EFEMÉRIDES: 30 DE JUNHO – HÁ 19 ANOS QUE SE VIAJA DE ALFA PENDULAR ENTRE PORTO E LISBOA
Escrito por ARCO em Junho 30, 2018
EFEMÉRIDES
30 de junho
Dia Mundial das Redes Sociais
1487 – Foi publicado o primeiro livro impresso em Portugal, intitulado em hebraico “Pentateuco”. Atualmente está no Museu Britânico, em Londres.
1793 – Foi inaugurado o Teatro de S. Carlos, Lisboa, com a exibição de “Amore e Riconoscenza”.
1798 — Foi fundada a Sociedade Real Marítima, Militar e Geográfica.
1805 – Morreu, em Lisboa, o intendente-geral da polícia Pina Manique, impulsionador da Casa Pia.
1878 – Foi inaugurada a ponte de Viana do Castelo, construída pela firma Eiffel.
1906 — Foram fixadas as fronteiras territoriais da zona demarcada do Douro.
1913 – Foi criada da Faculdade de Ciências Económicas e Políticas, então dirigida por Afonso Costa e que em 1918 tomaria o nome de Faculdade de Direito de Lisboa.
1930 – Foram lançadas as bases da União Nacional, partido único da ditadura do Estado Novo de Oliveira Salazar.
1961 – Em tempo de Guerra Colonial, as Forças Armadas Portuguesas emitiram o seu primeiro comunicado onde anunciavam a morte de 50 militares desde o início da guerra, em Angola, que se iniciara, por aquela altura há cinco meses.
1969 — A Nigéria impediu a realização dos voos da Cruz Vermelha que garantissem a entrega de alimentos no Biafra, onde a fome atingia quatro milhões de pessoas.
1986 – Começaram, em Pequim, na China, as conversações luso-chinesas sobre o futuro de Macau.
1991 – Portugal ganhou, pela segunda vez, o título de Campeão Mundial de Futebol em Sub-20. Depois de afastar a Coreia do Sul, a Irlanda e a Argentina na fase de grupos, eliminou o México nos quartos de final, a Austrália nas meias finais e venceu o Brasil no jogo da final por grandes penalidades. Emílio Peixe foi considerado o melhor jogador do torneio.
1999 – Realizou-se a viagem inaugural do comboio pendular entre Porto e Lisboa.
2003 – Portugal foi eleito em Paris para o Conselho Executivo da Unesco e para a vice-presidência da Comissão Oceanográfica Internacional.
2004 – A seleção portuguesa de futebol qualificou-se para a final do Campeonato da Europa, com a vitória sobre a Holanda por 2-1.
2005 – A Espanha tornou-se no terceiro país do mundo a reconhecer o casamento entre pessoas do mesmo sexo.
2007 – Vanessa Fernandes sagrou-se campeã da Europa de triatlo pela quarta vez consecutiva, reforçando o seu estatuto de estrela mundial desta disciplina olímpica.
2010 – O jornal “Global Notícias” saiu pela última vez.
– No discurso de abertura do debate do programa do Governo, na Assembleia da República, o primeiro-ministro português, Pedro Passos Coelho, anunciou “uma contribuição especial para o ajustamento orçamental” em sede de IRS “equivalente a 50 por cento do subsídio de Natal acima do salário mínimo nacional.
– Foi inaugurado o Museu do Côa.
2012 – A maior fortificação abaluartada do mundo, em Elvas, foi classificada como Património Mundial, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura.
2014 – O antigo Presidente da Metro de Lisboa e da Carris, demitido na sequência dos contratos swap exigiu ao Estado uma indeminização de 270 mil euros e ainda a reintegração no lugar de origem, como consultor da Refer.
2016 – Portugal venceu a Polónia nos penalties e classificou-se para as meias-finais do Europeu.
– A Policia Judiciária deteve o Diretor do Museu da Presidência por suspeita de crimes ligados à gestão daquela instituição.
2017 – A DECO avisou que o livro de reclamações eletrónico para os serviços públicos essenciais, como água ou luz, retira direitos aos consumidores, baixa as coimas e alarga prazos de resposta,
=============.
Este é o centésimo octogésimo primeiro dia do ano. Faltam 184 dias para o termo de 2017.
Pensamento do dia: “A sabedoria contém o desespero”. Henri David Thoreau (1817-62), escritor e filósofo norte-americano.