Cruzeiro

De Odivelas para o Mundo

Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Cruzeiro da Noite

02:00 08:00

Atual

Cruzeiro da Noite

02:00 08:00


EFEMÉRIDES: 3 DE JUNHO – Há 2 ANOS, ATENTADO EM LONDRES FEZ 5 FERIDOS

Escrito por em Junho 3, 2019

EFEMÉRIDES

3 de junho

1822 – Foi publicada a Lei dos Foros do regime Liberal português, que reduziu os impostos aos morgadios.

1924 – Morreu o escritor checo Franz Kafka, aos 42 anos. Foi autor de “Processo”, “América” e “Metamorfose”.

1926 – António de Oliveira Salazar foi nomeado pela primeira vez como para ministro das Finanças.

1935 – O paquete francês Normandie bateu o recorde de velocidade na viagem inaugural, atravessando o Atlântico em quatro dias e 11 horas.

1937 — O duque de Windsor, antigo rei Eduardo VIII que tinha abdicado do trono inglês para o efeito, casou-se com a norte-americana Wallis Simpson.

1946 – O estilista francês Louis Reard apresentou o bikini, o novo fato de banho para a mulher, baptizado com o nome do atol dos testes nucleares dos EUA, no Pacífico. O primeiro desfile do novo fato de banho realizou-se depois, a 05 de julho, na piscina Molitor em Paris.

1965 — O astronauta norte-americano Edward White, da missão Gemini IV, tornou-se no primeiro homem a permanecer no espaço, abandonando a nave durante 20 minutos.

1973 — John Dean, antigo conselheiro do presidente dos EUA, garantiu perante o Senado que Richard Nixon discutiu a tentativa de encobrimento do caso Watergate, na sua presença, “pelo menos 35 vezes”.

1979 — Morreu o automobilista e comentador desportivo Joaquim Filipe Nogueira, vencedor dos Grandes Prémios de Madrid e Nurburgring, em Fórmula 3.

1985 – Morreu Joaquim Catanho de Meneses, aos 58 anos. Foi fundador e dirigente histórico do PS.

1989 – Registaram-se confrontos diretos entre os estudantes chineses do movimento pró-democracia e a polícia, na Praça Tiananmen, em Pequim.

1996 – A escritora Teolinda Gersão venceu o Grande Prémio de Romance e Novela da Associação Portuguesa de Escritores com a obra “A Casa da Cabeça de Cavalo”.

2001 – Morreu, em Lisboa, o editor Manuel Hermínio Monteiro, 48 anos, dirigente da Associação Portuguesa de Editores e Livreiros, diretor da Assírio e Alvim.

2003 – A escritora Sophia de Mello Breyner Andresen é distinguida com o Prémio Rainha Sofia de Poesia.

2004 — O Ministério da Educação anunciou o fecho de 803 escolas do primeiro ciclo.

2005 – O cineasta português Manoel de Oliveira foi condecorado com a Legião de Honra de França.

2007 – Vanessa Fernandes venceu a etapa de Madrid da Taça do Mundo de triatlo.

2008 – Foi inaugurada a Casa Ronald McDonald, que tem como objetivo acolher os familiares das crianças, que se deslocam um pouco de todo o país para receber tratamento hospitalar prolongado ou ambulatório no Hospital D. Estefânia, Lisboa.

2009 – O artista plástico Júlio Pomar foi distinguido, por unanimidade, com o Prémio da Latinidade “João Neves da Fontoura” 2009 da União Latina.

2010 – Morreu, aos 66 anos, o escritor e jornalista João Aguiar, autor de “A Voz dos Deuses” e de “O Priorado do Cifrão”.

2012 – A luso-canadiana Alexandra Mendes foi eleita presidente do Partido Liberal do Quebeque durante o congresso da força partidária que se realizou em Montreal, no Canadá.

– Um avião com 153 passageiros despenhou-se em Lagos, a maior cidade da Nigéria.

2015 — Morreu Horst Brandstaetter, dono e diretor da empresa de brinquedos alemã Playmobil, produtora das pequenas peças plásticas adoradas pelas crianças. Contava  aos 81 anos.

2016 – O parlamento rejeitou três projetos de lei apresentados pelo BE, PEV e PAN e que iam no sentido de limitar a participação em touradas e eventos do género a maiores de idade.

2017 – Pelo menos cinco pessoas ficaram feridas depois de terem sido atropeladas por uma carrinha na London Bridge, no centro de Londres, e o condutor foi detido.

2018 – Uma baleia morreu, na Tailândia, depois de ter engolido mais de 80 sacos de plástico nas águas poluídas do sul daquele país.O animal foi localizado inerte no mar, incapaz de nadar, e apesar do socorro das autoridades marítimas tailandesas acabou por morrer devido a uma obstrução intestinal provocada pela ingestão de sacos de plástico.

===============.

Este é o centésimo quinquagésimo quarto dia do ano. Faltam 211 dias para o termo de 2019.

Pensamento do dia: “Talvez haja apenas um pecado capital: a impaciência. Pela impaciência, fomos expulsos do Paraíso; pela impaciência, não podemos voltar”. Franz Kafka.

Marcado como