Cruzeiro

De Odivelas para o Mundo

Current track

Title

Artist

Current show

Cruzeiro da Noite

00:00 08:00

Current show

Cruzeiro da Noite

00:00 08:00


EFEMÉRIDES: 3 DE NOVEMBRO – FAZ 130 ANOS, A ASSOCIAÇÃO ACADÉMICA DE COIMBRA

Written by on Novembro 3, 2017

EFEMÉRIDES

3 de novembro

Dia Europeu da Luta Contra o Cancro no Cólon

1887 – Foi fundada a Associação Académica de Coimbra. É a mais antiga associação de estudantes de Portugal e representa os estudantes da Universidade de Coimbra, que são automaticamente considerados seus sócios a partir do momento em se encontrem inscritos na universidade. Alberga uma série de secções culturais e desportivas e os núcleos de estudantes. Realiza anualmente o Encontro Nacional de etnografia e Folclore, o Festuna – Encontro Internacional de Tunas e o Festival “Caminhos do Cinema Português”. No que diz respeito a comunicação tem a Rádio Universidade de Coimbra, a Televisão da Associação Académica de Coimbra e  a Secção de jornalismo edita o jornal universitário “A Cabra”. Dos organismos autónomos culturais destaca-se o Orfeon Académico de Coimbra, o Grupo de Folclore e Etnografia  e os grupos de teatro TEUC e CITAC. As Secções Desportivas abrangem um vasto leque de desportos, tais como o hóquei em patins, futebol, andebol, basquetebol, rugby, canoagem, natação, voleibol, ténis, artes marciais e xadrez, entre outros. A “Académica” é assim o “clube” mais eclético do pais, uma vez que “pratica” o maior número de modalidades. Os núcleos de estudantes encontram-se repartidos pelas várias Faculdades ou Departamentos da Universidade, e ajudam a Direção Geral a actuar em prol de todos os estudantes que representam. A AAC é dirigida pela Direcção Geral, composta por estudantes, e eleita anualmente entre novembro e dezembro em eleições abertas a todos os sócios, tanto estudantes como os sócios seccionistas e compete-lhe a administração da AAC bem como a representação política dos estudantes. A AAC continua a lutar pela política educativa do Ensino Superior em Portugal. O actual edifício da sede foi inaugurado em 1961 e alberga praticamente todas as secções, estando integrado num quarteirão que inclui ainda uma sala de espectáculos, Teatro Académico de Gil Vicente e um complexo de cantinas.

1908 – Robert Baden-Powell fundou o movimento escutista, com o propósito de servir e educar jovens do mundo inteiro, pertencentes a todas as raças, cores, credos e condições sociais.

1910 – A Lei do Divórcio foi promulgada pelo Governo da I República Portuguesa.

1957 – A União Soviética lançou o satélite Sputnik II. Laika, a cadela, que foi o primeiro ser vivo a viajar no espaço acabou por ser sacrificada na experiência.

1965 – Guerra Colonial. O Conselho de Segurança da ONU pediu a todos os estados membros para não prestarem a Portugal qualquer assistência “que permita continuar a repressão” dos povos africanos, em particular a venda de armas e equipamento militar.

1967 – O Alto Comissariado da ONU para os Refugiados concedeu as primeiras cem bolsas de estudo a jovens militantes dos movimentos de libertação dos territórios africanos sob administração portuguesa

1988 – Terminou a V Cimeira Luso-Espanhola, em Lisboa, com o acordo sobre a instalação de um banco português em Espanha, de um banco espanhol em Portugal e a liberalização do comércio dos têxteis entre os dois países.

2003 – Manifestaram-se os trabalhadores da Docapesca, no Cais do Sodré, em Lisboa, contra o fecho das instalações em Algés e transferência para o Mercado Abastecedor de Lisboa.

2005 – Na entrega dos Prémios MTV, que decorreu em Lisboa, a banda The Gift foi distinguida como melhor artista português.

2008 – A Casa Ronald McDonald, que acolhe as famílias de crianças internadas no Hospital de D. Estefânia, em Lisboa, recebeu a primeira família.

2010 – A Igreja Católica de Cuba inaugurou o primeiro seminário em 50 anos, na presença do presidente Raúl Castro, o que ilustra uma aproximação inédita entre o Estado comunista e esta religião.

2013 – A policia alemã encontrou em Munique 1500 quadros de grandes autores, que foram confiscados pelos nazis aos judeus.

2014 – O Governo de Timor-Leste ordenou a expulsão de um grupo de 48 funcionários judiciais internacionais, entre os quais estavam portugueses: cinco juízes, um procurador e um oficial da PSP

=============.

Este é o tricentésimo sétimo dia do ano. Faltam 58 dias para o termo de 2017.

Pensamento do dia: “A cultura capacitou o homem a ser menos escravizado”. André Malraux (1901-76), escritor e político francês.

Tagged as