EFEMÉRIDES: 30 DE AGOSTO – DIA INTERNACIONAL DO DESAPARECIDO
Escrito por ARCO em Agosto 30, 2018
EFEMÉRIDES
30 de agosto
Dia Internacional do Desaparecido
1808 – Foi assinada a convenção de Sintra, que pôs termo à primeira invasão francesa. Este episódio nunca foi devidamente explicado aos Portugueses. A Convenção tem 13 artigos e o 5º ilustra bem o conteúdo do documento e que refere “O exército Francês levará consigo tudo quanto se compreende debaixo da denominação de propriedades do exército, a saber, a sua caixa militar e carros de adidos ao comissariado e aos hospitais de campanha ou lhe será permitido dispor de qualquer porção das mesmas que o comandante em chefe julgar desnecessário embarcar, do mesmo modo todos os indivíduos do exército terão a liberdade de disporem das suas propriedades particulares, de qualquer descrição que sejam, com toda a segurança de futuro para os compradores.”. Foi esta clausula permitiu aos franceses levarem o produto dos roubos que tinham feito. A convenção acabou por ser uma ofensa a Portugal, que não deve ser esquecida.
1852 – Foi criado o Ministério das Obras Públicas, Comércio e Indústria. António Maria Fontes Pereira de Melo foi o ministro nomeado para o novo departamento.
1914 – Os alemães tomaram Amiens, em França, no decurso da Primeira Guerra Mundial.
1974 – Foi homologado o Acordo de Argel, celebrado entre Portugal e o PAIGC. Portugal reconheceu a independência da Guiné e de Cabo Verde, proclamada em setembro de 1973 e já então,reconhecida pela ONU.
1975 – O primeiro ministro português Vasco Gonçalves foi demitido, iniciando-se negociações para a formação do VI Governo Provisório, numa coligação PS-PPD-PCP.
1981 — Morreu Armando de Lucena, aos 82 anos, cientista e professor jubilado da Universidade de Coimbra.
1995 – O prémio Príncipe das Astúrias de Cooperação Internacional foi atribuído a Mário Soares, presidente da República Portuguesa.
2001 – Os timorenses elegeram, pela primeira vez, em plena democracia, um Governo para o seu território. A vitória coube à Fretilin.
2005 – O preço do barril de petróleo atingiu, pela primeira vez, o preço de 70 dólares.
2006 – O Conselho Superior de Defesa Nacional aprovou o envio para o Líbano uma companhia de 140 militares de engenharia, para integrar a Força Interina das Nações Unidas.
– Entrou em vigor a nova Lei de Programação Militar.
2008 – Centenas de milhares de mexicanos saíram à rua em mais de 70 cidades para gritar “basta” ao crime organizado e à impunidade dos criminosos, em marchas do movimento “Iluminemos o México” promovidas por todos os estratos sociais do país.
2014 – O antigo gabinete de Física Experimental da Universidade de Coimbra foi nomeado Sítio Histórico Europeu.
2015 – A Hungria anunciou a conclusão da barreira de arame farpado, destinada a impedir a entrada de milhares de migrantes.
2016 – Os representantes dos taxistas pediram ao Governo para apreender os carros que prestam serviço para as novas plataformas de mobilidade como a Uber.
2017 – Um tribunal federal suspendeu o decreto do Governo brasileiro que anulava o estatuto de uma reserva natural na Amazónia para autorizar lá dentro uma exploração mineira privada, o que motivou uma grande onda de protestos naquele país e também a nível internacional.
================.
Este é o ducentésimo quadragésimo segundo dia do ano. Faltam 123 dias para o termo de 2017.
Pensamento do dia: “Bem mais cortante que o dente da serpente é ter um filho ingrato”. William Shakespeare (1564-1616), poeta e dramaturgo inglês.