parceiros passaram a estar formalmente abrangidos pelo direito à licença de maternidade, com a entrada em vigor da diretiva europeia, que assim o passou a determinar.
– Morreu, aos 72 anos, Orlando Worm, desenhador de luz, diretor técnico e fundador da Companhia Portuguesa de Bailado Contemporâneo.
2013 – A canoísta Joana Vasconcelos sagrou-se vice-campeã mundial de sub-23 em K1 200, em Welland, no Canadá.
– O canoísta Diogo Lopes sagrou-se vice-campeão mundial de K1 200 em juniores, em Welland, no Canadá, tendo ficado apenas a nove milésimos de segundo do primeiro lugar na prova.
2014 – O BES/Angola, o banco de Miami e o Aman Bank da Líbia, ficaram no “bad bank”segundo decisão do Banco de Portugal, que atribuiu a este veículo 10 milhões de euros para ajudar a sua administração na recuperação de créditos.
2015 – A Amnistia Internacional responsabilizou a polícia brasileira por 1.500 mortes nos últimos cinco anos.
2016 – A água da torneira atingiu um nível de excelência segundo os critérios internacionais, ao chegar aos 99% de distribuição com boa qualidade
2017 – Foi inaugurada a maior ponte pedestre suspensa do mundo. Chama-se Europabrücke e está localizada na Suíça, entre as montanhas deste país e de Itália.
……………………….
Este é o ducentésimo décimo sétimo dia do ano. Faltam 149 dias para o final de 2018.
Pensamento do dia: “As massas nunca se elevam ao padrão do seu melhor membro. Pelo contrário, degradam-se ao nível do pior.” Henry David Thoueau (1817-62), escritor e filósofo norte-americano.