Cruzeiro

De Odivelas para o Mundo

Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Ecos do Bairro

19:00 20:00

Atual

Ecos do Bairro

19:00 20:00


EFEMÉRIDES: 3 DE ABRIL – SALGUEIRO MAIA MORREU HÁ 27 ANOS

Escrito por em Abril 3, 2019

EFEMÉRIDES

3 de abril

Feriado Municipal em Serpa.

1963 – Um incêndio destruiu a fragata “D. Fernando e Glória”. Foi o último navio português da carreira das Índias.

1978 – A China e a Comunidade Económica Europeia assinaram um acordo comercial de cinco anos.

1979 – As primeiras eleições municipais em Espanha, após o fim do regime ditatorial de Francisco Franco, deram aos socialistas e comunistas a maioria dos centros urbanos.

1981 – O presidente dos EUA Ronald Reagan pediu ao Senado a concessão de uma ajuda de 1.200 milhões de dólares, à data, cerca de 350 milhões de euros, a Portugal, Espanha, Grécia e Turquia.

1985 – A BBC internacional, emissora pública britânica, atingiu uma audiência de 120 milhões de pessoas, a maior do mundo, à data.

1987 – Caiu o X Governo Constitucional português, chefiado por Cavaco Silva, após a aprovação da moção de censura apresentada pelo PRD no Parlamento.

1992 – Morreu Salgueiro Maia, aos 47 anos. Capitão de Abril, foi o comandante das forças da Escola Prática de Cavalaria que, em 25 de Abril de 1974, cercaram o Quartel do Carmo e promoveram a rendição do Governo de Marcello Caetano. O homem certo no sitio certo e no dia certo, que aos quatro anos viu a mãe ser colhida mortalmente por um autocarro e com o pai fora cresceu sozinho, falava alto, cantava desafinado e não se encolhia. Foi maltratado depois de fazer História e em 1988, o então primeiro-ministro Cavaco Silva recusou atribuir a Salgueiro Maia uma pensão que tinha sido pedida pelo capitão de Abril pelos “serviços excepcionais e relevantes prestados ao país” devido à sua participação no 25 de Abril, para a qual nunca obteve resposta.

– O Escudo passou a integrar o Sistema Monetário Europeu.

1993 – Foi divulgada a morte dos dez primeiros doentes de uma lista de vinte e cinco que faziam hemodiálise no hospital de Évora. O “caso do alumínio”, como ficou conhecido ocorreu da Unidade de Hemodiálise do Hospital Distrital de Évora. As análises realizadas aos doentes de Évora revelaram altos teores de alumínio no sangue. A situação foi explicada pela má qualidade da água, justificada pelo então presidente da câmara Abílio Fernandes com a situação de seca que se vivia, e ainda pelo mau funcionamento dos filtros do sistema de osmose inversa instalado na estação de tratamento de águas do hospital, para retirar o excesso em alumínio.

1994 – Morreu o professor universitário, filósofo e ensaísta português Agostinho da Silva, aos 88 anos.

2001 – Morreu o compositor ligeiro português Nóbrega e Sousa, com 87 anos.

2002 – A Polícia Judiciária deteve 12 pessoas, entre os quais funcionários dirigentes da Administração Fiscal e da Segurança Social, por suspeita de corrupção na cobrança de impostos e favorecimento de empresas.

2004 – Foi decretada a prisão preventiva da chefe de divisão da Procuradoria-Geral da República, por suspeita de corrupção, extorsão e violação do segredo de justiça.

– Morreu Olga Gonçalves, aos 75 anos, escritora portuguesa de origem angolana, autora de “A Floresta em Bremerhaven”.

2006 – Foi assinado o protocolo entre o Estado português e o comendador Joe Berardo para a criação do Museu de Arte Moderna e Contemporânea, no CCB, em Lisboa.

2007 – O novo comboio francês de alta velocidade, TGV V150, fixou o novo recorde mundial em 574,8 quilómetros por hora.

2008 – O Governo português aprovou uma proposta que passou a permitir que sentenças proferidas pelo Tribunal Penal Internacional em relação a cidadãos da ex-Jugoslávia, até a um máximo de 25 anos de prisão, pudessem passar a ser cumpridas em Portugal

2009 – O Conselho Superior do Ministério Público instaurou um “processo de inquérito para esclarecimento de factos e afirmações” relacionados com alegadas pressões sobre os magistrados que dirigiam a investigação do caso Freeport.

2012 – A Inspecção-Geral da Administração Interna propôs ao ministro Miguel Macedo a abertura de um processo disciplinar e de um inquérito para investigar as agressões das autoridades aos jornalistas, no Chiado, durante a greve geral de 22 de Março convocada pela CGTP

2013 – O Governo de maioria PSD/CDS enfrentou uma moção de censura apresentada pelo PS, a quarta deste executivo no espaço de nove meses e a primeira dos socialistas, que tal como as anteriores voltou a ser ‘chumbada’.

2015 – Um homem morreu ao largo da ilha de São Miguel, nos Açores, e outro fixou ferido enquanto faziam caça submarina, na zona da Candelária.

2018 – Uma inspetora da Autoridade para as Condições de Trabalho foi impedida de entrar na sala de apresentação de trabalhadores da Ryanair no aeroporto do Porto, no último de três dias de greve de tripulantes.

=============.

Este é o nonagésimo terceiro dia do ano. Faltam 272 dias para o termo de 2019.

Pensamento do dia: “Pense sempre por si. Fique certo de que mais valem todos os erros, se forem cometidos segundo o que pensou e decidiu, do que todos os acertos, se eles não forem seus”. Agostinho da Silva (1906-94), professor universitário, filósofo e ensaísta português.

Salgueiro Maia, capitão de Abril

Marcado como