Cruzeiro

De Odivelas para o Mundo

Faixa Atual

Título

Artista


EFEMÉRIDES: 31 DE MAIO – HOJE É DIA NACIONAL DO PESCADOR

Escrito por em Maio 31, 2018

EFEMÉRIDES

31 de maio

Dia Mundial Sem Tabaco, Dia Nacional do Pescador e Dia Nacional das Coletividades:

1232 – Data da canonização de Santo António de Lisboa.

1302 – D. Dinis concedeu foral à vila de Alenquer.

1926 – O presidente da República Portuguesa Bernardino Machado depois de 72 horas de resistência ao Golpe de Estado, renunciou e, entregou os poderes ao almirante Mendes Cabeçadas.

1947 – Os protestos de alunos na Faculdade de Medicina de Lisboa à ditadura do Estado Novo foram calados com a intervenção violenta da polícia de choque. Em resposta o professor António Flores, diretor da Faculdade, apresentou a demissão do seu cargo.

1961 — O Benfica conquistou a Taça dos Clubes Campeões Europeus. A equipa encarnada venceu o Barcelona por 3-2, no Wankdorf Stadion, em Berna, na Suíça. Os encarnados ultrapassaram os escoceses do Hearts, os húngaros do Upest, os suiços do AGF e os austríacos do Rapid até chegarem ao jogo da final.

1962 — Foi executado em Jerusalém, o nazi Adolf Eichmann, antigo chefe das SS e responsável pela deportação de milhões de judeus para os campos de extermínio.

1964 — Foi lido, por um grupo de teatro, “Grândola”, o poema que Zeca Afonso escreveu em agradecimento à Sociedade musical Fraternidade Operária Grandolense.

1969 – Realizou-se a Convenção da Acção Socialista Portuguesa, no Porto. António Macedo, Salgado Zenha, Mário Soares, Raul Rêgo, Teófilo Carvalho dos Santos e Vasco da Gama Fernandes assinaram a declaração final.

1985 – A federação britânica de futebol determinou a ausência das equipas inglesas de futebol das competições europeias, na época seguinte, após os incidentes de Heysel.

1992 – Foi inaugurado o Centro Internacional de Escultura, em Pero Pinheiro, Mafra.

2003 – O Concorde da Air France fez a última ligação comercial entre Nova Iorque e Paris.

2004– Foi lançado o canal RTP Informação, hoje designado por RTP 3

2006 – Morreu Raymond Davis, aos 91 anos. O cientista norte-americano foi Prémio Nobel da Física em 2002.

2008 – O escritor Mário Cláudio recebeu a comenda de Cavaleiro das Artes e das Letras, atribuída pelo Ministério da Cultura francês.

2008 – Manuela Ferreira Leite tornou-se a primeira mulher a presidir ao PSD, em 34 anos de história do partido, depois de ganhar as eleições diretas antecipadas, sucedendo no cargo a Luís Filipe Menezes. Ferreira Leite foi eleita com 37,6 por centos dos votos, seguida de Pedro Passos Coelho, com 31,07 por cento dos votos e de Pedro Santana Lopes com 29,82 por cento. Pedro Santana Lopes anunciou, na altura, que cessava funções como líder parlamentar por discordar do projeto da nova presidente do partido.

– Morreu o treinador de futebol Carlos Alhinho, antigo jogador do Benfica, Sporting e FC Porto e internacional português, e que contava 59 anos, vítima de uma queda acidental no fosso de um elevador em Benguela, Angola.

2010 – Chegou-se a acordo ao nível do Conselho Europeu sobre o “Horizonte 2020”, o programa-quadro da UE de investigação, desenvolvimento e inovação, para o período de 2014 a 2020.

2014 – O Valongo conquista o seu primeiro título de campeão nacional de hóquei em patins, ao vencer em casa o FC Porto por 5-3, em encontro da 30.ª e última jornada da prova.

– António José Seguro abre a Comissão Nacional do PS, no Vimeiro, avisando que era o líder legítimo e que não se demitiria. Propôs a realização de eleições primárias, abertas a simpatizantes, para a escolha do candidato socialista a primeiro-ministro nas quais acabaria derrotado por António Costa

2015 – Miguel Oliveira fez história ao alcançar o seu primeiro triunfo no Mundial vencendo em Moto 3 no Grande Prémio de Itália.

2016 – Dez anos depois de ter sido desprovido à Segunda Liga, o Tribunal Administrativo de Lisboa deu razão ao Gil Vicente no “Caso Mateus”, um caso que opôs o emblema de Barcelos ao Belenenses.

2017 – Uma aluna de 17 anos foi agredida por outras três estudantes, também menores, no interior da Escola Tecnológica Artística e Profissional de Viana do Castelo.

============.

Este é o centésimo quinquagésimo segundo dia do ano. Faltam 214 dias para o termo de 2018.

Pensamento do dia: “Canto o ar livre, a liberdade, a tolerância, sob a sabedoria democrática que é o terreno firme para todos”. Walt Whitman (1819-92), poeta norte-americano.

Marcado como