Cruzeiro

De Odivelas para o Mundo

Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Mundo NAF

20:00 23:59

Atual

Mundo NAF

20:00 23:59


EFEMÉRIDES: 3 DE MARÇO – HÁ 29 ANOS PORTUGAL SAGRAVA-SE CAMPEÃO MUNDIAL DE FUTEBOL, EM JUNIORES.

Escrito por em Março 3, 2018

EFEMÉRIDES

3 de março

Dia Internacional da Vida Selvagem

1455 – Nasceu D. João II de Portugal.

1803 – Foi fundado o Colégio Militar, em Lisboa.

1832 – Em nome da causa liberal D.Pedro assumiu a regência do trono português na menoridade da sua filha D. Maria II.

1893 – O governo de Hintze Ribeiro extinguiu o Ministério da Instrução Pública.

1915 – Várias padarias nos centros urbanos foram assaltadas devido ao aumento do preço do pão.

1956 – À data, ministro da Marinha, o Almirante Américo Tomás, visitou o navio “Ilha de Santa Luzia”, que foi o primeiro navio de pesca português a ser equipado com radar. Construído nos estaleiros do Mondego, o novo barco, cujo custo ascendeu a 13 000 contos, foi juntar-se ao “Ilha de São Vicente”, ao “Almada” e ao “Alfama” navios semelhantes, todos da Sociedade de Armadores de Pesca de Arrasto mas que ainda não possuíam este equipamento.

1971 – Morreu, em Lisboa, após prolongado sofrimento, o ator português António Maria da Silva. Com uma carreira de mais de meio século, interpretou papéis em mais de 40 produções cinematográficas. Era casado com a atriz Josefina Silva e iniciou a sua carreira artística em 1910, no Teatro da Rua do Condes, desempenhando um pequeno papel na peça Novo Cristo, de Tolstoi. Ao longo da sua vida, entrou em diversas peças de teatro ligeiro e de revista e participou em inúmeros filmes ainda hoje muito apreciados, dos quais se destacam A Canção de Lisboa (1933), O Pátio das Cantigas (1942), O Costa do Castelo (1943) e O Leão da Estrela (1947).

1979 – Durante o III Congresso do Partido Socialista, Vasco da Gama Fernandes, militante histórico e de formação republicana demitiu-se. Desde jovem tinha vindo a desenvolver uma intensa atividade cívica e política e destacou-se, na altura, pela oposição à ditadura e ao salazarismo. Foi presidente da Assembleia Geral da Federação Académica de Lisboa, fundou a revista “A Vida Contemporânea”, na qual foi redator principal e foi ainda um dos mais ativos elementos da campanha eleitoral de Norton de Matos e Humberto Delgado. Mais tarde e já em tempo de Liberdade, foi o primeiro Presidente da Assembleia da República, cargo que ocupou entre julho de 1976 e outubro de 1978.

1985 – Morreu Rossado Pinto, aos 58 anos. Foi pioneiro na divulgação de escritores contemporâneos em Portugal, autor de policiais e diretor do “Jornal do Incrível”.

1989 – Portugal sagrou-se campeão mundial de futebol de juniores, em Riade. Chamaram-lhes a “geração de ouro” do futebol português, mas foram muito poucos os que viram abrirem-se-lhes as portas das oportunidades no futebol nacional. Para a história ficam os resultados: 1-0 sobre a Checoslováquia e a Nigéria e uma derrota com a Arábia Saudita, a seleção anfitriã, por 0-3 na fase de grupos. Depois vitórias por 1-0 sobre a Colômbia e o Brasil e no jogo da final, nova vitória portuguesa sobre a Nigéria, desta feita, por 2-0

1995 – O Observatório Astronómico de lisboa foi inaugurado na Faculdade de Ciências.

2007 – A União dos Resistentes Anti-Fascistas lançou uma petição contra a criação do Museu Salazar, a instalar em Santa Comba Dão, a terra natal do ditador.

– A curta-metragem de animação “História Trágica com Final Feliz”, de Regina Pessoa, venceu a 4ª edição do Tricky Women Award, que é o único festival de cinema exclusivamente feminino na Europa.

– Naíde Gomes revalidou o título europeu de salto em comprimento em pista coberta, ao vencer o Europeu, em Birmingham, com 6.89, marca que passou a ser o novo recorde nacional.

2008 – Foi lançado o “Scirocco”, o primeiro automóvel desportivo da Volkswagen, produzido em Portugal, na fábrica da Autoeuropa, em Palmela.

2013 – No último dia dos Europeus de atletismo em pista coberta ouviu-se o hino de Portugal. Sara Moreira conquistou a medalha de ouro nos 3 mil metros, em Gotemburgo, Suécia

2017 – As palavras da presidente do Conselho de Finanças Públicas, Teodora Cardoso, sobre o “milagre” do défice, caíram mal no Governo e até o Presidente da República critica a responsável. Teodora Cardoso referiu-se ao valor de 2,1% do défice como um “milagre”, fazendo notar que foi conseguido com “medidas que não são sustentáveis” a longo prazo. As declarações não agradaram nada ao Governo e o primeiro-ministro reage num tom muito duro.“É preciso um grande esforço para ter que invocar em vão o nome de Deus para não reconhecer o que é simples reconhecer”

……..

Este é o sexagésimo segundo dia do ano. Faltam 303 dias para o termo de 2018.

Pensamento do dia: “ A sociedade está distraída do essencial (…) o futuro deve ser uma coisa horrorosa, vazia”. Marguerite Dunas (1914-96), escritora francesa.

Marcado como