Cruzeiro

De Odivelas para o Mundo

Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Cruzeiro da Noite

00:00 08:00

Atual

Cruzeiro da Noite

00:00 08:00


EFEMÉRIDES: 29 DE JUNHO – DIA DE SÃO PEDRO

Escrito por em Junho 29, 2018

EFEMÉRIDES

29 de junho

Dia de São Pedro, Dia Nacional do Gin.

Feriado Municipal em 17 municípios portugueses: Alfandega da Fé, Bombarral, Castro d’Aire, Castro Verde, Évora, Felgueiras, Lajes do Pico, Macedo de Cavaleiros, Montijo, Penedono, São Pedro do Sul, Seixal, Sintra, Ribeira Brava, Ribeira Grande, Porto de Mós e Póvoa do Varzim, onde se assinala o Dia de São Pedro.

1840 — Foi inaugurado o Museu Portuense, atualmente conhecido como Museu Soares dos Reis.

1878 – Morreu, em Paris, o escritor  e jornalista Teixeira de Vasconcelos. Foi ainda, vice-presidente da Academia de Ciências de Lisboa, com vasta obra publicada, sobre quem Camilo Castelo Branco disse um dia que, foi «o mais rijo pulso de atleta que teve a arena dos gladiadores políticos em Portugal».

1900 – Nasceu o escritor e aviador francês Antoine de Saint-Éxupery, autor de “O Principezinho”, “Cidadela” e “Voo Nocturno”.

1911 – Morreu César Azedo Gneco. Foi jornalista e gravador, também membro do grupo fundador do primeiro Partido Socialista, em janeiro de 1875.

1912 — Começaram dos V Jogos Olímpicos da era moderna, em Estocolmo. Portugal participou com uma delegação de seis atletas, competiu em três modalidades, mas nenhuma medalha foi conquistada. Estes jogos ficaram marcados pela morte de Francisco Lázaro devido a uma desidratação durante a corrida da maratona.

1918 – Nasceu Vitorino Magalhães Godinho. Viria a distinguir-se como historiador.

1926 – As regalias de Chefe de Estado foram concedidas a Gomes da Costa, líder do Golpe de 28 de maio, que impôs a Ditadura Nacional.

1939 – Aterrou em Lisboa o primeiro voo comercial entre os EUA e a Europa.

1960 – Foi criada a TransPraia, companhia do comboio que passou a percorrer as praias da Costa de Caparica, ligando pelo areal aquela vila à Fonte da Telha.

1973 – Por decreto os oficiais milicianos passam a ser equiparados a oficiais do Quadro Permanente. O diploma viria a ser publicado a 13 de julho e constituiu o rastilho para o Movimento dos Capitães.

1974 – Morreu o escritor português Ferreira de Castro, autor de “A Selva” e “Emigrantes”.

1975 – 89 antigos agentes da PIDE evadem-se da cadeia de Alcoentre, onde estavam detidos.

1995 – Foi apresentada a descoberta do gene responsável pela doença de Alzheimer.

2000 – Morreu o ator Carlos Duarte.

2002 – O Metro do Porto realizou pela primeira vez viagens regulares com passageiros, numa operação experimental, no troço da linha Azul, entre as estações da Câmara de Matosinhos e do Viso.

2004 – O Prémio Gulbenkian de Ciência foi atribuído aos investigadores José Francisco Rodrigues, José Fernando Mendes, Sergey Dorogotsev, Miguel Sousa da Costa e Lorenzo Cornalba, das universidades de Lisboa, Aveiro e Porto.

2005 — Morreu Emídio Guerreiro, aos 105 anos, resistente antifascista, cofundador da Liga de União e de Acção Revolucionária, fundador e antigo presidente do PPD-PSD, matemático, empresário.

2010 – O jornal “24 Horas” saíu para as bancas pela última vez.

2012 – Os líderes europeus acordaram, em Bruxelas, mobilizar 120 mil milhões de euros em medidas que fomentem o crescimento. Os líderes da zona euro chegaram a acordo sobre a possibilidade de recapitalização direta dos bancos.

2013 – O futuro patriarca de Lisboa, Manuel Clemente, jurou fidelidade e obediência à igreja ao receber o pálio das mãos do papa, numa cerimónia realizada na Basílica de S. Pedro, no Vaticano.

– Morreu Guilherme de Melo, jornalista e escritor, aos 82 anos no hospital de São José, em Lisboa, onde estava internado há três semanas devido a um cancro.

2014 – Morreu Luís Fontoura, antigo vice-presidente do PSD, aos 81 anos, em Lisboa.

2015 – Umas gambas panadas, uma salada verde, um bacalhau com espinafres e um empregado de mesa, foram os bens penhorados pelo Serviço de Finanças de Viana do Castelo no âmbito de uma dívida de um restaurante ao Fisco.

2017 – Granadas de mão ofensivas e munições de calibre 9 milímetros desapareceram de dois paióis,  nas instalações militares dos Paióis Nacionais de Tancos,

============.

Este é o centésimo octogésimo dia do ano. Faltam 185 dias para o termo de 2018.

Pensamento do dia: “Um saber múltiplo não ensina a sabedoria”. Heraclito (576aC-480aC), filósofo grego.

Marcado como