Cruzeiro

De Odivelas para o Mundo

Faixa Atual

Título

Artista


EFEMÉRIDES – 30 DE JANEIRO – DIA MUNDIAL DOS LEPROSOS

Escrito por em Janeiro 30, 2019

EFEMÉRIDES

30 de janeiro

Dia Mundial dos Leprosos.

A lepra é uma doença infecciosa causada pelo um bacilo que causa danos severos a nervos e à pele.

1574 — Morreu o humanista Damião de Góis. Foi escritor, diplomata e historiador, autor da “Crónica de D. Manuel”. Foi preso pela Inquisição.

1821 – As Cortes portuguesas decretaram a formação do Conselho de Regência, para exercer o poder em nome de D. João VI.

1843 – Registaram-se tumultos no Porto em protesto pela política fiscal de Costa Cabral, que impôs a décima industrial.

1881 – Foi publicada a obra “Portugal Contemporâneo”, de Oliveira Martins.

1943 – Durante a Segunda Guerra Mundial a força aérea britânica fez o primeiro ataque diurno a Berlim, na Alemanha de Hitler.

1961 – O capitão português Henrique Galvão, que dias antes, desviara o paquete Santa Maria entregou-se às autoridades brasileiras.

1962 – A Assembleia Geral da ONU condenou a política colonialista de Oliveira Salazar e  reprovou a repressão do regime e a ação armada desencadeada por Portugal contra Angola.

1972 – Aconteceu o Domingo Sangrento,”Bloody Sunday”, na Irlanda do Norte, durante o qual morreram 13 católicos, em Londonderry, quando o Exército britânico tentou impedir uma manifestação pacifista.

1980 – Otelo Saraiva de Carvalho anunciou o lançamento da FUP – Força de Unidade Popular.

1987 – Morreu o poeta catalão Josep Vicens Foix, aos 94 anos.

1992 – O presidente português Mário Soares deslocou-se a Goa e durante a visita viajou  no mesmo automóvel, conduzido pelo mesmo motorista, do último governador português do território.

1993 – Começaram as emissões experimentais da TVI-Canal 4, o segundo canal privado de televisão em Portugal.

2002 – Morreu, em Lisboa, o jornalista João Carreira Bom, aos 57 anos.

2004 – Morreu o cineasta José Álvaro Morais, aos 59 anos. Foi o realizador de “Quaresma” e “Peixe-Lua”.

2005 – “O Herói”, primeira longa-metragem do cineasta angolano Zezé Gamboa, venceu o Grande Prémio do Júri para a Melhor Ficção do Festival de Sundance.

2007 – Foi posto à venda em Portugal o novo sistema operativo da Microsoft, o Windows Vista e o Office 2007.

2008 – Na altura primeiro-ministro, José Sócrates anunciou novas medidas de combate à pobreza e estímulo à natalidade, como o aumento para 400 euros do complemento solidário para idosos e a criação do subsídio social de maternidade, destinado “às mães que não tiveram carreira contributiva”.

– O escritor José Luís Peixoto venceu por unanimidade o Prémio de poesia Daniel Faria com a obra “Gaveta de papéis”

2009 – O Ministério Público acusou 23 pessoas singulares e três pessoas coletivas, no âmbito do “caso Universidade Independente”, iniciado em 2006.

2013 – Um em cada três pedidos de bolsa destinados a apoiar os estudantes carenciados foi recusado, anunciou a Direcção-Geral do Ensino Superior, que analisou  cerca de 75 mil processos.

2015 – A criação de uma pastilha dissolúvel na boca, contra a dor em doentes com mucosite oral, valeu à investigadora Filipa Cosme Silva o Prémio Grünenthal / ASTOR, no valor de 2.500 euros.

2017 – A sala de espetáculos Bataclan, em Paris, encheu-se para ouvir o grupo Resistência, com o cantor Miguel Ângelo a afirmar “Je suis Paris” e a justificar a presença do grupo no palco, como prova de que é preciso ser livre e “não ter medo”.

================.

Este é o trigésimo dia do ano. Faltam 335 dias para o termo de 2018

Pensamento do dia: “Uma pátria é um soporífero de todos os instantes”. E. M. Cioran (1911-95), escritor francês de origem romena.

 

Marcado como