EFEMÉRIDES: 31 DE OUTUBRO: DIA MUNDIAL DA POUPANÇA
Escrito por ARCO em Outubro 31, 2018
EFEMÉRIDES
31 de Outubro
Dia Mundial da Poupança.
1517 – Lutero deu início à reforma protestante na Alemanha, ao afixar as suas teses contra os abusos de Roma, na porta da Igreja de Wittenberg.
1838 – Nasceu D.Luís, filho de D.Maria II.
1887 – Foi inaugurado o novo porto de Lisboa.
1896 – Nasceu o maestro Pedro de Freitas Branco. Foi fundador da Orquestra Sinfónica Nacional.
– Foi Inaugurada da Ponte D.Luís, no Porto.
1929 – Morreu António José de Almeida, antigo presidente da República Portuguesa, nome-chave do movimento Republicano, fundador e diretor do jornal República.
– Morreu, em Alpiarça, o político português José Relvas, que proclamou a República a 05 de outubro de 1910.
1992 – O Vaticano reconheceu, finalmente, as razões de Galileu, admitindo que a Terra gira de facto em torno do sol.
1997 – Morreram 29 pessoas, no temporal da freguesia de Ribeira Quente, nos Açores.
2005 – Começou a ser emitido o Documento Único Automóvel.
2006 – Morreu Josué Martins Romão, aos 88 anos. Militante comunista, esteve preso durante 16 anos no Tarrafal, em Cabo Verde, depois de ter participado na Revolta dos Marinheiros em 1936
– Morreu Bruno Carvalho, aos 31 anos. Era alpinista e integrava uma expedição à montanha Shisha Pangma, no Tibete
2007- O Governo aprovou uma proposta para facilitar os pedidos de reforma antecipada pelos trabalhadores da administração pública, que poderiam solicitá-la no ano seguinte, se tivessem 33 anos de serviço, ou 65 anos de idade e 15 de serviço.
– Ficaram a conhecer-se as conclusões do Relatório da Competitividade que colocavam Portugal na liderança do ranking dos serviços públicos on-line destinados a empresas na União 2008 – Encerrou a XVIII Cimeira Ibero-americana com a assinatura da “Declaração de São Salvador” que apelava para uma cimeira mundial de chefes de Estado e de governo nas Nações Unidas para responder de “emergência” à crise financeira internacional
2009 – A artista plástica Ana Luísa Ribeiro venceu a sétima edição do Prémio Amadeo de Souza-Cardoso, com a obra “Sem título (subject matter)”. O prémio, tem periodicidade bienal e é organizado conjuntamente pela autarquia de Marco de Canavezes e pelo Museu Amadeo de Souza-Cardoso.
– Morreu inesperadamente, vítima de crise cardíaca, António Sérgio, um dos últimos radialistas de programas de autor. O realizador marcou gerações, foi o criador de “Rotações”, “Som da Frente”, “Rolls Rock”, “A Hora do Lobo” ou “Viriato 25”. Passou pela Rádio Renascença, na década de 70, depois pela Rádio Comercial e, por fim, estava na Radar. Contava 59 anos à data da sua morte.
2010 – Dilma Rousseff, do Partido dos Trabalhadores foi eleita a primeira mulher Presidente do Brasil, sucedendo a Lula da Silva, que foi o primeiro operário a presidir o país.
2014 – A Câmara Municipal de Lisboa restringiu os horários dos bares no Cais Sodré, na Bica e em Santos.
2016 – Bruxelas concluiu que Durão Barroso não violou as regras de integridade, ao aceitar o cargo de presidente não executivo da Goldman Sach
2017 – Na altura presidente do PSD, Pedro Passos Coelho anunciou, que o partido iria votar contra a proposta de Orçamento do Estado para 2018 porque o documento não estava orientado para o futuro, nem servia o interesse coletivo.
===========.
Este é o tricentésimo quarto dia do ano. Faltam 61 dias para o termo de 2018.
Pensamento do dia: ” O prazer visita-nos muitas vezes, mas a mágoa agarra-se cruelmente a nós”. John Keats (1795-1821), poeta inglês.