Cruzeiro

De Odivelas para o Mundo

Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Cruzeiro da Noite

00:00 08:00

Atual

Cruzeiro da Noite

00:00 08:00


EFEMÉRIDES: 3 DE JULHO – FAZ UM ANO QUE MORREU MEDINA CARREIRA

Escrito por em Julho 3, 2018

EFEMÉRIDES

3 de julho

Dia Mundial do Salvamento, Dia do Vinho.

Feriado Municipal em Seia, onde se assinala o aniversário da elevação a cidade.

1780 – Foi fundada a Casa Pia de Lisboa pelo intendente da polícia de D. Maria I, Diogo de Pina Manique, que ficou instalada no Castelo de S. Jorge.

1821 — A Corte portuguesa regressou a Lisboa, depois de uma estadia de 13 anos no Brasil.

1850 — Nasceu o compositor Alfredo Keil, autor da primeira ópera em língua portuguesa, “A Serrana”, e da música do hino nacional.

1904 – Começaram os Jogos Olímpicos de Saint Louis, nos EUA. Foram os terceiros da era moderna, os primeiros a contar com a participação de com atletas africanos e com atribuição de medalhas.

1933 – O governo nazi expulsou todos os funcionários judeus da administração pública.

1958 – Foram estabelecidas as bases da Política Agrícola Comum, na Conferência Europeia de Stresa, Itália.

1970 – A Conferência Internacional de Solidariedade com os Povos dos Territórios Africanos sob Administração Portuguesa, em Roma, condenou a política colonialista da ditadura.

1984 – A atribuição das condecorações portuguesas passou a ser partilhada pela Presidência da República, o Governo e os Conselhos das Ordens.

1986 — As vilas de Fafe, Seia, Albufeira, Mangualde e Maia passaram a ser cidades.

2006 – Foi lançada a edição eletrónica do Diário da República e também apresentado o Sistema de Certificação Electrónica do Estado.

2007 – José Sócrates discursou em Acra, no Gana, na sessão de encerramento da Cimeira da União Africana. Foi a primeira vez que um presidente em exercício da União Europeia interviu numa cimeira da UA.

– O Infarmed autorizou a comercialização da pílula abortiva em Portugal.

– O Prémio José de Figueiredo 2007 da Academia Nacional de Belas-Artes distinguiu duas obras de investigação e crítica, uma de Helena de Freitas e outra de Maria Filomena Molder, que analisam a pintura de Amadeo de Souza-Cardoso.

2008 – João Soares, na altura, deputado foi eleito Presidente da Assembleia Parlamentar da Organização de Segurança e Cooperação na Europa, durante a Sessão Anual realizada no Cazaquistão

2010 – Morreu, aos 73 anos, Abu Daoud,  professor de matemática e posteriormente advogado, considerado um dos cérebros do massacre da delegação israelita aos Jogos Olímpicos de 1972, em Munique.

2013 – Muhamed Morsi, o primeiro presidente do Egito a ser democraticamente eleito após a queda de Hosni Mubarak foi deposto pelos militares.

2015 – Fábio Coentrão transferiu-se do Benfica para o Real Madrid por 30 milhões de euros. Ao Sporting chegavam dois sul-americanos, Luis Aguiar e Diego Rubio.

2016 – Milhares de britânicos manifestaram-se em Londres, contra a saída do Reino Unido da União Europeia, nove dias depois do referendo no país que decidiu um ‘Brexit’.

2017 – Morreu Medina Carreira aos 85 anos após doença prolongada.  Conhecido advogado e fiscalista, era nos últimos anos uma das vozes mais acutilantes em relação às opções políticas e em particular à estratégia financeira do país. Nascido em Bissau  Medina Carreira aprendeu a ler e a escrever aos quatro anos, com o pai, que lhe ensinou também “o rigor no dinheiro” e a assumir responsabilidades desde muito cedo. Era licenciado em Direito, tinha bacharelato em Engenharia Mecânica e uma licenciatura em Pedagogia, tendo começado o percurso profissional como professor técnico de matemática e empregado de escritório no setor metalúrgico, que acumulou com o estudo de Direito, que só concluiu em 1962.

===============.

Este é o centésimo octogésimo quarto dia do ano. Faltam 181 dias para o termo de 2018.

Pensamento do dia: “Desde que alberguemos uma única vez o mal, este não volta a pedir que lhe concedamos a nossa confiança”. Franz Kafka (1883-1924), escritor checo.

                                                                            Medina Carreira

Marcado como