Cruzeiro

De Odivelas para o Mundo

Current track

Title

Artist

Current show

Current show


EFEMÉRIDES: 29 DE JANEIRO – HÁ 4 ANOS A AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO PASSOU A SER PRIMEIRO CRITÉRIO PARA DESPEDIMENTO.

Written by on Janeiro 29, 2018

EFEMÉRIDES

29 de janeiro

1505 – Morreu frei Miguel Contreiras, confessor da rainha D. Leonor. Foi determinante para a fundação da Misericórdia de Lisboa.

1801 – A França e a Espanha exigiram a Portugal o abandono da aliança celebrada com os ingleses e o fecho dos portos nacionais aos navios britânicos.

1825 – Foi fundada a Faculdade de Medicina do Porto.

1838 – Saiu o primeiro número do jornal “O Tempo”, dirigido por José Estêvão.

1867 – O Governo de Joaquim António de Aguiar apresentou uma proposta de reforma administrativa, que aumentava a centralização dos poderes.

1876 – Realizou-se a primeira assembleia-geral da Sociedade de Geografia de Lisboa, depois da autorização real para a sua criação. O conde de São Januário e Luciano Cordeiro assumiram a direcção.

1892 – Numa altura de profunda crise económica, D.Carlos cedeu 20 por cento da sua dotação para controlo do défice das contas públicas.

1894 – Realizaram-se manifestações promovidas pelas  associações comerciais e industriais de Lisboa, contra a política fiscal do Governo de Hintze Ribeiro.

1963 – Abriu a segunda frente de guerra em Angola, no enclave de Cabinda.

– Foi fundada a revista “O Tempo e o Modo”, por António Alçada Baptista.

– A França vetou a entrada do Reino Unido na CEE.

1975 – Morreu o cineasta  Manuel Guimarães, realizador de “O Desterrado”.

1978 – Foi fundada a UEDS, União de Esquerda para a Democracia Socialista.

1981 – O Governo português levantou as restrições às relações comerciais com o Irão, após a libertação dos reféns norte-americanos.

1990 – Ocorreu um acidente ambiental grave em Constância. Várias toneladas de cloro foram libertadas para a atmosfera, durante a descarga de um camião-cisterna.

2004 – O actor e encenador Jorge Silva Melo recusou receber o Prémio Almada para teatro, atribuído pelo Instituto das Artes.

– O Prémio Vergílio Ferreira, da Universidade de Évora, foi atribuído à escritora Agustina Bessa-Luís.

2005 – Um incêndio destruiu grande parte dos arquivos do Liceu Camões, em Lisboa.

2006 – Uma vaga de frio provocou queda de neve em Lisboa, o que, naquela altura já não acontecia há 52 anos.

2008 – Pela primeira vez, a GNR integrou mulheres uma missão internacional em Timor-Leste

2009 – Morreu Mário Aguiar. Foi capitão de Abril e o primeiro administrador da hidroeléctrica de Cahora Bassa, Moçambique, aos 76 anos.

2014 – O ministro Pedro Mota Soares, do CDS anunciou que a avaliação do desempenho passava a ser o primeiro critério a considerar no processo de despedimento por extinção do posto de trabalho.

2015 – António Costa manifestou apoio a um projeto da bancada socialista para consagrar o crime de enriquecimento injustificado, punindo discrepâncias entre declarações fiscais do titular de cargo público e a sua riqueza real.

2016 – Morreu uma menina de 11 anos, dias depois de  ter entrado em paragem cardiorrespiratória na escola D. Pedro IV, em Monte Abraão, Sintra.

2017 – Uma equipa internacional liderada por investigadores do Instituto de Astrofísica das Canárias e da Universidade de La Laguna descobriu uma das galáxias “não-ativas” mais brilhantes no início do Universo.A descoberta de BG1429+1202 foi possível graças à “ajuda” de uma enorme galáxia elíptica ao longo da linha de visão do objeto, que agiu como uma espécie de lente, amplificando o brilho e distorcendo a imagem observada.

===================.

Este é o vigésimo nono dia do ano. Faltam 336 dias para o final de 2018.

Pensamento do dia: “O homem não vive. Nasce e morre”. Teixeira de Pascoaes (1877-1952), escritor português.

Tagged as