Cruzeiro

De Odivelas para o Mundo

Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Atual


EFEMÉRIDES: 3 DE ABRIL – SALGUEIRO MAIA MORREU HÁ 26 ANOS

Escrito por em Abril 3, 2018

EFEMÉRIDES

3 de abril

Feriado Municipal em Serpa.

1963 – Um incêndio destruiu a fragata “D. Fernando e Glória”. Foi o último navio português da carreira das Índias.

1978 – A China e a Comunidade Económica Europeia assinaram um acordo comercial de cinco anos.

1979 – As primeiras eleições municipais em Espanha, após o fim do regime ditatorial de Francisco Franco, deram aos socialistas e comunistas a maioria dos centros urbanos.

1981 – O presidente dos EUA Ronald Reagan pediu ao Senado a concessão de uma ajuda de 1.200 milhões de dólares, à data, cerca de 350 milhões de euros, a Portugal, Espanha, Grécia e Turquia.

1985 – A BBC internacional, emissora pública britânica, atingiu uma audiência de 120 milhões de pessoas, a maior do mundo, à data.

1987 – Caiu o X Governo Constitucional português, chefiado por Cavaco Silva, após a aprovação da moção de censura apresentada pelo PRD no Parlamento.

1992 – Morreu Salgueiro Maia, aos 47 anos. Capitão de Abril, foi o comandante das forças da Escola Prática de Cavalaria que, em 25 de Abril de 1974, cercaram o Quartel do Carmo e promoveram a rendição do Governo de Marcello Caetano. O homem certo no sitio certo e no dia certo, que aos quatro anos viu a mãe ser colhida mortalmente por um autocarro e com o pai fora cresceu sozinho, falava alto, cantava desafinado e não se encolhia. Foi maltratado depois de fazer História e em 1988, o então primeiro-ministro Cavaco Silva recusou atribuir a Salgueiro Maia uma pensão que tinha sido pedida pelo capitão de Abril pelos “serviços excepcionais e relevantes prestados ao país” devido à sua participação no 25 de Abril, para a qual nunca obteve resposta.

– O Escudo passou a integrar o Sistema Monetário Europeu.

1993 – Foi divulgada a morte dos dez primeiros doentes de uma lista de vinte e cinco que faziam hemodiálise no hospital de Évora. O “caso do alumínio”, como ficou conhecido ocorreu da Unidade de Hemodiálise do Hospital Distrital de Évora. As análises realizadas aos doentes de Évora revelaram altos teores de alumínio no sangue. A situação foi explicada pela má qualidade da água, justificada pelo então presidente da câmara Abílio Fernandes com a situação de seca que se vivia, e ainda pelo mau funcionamento dos filtros do sistema de osmose inversa instalado na estação de tratamento de águas do hospital, para retirar o excesso em alumínio.

1994 – Morreu o professor universitário, filósofo e ensaísta português Agostinho da Silva, aos 88 anos.

2001 – Morreu o compositor ligeiro português Nóbrega e Sousa, com 87 anos.

2002 – A Polícia Judiciária deteve 12 pessoas, entre os quais funcionários dirigentes da Administração Fiscal e da Segurança Social, por suspeita de corrupção na cobrança de impostos e favorecimento de empresas.

2004 – Foi decretada a prisão preventiva da chefe de divisão da Procuradoria-Geral da República, por suspeita de corrupção, extorsão e violação do segredo de justiça.

– Morreu Olga Gonçalves, aos 75 anos, escritora portuguesa de origem angolana, autora de “A Floresta em Bremerhaven”.

2006 – Foi assinado o protocolo entre o Estado português e o comendador Joe Berardo para a criação do Museu de Arte Moderna e Contemporânea, no CCB, em Lisboa.

2007 – O novo comboio francês de alta velocidade, TGV V150, fixou o novo recorde mundial em 574,8 quilómetros por hora.

2008 – O Governo português aprovou uma proposta que passou a permitir que sentenças proferidas pelo Tribunal Penal Internacional em relação a cidadãos da ex-Jugoslávia, até a um máximo de 25 anos de prisão, pudessem passar a ser cumpridas em Portugal

2009 – O Conselho Superior do Ministério Público instaurou um “processo de inquérito para esclarecimento de factos e afirmações” relacionados com alegadas pressões sobre os magistrados que dirigiam a investigação do caso Freeport.

2012 – A Inspecção-Geral da Administração Interna propôs ao ministro Miguel Macedo a abertura de um processo disciplinar e de um inquérito para investigar as agressões das autoridades aos jornalistas, no Chiado, durante a greve geral de 22 de Março convocada pela CGTP

2013 – O Governo de maioria PSD/CDS enfrentou uma moção de censura apresentada pelo PS, a quarta deste executivo no espaço de nove meses e a primeira dos socialistas, que tal como as anteriores voltou a ser ‘chumbada’.

2015 – Um homem morreu ao largo da ilha de São Miguel, nos Açores, e outro fixou ferido enquanto faziam caça submarina, na zona da Candelária.

2017 – Um menino prodígio com apenas 7 anos ganhou um concurso da agência espacial norte-americana NASA, e passou a ser o novo orgulho do Brasil

=============.

Este é o nonagésimo terceiro dia do ano. Faltam 272 dias para o termo de 2018.

Pensamento do dia: “Pense sempre por si. Fique certo de que mais valem todos os erros, se forem cometidos segundo o que pensou e decidiu, do que todos os acertos, se eles não forem seus”. Agostinho da Silva (1906-94), professor universitário, filósofo e ensaísta português.

Salgueiro Maia

Marcado como