Cruzeiro

De Odivelas para o Mundo

Current track

Title

Artist

Current show

Cruzeiro da Noite

00:00 08:00

Current show

Cruzeiro da Noite

00:00 08:00


EFEMÉRIDES: 30 DE MAIO – HÁ 14 ANOS FOI INAUGURADA A PONTE RAINHA SANTA ISABEL, EM COIMBRA.

Written by on Maio 30, 2018

EFEMÉRIDES

30 de maio

Dia Nacional da Prevenção do Cancro Cutâneo.

1431 – Joana d’Arc foi queimada na fogueira, em França.

1911 – Realizou-se a primeira edição das 500 milhas de Indianápolis. A prova atraiu mais de 80 mil espetadores e foi vencida por Ray Harroun, com uma velocidade média de 120 km/h.

1958 – O general Humberto Delgado e Arlindo Vicente firmaram o Pacto de Cacilhas que viabilizou uma só candidatura da Oposição Democrática às Presidenciais, a do chamado General sem Medo.

1968 — O Presidente francês Charles De Gaulle dissolveu o Parlamento e convocou eleições gerais.

1985 – O Reino Unido aceitou a responsabilidade dos incidentes da véspera, no estádio de Heysel, em Bruxelas, entre adeptos do Liverpool e do Juventus.

1994 – João Paulo II declarou um “não irrevogável e definitivo” à ordenação sacerdotal de mulheres.

1996 — A Assembleia da República aprovou em votação final global o diploma do Governo que consagrou o Rendimento Mínimo.

2002 — Morreu o escritor, compositor e ator brasileiro Mário Lago, aos 90 anos.

2003 – Foi publicada a Lei que altera o Código da Sisa e o Imposto sobre Sucessões e Doações.

2004 — Foi inaugurada a ponte de Santa Isabel, em Coimbra.

– Abriu a ligação direta por comboio pendular entre Braga e Faro.

2006 – O arquiteto brasileiro Paulo Mendes da Rocha recebeu o Prémio Pritzker de Arquitetura.

2007 – A Rede Europeia de Turismo de Aldeia, um projeto coordenado pela Região de Turismo de Évora e que envolveu 14 aldeias do Alentejo, recebeu o Prémio Ulysses de Inovação, da Organização Mundial do Turismo.

– Morreu Albino Jardim, aos 91 anos. Foi o fundador da Fábrica de Chaves do Areeiro.

– Morreu João Ruiz Almeida Garrett, aos 83 anos. Era professor decano da Universidade Portucalense, de que era, também, reitor interino.

2008 – Os pescadores espanhóis, portugueses e italianos lançaram uma “greve ilimitada”, em protesto contra o aumento dos preços do gasóleo, seguindo o exemplo dos seus colegas franceses. O primeiro dia de paralisação dos armadores e pescadores portugueses ficou marcado por milhares de barcos parados e por diligências políticas e comerciais para fazer face à previsível falta de peixe fresco nos dias seguintes

– O congresso da FIFA aprovou em Sydney, por larga maioria, a chamada regra 6+5, que obriga as equipas a alinharem com um máximo de cinco futebolistas estrangeiros

2009 — Morreu Luís Cabral, primeiro presidente da Guiné-Bissau, irmão de Amílcar Cabral, 81 anos.

2015 – Encerrou o lar de infância e juventude de Nossa Senhora de Fátima da Santa Casa de Reguengos de Monsaraz, cuja antiga diretora técnica tinha sido detida,, por suspeita dos crimes de abuso sexual e maus tratos.

2016 – Mário Nunes, ex-militar da Força Aérea Portuguesa que desertou para se juntar a elementos curdos que combatem o grupo terrorista Estado Islâmico, foi executado na Síria depois de ter sido capturado.

2017 – A Força Aérea Portuguesa resgatou 34 migrantes de uma embarcação em chamas ao largo da costa espanhola

====================.

Este é o centésimo quinquagésimo dia do ano. Faltam 215 dias para o termo de 2018.

Pensamento do dia: “Que podemos transmitir a um aluno? O menos possível… Sentido crítico, liberdade e confiança”. Gustav Leonhardt (1928), cravista, musicólogo, maestro e pedagogo holandês.

Tagged as