Cruzeiro

De Odivelas para o Mundo

Current track

Title

Artist

Current show

Power Play

20:00 23:59

Current show

Power Play

20:00 23:59


EFEMÉRIDES: 30 DE NOVEMBRO – HÁ UM ANO A ACADEMIA MUSICAL DE LAGOS FOI ACUSADA DE INVENTAR ALUNOS

Written by on Novembro 30, 2018

EFEMÉRIDES

30 de novembro

Feriado Municipal em Mesão Frio, onde decorre a Festa de Santo André.

1935 – Morreu, em Lisboa, o poeta Fernando Pessoa, autor de “Mensagem”, o mais universal de entre todos os poetas portugueses. Enquanto poeta, foi o criador de diversas personalidades, os seus heterónimos, Alberto Caeiro, Álvaro de Campos, Ricardo Reis e ainda de Bernardo Soares e Alexander Search. Foi também  filósofo, dramaturgo, ensaísta, tradutor, publicitário, e astrólogo, inventor, empresário, correspondente comercial, crítico literário e comentarista político português. Fernando Pessoa foi internado a 29 de Novembro de 1935, no Hospital de São Luís dos Franceses, em Lisboa, com diagnóstico de “cólica hepática” causada por cálculo biliar associado a cirrose hepática, um diagnóstico que é hoje contestado por estudos médicos, embora o excessivo consumo de álcool ao longo da sua vida seja consensualmente considerado como um importante factor causal.Segundo um desses estudos, Pessoa não revelava alguns dos sintomas mais típicos de cirrose hepática, tendo provavelmente sido vítima de uma pancreatite aguda. Morreu pelas 20h00, com 47 anos de idade. No dia anterior, tinha escrito a sua última frase, em inglês: “I know not what tomorrow will bring” (“Não sei o que o amanhã trará”). O funeral realizou-se a 2 de Dezembro no Cemitério dos Prazeres.

1990 – O Diário de Lisboa, vespertino lisboeta, cessou a sua publicação que começara a 7 de abril de 1921.O seu primeiro director foi Joaquim Manso. Entre 1956 e 1967 foi dirigido por Norberto Lopes, sucedido por António Ruella Ramos de1967 a 1989, Mário Mesquita em 1989 e  1990 e, de novo, António Ruella Ramos.A redacção esteve, desde a década de 1930, instalada no coração do Bairro Alto, na Rua Luz Soriano. Era propriedade da Renascença Gráfica detentora das instalações, da gráfica e do próprio título bem como do jornal humorístico O Sempre Fixe.

1995 – Morreu, em Lisboa, Fernando Assis Pacheco, aos 58 anos, jornalista, poeta, romancista, autor de “Cuidar dos Vivos”, “Catalabanza Quilolo e Volta”, “Walt”, “Trabalhos e Paixões de Benito Prada”.

2003 – Morreu Jesus Correia, com 79 anos, o último dos Cinco Violinos do futebol do Sporting, foi também campeão do mundo de hóquei em patins.

2005 – Mário Cesariny recebeu a Grã-Cruz da Ordem da Liberdade.

2006 – O poeta António Ramos Rosa vence o Grande Prémio de Poesia APE/CTT 2005.

2009 -O Tribunal de Contas recusou a atribuição do visto prévio à concessão rodoviária Litoral Oeste, elevando para cinco o número de “chumbos” aos contratos das novas concessões. Na semana anterior, o Tribunal já “chumbara” a autoestrada do Algarve Litoral e já antes tinha recusado outros três projetos rodoviários: o Douro Interior, a Auto Estrada Transmontana e a concessão do Baixo Alentejo.

– O Acelerador de Partículas do CERN bateu recorde de velocidade. O LHC, construído para sondar os segredos da criação do universo, atingiu uma velocidade nunca antes atingida, ao impelir os dois feixes de protões a uma energia de 1,18 teraeletrão-volt.

– A Fragata portuguesa Álvares Cabral capturou um grupo de seis piratas somalis, que atacou o navio de pesca espanhol “Ortube Berria”, numa operação conjunta com as autoridades das Sheycheles e da União Europeia.

2012 – Renato Seabra foi condenado em Nova Iorque por homicídio em segundo grau, pelo assassínio confessado do cronista social Carlos Castro, ocorrido em Janeiro de 2011, num hotel daquela cidade.

2014 – O vereador da Segurança da Câmara de Lisboa, Carlos Castro, apresentou  aos moradores da Rua Padre António Vieira, junto ao Parque Eduardo VII,  uma proposta de limitação do trânsito à noite naquele bairro da capital para evitar prostituição e tráfico de droga.

2015 – Cerca de 80 mil trabalhadores portugueses do setor da construção estavam com ordenados em atraso em Angola.

2017 – A Academia de Música de Lagos, foi acusada pelo Ministério Público de ter inventado alunos, falsificando assinaturas de encarregados de educação, para receber mais de 139 mil euros em subsídios do Ministério de Educação.

================.

Este é o tricentésimo trigésimo quarto dia do ano. Faltam 31 dias para o termo de 2018.

Pensamento do dia: “É talvez o último dia da minha vida. Saudei o sol, levantando a mão direita, mas não o saudei dizendo-lhe adeus. Fiz sinal de gostar de o ver ainda, mais nada”. Fernando Pessoa (1888-1935), poeta português.

Tagged as