EFEMÉRIDES: 29 DE JANEIRO – HÁ 14 ANOS, UM INCÊNDIO DESTRUIU OS ARQUIVOS DO LICEU CAMÕES
Escrito por ARCO em Janeiro 29, 2019
EFEMÉRIDES
29 de janeiro
1505 – Morreu frei Miguel Contreiras, confessor da rainha D. Leonor. Foi determinante para a fundação da Misericórdia de Lisboa.
1801 – A França e a Espanha exigiram a Portugal o abandono da aliança celebrada com os ingleses e o fecho dos portos nacionais aos navios britânicos.
1825 – Foi fundada a Faculdade de Medicina do Porto.
1838 – Saiu o primeiro número do jornal “O Tempo”, dirigido por José Estêvão.
1867 – O Governo de Joaquim António de Aguiar apresentou uma proposta de reforma administrativa, que aumentava a centralização dos poderes.
1876 – Realizou-se a primeira assembleia-geral da Sociedade de Geografia de Lisboa, depois da autorização real para a sua criação. O conde de São Januário e Luciano Cordeiro assumiram a direcção.
1892 – Numa altura de profunda crise económica, D.Carlos cedeu 20 por cento da sua dotação para controlo do défice das contas públicas.
1894 – Realizaram-se manifestações promovidas pelas associações comerciais e industriais de Lisboa, contra a política fiscal do Governo de Hintze Ribeiro.
1963 – Abriu a segunda frente de guerra em Angola, no enclave de Cabinda.
– Foi fundada a revista “O Tempo e o Modo”, por António Alçada Baptista.
– A França vetou a entrada do Reino Unido na CEE.
1975 – Morreu o cineasta Manuel Guimarães, realizador de “O Desterrado”.
1978 – Foi fundada a UEDS, União de Esquerda para a Democracia Socialista.
1981 – O Governo português levantou as restrições às relações comerciais com o Irão, após a libertação dos reféns norte-americanos.
1990 – Ocorreu um acidente ambiental grave em Constância. Várias toneladas de cloro foram libertadas para a atmosfera, durante a descarga de um camião-cisterna.
004 – O actor e encenador Jorge Silva Melo recusou receber o Prémio Almada para teatro, atribuído pelo Instituto das Artes.
– O Prémio Vergílio Ferreira, da Universidade de Évora, foi atribuído à escritora Agustina Bessa-Luís.
2005 – Um incêndio destruiu grande parte dos arquivos do Liceu Camões, em Lisboa.
2006 – Uma vaga de frio provocou queda de neve em Lisboa, o que, naquela altura já não acontecia há 52 anos.
2008 – Pela primeira vez, a GNR integrou mulheres uma missão internacional em Timor-Leste
2009 – Morreu Mário Aguiar. Foi capitão de Abril e o primeiro administrador da hidroeléctrica de Cahora Bassa, Moçambique, aos 76 anos.
2014 – O ministro Pedro Mota Soares, do CDS anunciou que a avaliação do desempenho passava a ser o primeiro critério a considerar no processo de despedimento por extinção do posto de trabalho.
2015 – António Costa manifestou apoio a um projeto da bancada socialista para consagrar o crime de enriquecimento injustificado, punindo discrepâncias entre declarações fiscais do titular de cargo público e a sua riqueza real.
2016 – Morreu uma menina de 11 anos, dias depois de ter entrado em paragem cardiorrespiratória na escola D. Pedro IV, em Monte Abraão, Sintra.
2017 – Uma equipa internacional liderada por investigadores do Instituto de Astrofísica das Canárias e da Universidade de La Laguna descobriu uma das galáxias “não-ativas” mais brilhantes no início do Universo. A descoberta de BG1429+1202 foi possível graças à “ajuda” de uma enorme galáxia elíptica ao longo da linha de visão do objeto, que agiu como uma espécie de lente, amplificando o brilho e distorcendo a imagem observada.
===================.
Este é o vigésimo nono dia do ano. Faltam 337 dias para o final de 2019.
Pensamento do dia: “O homem não vive. Nasce e morre”. Teixeira de Pascoaes (1877-1952), escritor português.