Cruzeiro

De Odivelas para o Mundo

Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Savana

11:00 13:00

Atual

Savana

11:00 13:00


EFEMÉRIDES: 3 DE SETEMBRO – DATA DA CONQUISTA DE SILVES

Escrito por em Setembro 3, 2018

EFEMÉRIDES

3 de setembro

Dia Internacional dos Abutres

Feriado Municipal em Silves, onde se assinala a conquista da cidade aos Mouros.

1513 – Azamor foi conquistada pelas forças de D. Jaime, duque de Bragança.

1649 – Morreu, em Milão, o infante D. Duarte, irmão de D. João IV. Tinha 44 anos.

1758 – Data de um atentado contra D. José, O rei regressava para as tendas da Ajuda de uma noite com a amante a “marquesinha” Távora D.Teresa Leonor. Pelo caminho, a carruagem foi interceptada por três homens, que dispararam sobre os ocupantes. D. José  foi ferido num braço, o seu condutor também ficou ferido gravemente, mas ambos sobreviveram e regressaram à Ajuda. Sebastião José de Melo, o Marquês de Pombal,  tomou o controle imediato da situação e aproveitou para retirar poder à família nobre dos Távoras, acusando-os de regicídio e traição.

1759 – O Marquês de Pombal aboliu a Companhia de Jesus e os jesuítas foram expulsos do país.

– Foi lançada a primeira pedra da Igreja da Memória, na Ajuda, em Lisboa.

1883 – Nasceu o historiador António Sérgio. Foi o autor de “O Problema da Cultura e o Isolamento dos Povos Peninsulares” e “Interpretação da História de Portugal”.

1884 – Foi inaugurado o Casino da Figueira.

1939 – O Reino Unido e a França declararam guerra à Alemanha, dois dias depois da invasão da Polónia pelas forças nazis.

1976 – Cessou a publicação do Jornal do Comércio, lançado em 1853.

1978 – Começou o pontificado de João Paulo I.

1984 – Morreu, no Porto, o poeta Raul de Carvalho, com 63 anos.

1999 – No referendo de Timor-Leste, o voto pela independência atingiu os 85 por cento. E recomeçou a violência no território.

2004 — O resgate dos reféns da escola de Beslan, na Ossétia do Norte, provocou 330 mortos, entre os quais 156 crianças.

2005 — Morreu, aos 83 anos, Fernando Távora, arquiteto, precursor da chamada Escola do Porto. Foi mestre de Álvaro Siza Vieira.

2007 – O artista plástico Pinho Dinis morreu, em Coimbra, aos 85 anos, num hospital de cuidados continuados onde estava internado.

2010 – O antigo futebolista internacional português José Torres, que sofria de doença de Alzheimer há vários anos, morreu aos 71 anos.

– Foi conhecida a sentença do processo Casa Pia. Apenas Gertrudes Nunes, proprietária da casa em Elvas onde ocorreram abusos sexuais de menores, foi absolvida das 26 acusações de lenocínio que lhe eram imputadas. Os restantes arguidos recebem as seguintes penas: Carlos Silvino: 18 anos; Carlos Cruz: 7 anos; Ferreira Diniz: 7 anos; Jorge Ritto: 6 anos e 8 meses; Hugo Marçal: 6 anos e 2 meses e Manuel Abrantes: 5 anos e 9 meses. O acórdão seria entregue aos advogados a 13 de setembro, dez dias após a sua leitura.

2013 – Uma mulher de 64 anos nadou de Cuba à Flórida. Durante 53 horas venceu a nado 165 Km, quase sem interrupções e sem qualquer proteção para um eventual ataque de tubarões.

2014 – Mariza venceu o prémio Womex 2014, por ser o expoente máximo vivo do Fado.

2015 – O Barclays vendeu os seus negócios em Portugal aos espanhóis do Bankinter

2016 – De visita à Feira do Livro do Porto, Marcelo Rebelo de Sousa aconselhou a Pedro Passos Coelho e António Costa a leitura de “A Amiga Genial” de Elena Ferranti. Era a obra que o Presidente da República estava a ler na altura e considerou o tipo de leitura interessante para o “enriquecimento cultural” da classe política.

2017 – Lilian Tintori, mulher do opositor venezuelano Leopoldo López, foi detida ao tentar sair do país. Era esperada por Emmanuel Macron em França, por Mariano Rajoy em Espanha, por Angela Merkel na Alemanha e por Theresa May no Reino Unido.

===========.

Este é o ducentésimo quadragésimo sétimo dia do ano. Faltam 119 dias para o termo de 2018.

Pensamento do dia: “Prezo a liberdade. E nunca esperei que a liberdade fosse menos do que inconveniente”. E. E. Cummings (1894-62), poeta norte-americano.

 

Marcado como