Cruzeiro

De Odivelas para o Mundo

Faixa Atual

Título

Artista


EFEMÉRIDES: 4 DE ABRIL – É DIA DA NATO

Escrito por em Abril 4, 2019

EFEMÉRIDES

4 de abril

Dia da NATO, Dia Internacional da Sensibilização para o Perigo das Minas Terrestres e Assistência à Acção Anti-minas.

1264 – Morreu, em Sevilha, Afonso X, O Sábio, Rei de Castela e de Leão, avô de D. Dinis, figura-chave na pacificação da Península, autor das “Cantigas de Santa Maria” e do “Livro das Leis” ou das “Sete Partidas”, primeira matriz jurídica portuguesa.

1388 – João I doou o Mosteiro de Santa Maria da Vitória, na Batalha, aos dominicanos.

1819 – Nasceu D. Maria II, no Rio de Janeiro. Viria a ser cognominada de ‘A Educadora’ ou ‘A Boa Mãe’, em virtude da aprimorada educação que dispensou aos seus muitos filhos. Casou-se em terceiras núpcias com D. Fernando II, mais conhecido como Rei Artista, o responsável pela construção do maravilhoso e magnífico Palácio Real da Pena, em Sintra.

1849 — Morreu Mouzinho da Silveira, em Lisboa. Foi um estadista, jurisconsulto e político português e uma das personalidades maiores da revolução liberal, operando, com a sua obra de legislador, algumas das mais profundas modificações institucionais nas áreas da fiscalidade e da justiça. Preso durante a Abrilada, tornou-se intransigente defensor da Carta Constitucional pelo que teve de se exilar em 1828. Regressou ao Parlamento em 1834 para defender a sua obra legislativa, mas exilou-se de novo em 1836. Retirou-se da vida política durante os seus últimos dez anos de vida.

1931 – Data da Revolta da Madeira contra a ditadura portuguesa, sob o comando do general Sousa Dias. Foi um levantamento militar que alastrou a algumas ilhas dos Açores e, também à Guiné.  Os levantamentos militares, planeados para o continente nunca ocorreram e a revolta foi vencida com a chegada de uma expedição militar que enfrentou as forças revoltosas durante sete dias de combate.

– Foi fundado o Diário da Manhã, órgão oficial da União Nacional, partido único do Estado Novo.

1947 – Começou a greve no sector da construção naval, em Lisboa. Oliveira Salazar ordenou o assalto da polícia.

1949 – Foi assinado, em Washington, o Tratado do Atlântico Norte pelos EUA, França, Reino Unido, Bélgica, Holanda, Itália, Dinamarca, Noruega, Islândia, Canadá e Portugal.

1968 – Foi assassinado o pastor protestante Martin Luther King, líder da defesa dos direitos cívicos dos negros norte-americanos.

1969 – Os médicos do hospital de Houston, Texas, implantaram, pela primeira vez, um coração artificial num homem de 43 anos. O paciente sobreviveria apenas quatro dias.

1973 – Começou, em Aveiro, o III Congresso da Oposição Democrática, sob forte vigilância da PIDE, a polícia política da ditadura.

1990 – A escritora portuguesa Sophia de Mello Breyner Andresen foi distinguida com o Grande Prémio de Poesia Inasset-Inapa.

2002 – Foi assinado o Memorando de Entendimento que pôs fim a 27 anos de guerra civil, em Angola. O acordo, foi rubricado no Palácio dos Congressos, em Luanda, e presenciado pelo Presidente da República de Angola, José Eduardo dos Santos, e por representantes da comunidade nacional e internacional, simbolizou o fim de um longo período de guerra, que deixou no país  milhares de deslocados, mutilados e órfãos.

– Oito elementos da Brigada de Trânsito da GNR foram detidos em Faro por suspeita de crimes de extorsão e corrupção.

2007 – A investigadora Patrícia Castro, do Instituto de Imunologia Molecular da Universidade do Porto, venceu o III Prémio Sérgio Vidal, atribuído pela Universidade de Santiago de Compostela, Espanha.

2010 – Bombistas suicidas mataram 42 pessoas ao fazerem explodir três veículos armadilhados junto às embaixadas do Irão, Egipto, Síria, Alemanha e Espanha em Bagdad.

2013 – Miguel Relvas demitiu-se do Governo após perder licenciatura.

2014 – O fundador do CDS e ex-ministro do PS, Freitas do Amaral, defendeu o voto obrigatório, como forma de eliminar a abstenção e até de motivar os jovens a participar na vida cívica e política portuguesa

2016 – A Air France reabriu a rota entre Paris e Teerão, mas estabeleceu uma regra que causou indignação entre as assistentes de bordo da companhia francesa passaram a ter de usar um véu e vestir roupa larga a partir do momento em que pisarem solo iraniano.

2017 – A presidente da Câmara Municipal de Tomar, Anabela Freitas, foi condenada a duas multas no valor total de quase 10 mil euros porque a autarquia não respondeu atempadamente a pedidos de informação de um munícipe.

2018 – Um estudo anunciou a descoberta de dezenas de pegadas de dinossauros com uma antiguidade de 170 milhões de anos na ilha escocesa de Skye. A descoberta pode fazer luz sobre a evolução destas espécies durante o período do Jurássico Médio.

=============.

Este é o nonagésimo quarto dia do ano. Faltam 271 dias para o termo de 2019.

Pensamento do dia: “É preciso viver em estado de prevenção (…), manter a condição do homem-artista em luta com o homem-massa”. Ruben A, pseudónimo do escritor português Ruben Andresen Leitão (1920-1975).

Marcado como