Cruzeiro

De Odivelas para o Mundo

Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Atual


EFEMÉRIDES: 31 DE AGOSTO – HÁ 117 ANOS OS PRIMEIROS ELETRICOS COMEÇARAM A CIRCULAR EM LISBOA

Escrito por em Agosto 31, 2018

EFEMÉRIDES

31 de agosto

Dia Internacional da Solidariedade.

1888 – Jack, o Estripador, assassinou a sua primeira vítima, Mary Ann Nichols.

1890 – Começou a construção do Santuário do Sameiro, em Braga. É um santuário mariano, cujo fundador o Padre Martinho António Pereira da Silva, á época vigário de Braga, fez colocar, no cume da montanha, uma imagem de Nossa Senhora da Conceição. Este santuário constitui um dos centros de maior devoção mariana em Portugal, logo depois do Santuário de Fátima e no templo, apenas concluído no século XX, destaca-se o altar-mor em granito branco polido, bem como o sacrário de prata. Em frente do Templo ergue-se um imponente e vasto escadório, no topo do qual se levantam dois altos pilares, encimados com a imagem da Virgem Maria e do Sagrado Coração de Jesus

1901 – Os primeiros carros elétricos começaram a circular em Lisboa. A primeira carreira circulou entre o Cais do Sodré e Algés, pelo percurso da atual carreira 15.

1961 – As últimas tropas espanholas deixaram Marrocos.

1992 — Foi extinta a Alta Autoridade contra a Corrupção.

1997 — Morreu Diana de Gales, num acidente de viação em Paris. A sua trágica e inesperada morte, foi seguida de um grande luto público pelo Reino Unido e, em menor escala, pelo mundo. Ao seu funeral, assistiram cerca de 2,5 bilhões de pessoas, tendo sido um dos eventos mais assistidos da história da televisão. Mesmo muitos anos após sua morte, a “princesa do povo” continua sendo uma celebridade na imprensa, servindo de tema para muitos livros, jornais e revistas. Estima-se que seu nome seja citado, pelo menos, oito mil vezes por ano na imprensa britânica.

2003 – A Nobel da Paz Aung San Suu Kyi, líder do movimento pró-democracia da Birmânia, começou uma greve de fome em protesto pela detenção ilegal.

2004 — O Ministério da Educação publicou a lista de colocação de professores, com os sindicatos a denunciarem a existência de erros graves e incorreções.

2005 — A Inspecção-Geral de Saúde arquivou os processos instaurados aos responsáveis da ARS Lisboa e o Ministério Público concluiu não existir dolo, no âmbito do processo Hospital Amadora-Sintra.

2007 – O diploma que adaptou o regime da Caixa Geral de Aposentações ao regime geral da segurança social em matéria de aposentação e cálculo de pensões foi publicado em Diário da República.

– O álbum “Concerto em Lisboa”, de Mariza, foi nomeado para um Grammy, na secção Tradicional, Categoria Best Folk Álbum — Melhor Álbum de Música Folclórica.

2008 — Morreu o poeta e crítico literário Joaquim Castro Caldas no Hospital de São João, no Porto.

2009 — Morreu José João Zoio, antigo cavaleiro tauromáquico, aos 59 anos.

2010 – O antigo ciclista francês Laurent Fignon, que venceu por duas vezes a volta a França, em 1983 e 1984, morreu vítima de cancro, aos 50 anos.

2012 – Morreu o cardeal Carlo Maria Martíni. O cardeal foi um dos nomes fortes à sucessão do Papa João Paulo II.

2014 – Ficou a saber-se que o total de rescisões de professores, por mútuo acordo e ao abrigo de um programa estabelecido para o efeito foi de 1.889

2016 – Morreu, aos 87 anos, na Casa do Artista, atriz Anna Paula, de 87 anos, cuja carreira passou sobretudo pela televisão, em telenovelas como “Vila Faia” e em filmes como “O Costa d’África”. Nascida em Braga, a atriz iniciou a sua carreira em 1940, teve participações na televisão, no cinema, na rádio, em dobragens e no teatro, tendo trabalhado, nomeadamente, na Companhia de Teatro Amélia Rey Colaço/Robles Monteiro, no Teatro Estúdio Lisboa, e no Teatro Experimental do Porto. A partir de 1981 integrou o elenco fixo do Teatro Experimental de Cascais e, nessa altura, entrou na série televisiva “Retalhos da vida de um médico”. Foi professora de interpretação da Escola Superior de Teatro e Cinema, em Lisboa, e também participou nas telenovelas “Cinzas”, “Na Paz dos Anjos”, “Os Lobos”, “Nunca Digas Adeus”, “Baía das Mulheres”, e “Ninguém como tu”. No cinema, estreou-se em “Sol e Toiros” em 1949, do realizador José Buchs, que relata a história de amor entre um toureiro e uma costureira que queria ser atriz de teatro. Pelo seu trabalho, Anna Paula foi condecorada pela Câmara Municipal de Cascais, em 1994, e recebeu o prémio de “Melhor Atriz de Teatro Declamado“, entregue em 1985 pela Associação dos Críticos.

2017 – Um polícia indiano correu um quilómetro com uma bomba de dez quilos aos ombros para salvar as 400 crianças da escola onde o engenho explosivo foi encontrado.

============================.

Este é o ducentésimo quadragésimo terceiro dia do ano. Faltam 122 dias para o termo de 2018.

Pensamento do dia: “O Homem livre sempre gostará do mar”, Charles Baudelaire (1821-67), escritor, poeta e crítico francês.

Marcado como