Cruzeiro

De Odivelas para o Mundo

Current track

Title

Artist

Current show

Power Play

20:00 23:59

Current show

Power Play

20:00 23:59


EFEMÉRIDES: 29 DE OUTUBRO – FOI INAUGURADO O CAMPO DE CONCENTRAÇÃO DO TARRAFAL

Written by on Outubro 29, 2018

EFEMÉRIDES

29 de outubro

Dia Mundial do AVC

1863 – Foi fundada a Cruz Vermelha, movimento internacional para “proteção aos feridos e doentes de guerra”, lançado por Henri Dunant.

1911 – Morreu o jornalista norte-americano Joseph Pulitzer. Foi o fundador da primeira escola de jornalismo.

1923 – É proclamada a República da Turquia.

1929 – Foi a Terça-feira Negra com o”crash” na Bolsa de Nova Iorque. Numa só sessão transacionaram-se 16,3 milhões de ações e as perdas subiram aos 100 mil milhões de dólares. Começava a Grande Depressão.

1936 – Foi inaugurado  o campo de concentração do Tarrafal, em Cabo Verde, com a chegada dos primeiros 152 presos políticos.

1970 – Foi criada a SEDES, Associação para o Desenvolvimento Económico e Social, como esboço de um movimento político de tendência moderada.

– O navio Vera Cruz, em serviço de guerra e fundeado em Lisboa,  foi alvo de uma ação de sabotagem.

1983 – Realizou-se em Lisboa a Marcha pela paz, contra a instalação de novas armas nucleares na Europa.

2003 – Foi inaugurado o novo Estádio Cidade de Coimbra, com o jogo Académica-Benfica.

2007 – Os portugueses elegeram a entrega pela Internet da declaração de impostos e as Lojas do Cidadão como as medidas mais relevantes entre as adoptadas pela administração pública nos últimos anos, segundo um estudo que revelava também que os portugueses achavam haver demasiados funcionários públicos

2008 – Pelo menos 25 pessoas morreram nos cinco atentados, quase simultâneos, contra edifícios oficiais em duas cidades no norte da Somália

– Um potente sismo abalou de madrugada o sudoeste do Paquistão, fazendo mais de 300 mortos, sepultados sob os escombros das casas e deixou ainda, milhares desalojados

– Morreu Bicho Beatriz, um dos “capitães de Abril”, em Lisboa, aos 67 anos, vítima de doença prolongada.

– Morreu o crítico de teatro e dramaturgo Carlos Porto, aos 78 anos, em Lisboa, vítima de pneumonia

2009 – Os líderes europeus, reunidos numa cimeira em Bruxelas, aceitam as exigências do presidente checo, Vaclav Klaus, quanto a uma exceção para o país na aplicação da Carta de Direitos Fundamentais, abrindo caminho à entrada em vigor do Tratado.

2010 – O diretor artístico e fundador do Teatro de Marionetas do Porto, João Paulo Seara Cardoso, morreu aos 54 anos, depois de complicações provocadas por um cancro do pulmão.

2014 – Caças F-16 da Força Aérea Portuguesa, ao serviço da NATO, intercetaram dois bombardeiros russos no espaço aéreo português.

2015 – Um voo da TAP com destino ao Brasil teve de regressar a Lisboa devido ao aviso de fumo no porão.

2016 – Um novo caso de licenciaturas falsas abalou o Governo e deixou o ministro da Educação em maus lençóis. Desta feita, o protagonista foi Nuno Felix, secretario do Estado para a Juventude e Desporto, que acabou por se demitir.

=============.

Este é o tricentésimo segundo dia do ano. Faltam 63 dias para o termo de 2018.

Pensamento do dia: “É impossível reformar a escola sem se trabalhar ao mesmo tempo na transformação da sociedade”. António Sérgio (1883-1969), sociólogo e investigador português.

Tagged as