Cruzeiro

De Odivelas para o Mundo

Current track

Title

Artist

Current show

Current show


EFEMÉRIDES: 29 DE DEZEMBRO – FAZ ANOS, O “DIÁRIO DE NOTÍCIAS”

Written by on Dezembro 29, 2017

EFEMÉRIDES

1864 – Foi posto à venda, em Lisboa, o primeiro número do Diário de Notícias, fundado por Eduardo Coelho. É um dos jornais matutinos e de referência em Portugal. Na sua já longa história, iniciada no período da Regeneração, o Diário de Notícias noticiou a queda da Monarquia e a implantação da República, a Grande Guerra, o golpe militar de 28 de Maio de 1926 e o advento do Estado Novo, a Segunda Guerra Mundial, o 25 de Abril de 1974 e a conturbada transição democrática, a adesão de Portugal à Comunidade Económica Europeia e á União Europeia. Já conheceu três séculos diferentes e o jornal seguiu, nas suas diversas fases, políticas editoriais e gestões muito diversificadas.

1890 — Cerca de 400 índios Sioux foram chacinados na batalha de Wounded Knee, Dakota do Sul, por tropas norte-americanas.

1891 — Thomas Edison obteve a patente da rádio sem fios.

1895 – Gungunhana foi preso em Chaimite. Foi o último imperador do Império de Gaza, no território que atualmente é Moçambique, e o último monarca da dinastia Jamine. Cognominado Leão de Gaza, o seu reinado estendeu-se de 1884 até ao dia em que foi feito prisioneiro por Mouzinho de Albuquerque. Já conhecido da imprensa europeia, a administração colonial portuguesa decidiu condená-lo ao exílio em vez de o mandar fuzilar, como fizera a outros. Foi transportado para Lisboa, acompanhado pelo filho Godide e por outros dignitários. Após uma breve permanência na capital portuguesa , foi desterrado para a Ilha Terceira, nos Açores, onde viria a falecer onze anos mais tarde.

1911 — Nasceu o escritor Alves Redol, em Vila Franca de Xira. Criado no Ribatejo, assiste desde jovem, às precárias condições de vida do homem rural, o que mais tarde, se iria refletir de forma preponderante na sua escrita. Os seus escritos voltam-se para uma perspectiva de cunho social, primando, sobretudo, pela crítica ao Regime de Salazar, transformando suas obras em instrumento de intervenção social. Um aspecto que ilustra esse viés é o facto de esse autor não se restringir ao uso de histórias de ficção, mas, acima de tudo, lançar mão de histórias que focam na realidade social circundante, numa altura em que essas temáticas eram ignoradas. Chegou a ser preso e torturado. Da sua vasta obra literária destacam-se “Gaibéus”, o primeiro em 1939, “Avieiros” de 1942, “Porto Manso” de 1946, “Barranco dos Cegos”, de 1961 e “Os Reinegros”, o último, escrito em 1972. Faleceu em Lisboa, com 59 anos.

1940 – A aviação da Alemanha nazi iniciou o lançamento de bombas incendiárias sobre Londres.

1946 – O funeral do cientista Abel Salazar, no Porto, transformou-se numa manifestação de protesto contra a ditadura do Estado Novo.

1950 – A Comissão Inter-Associações, a Associação Académica de Coimbra e a Comissão Provisória do Porto contestaram a proibição da Semana Universitária e do Congresso Nacional de Estudantes, cuja realização não foi autorizada pelo Governo de Oliveira Salazar.

1959 – Foi inaugurado o Metropolitano de Lisboa. A rede, era então constituída apenas por duas linhas em forma de “Y”, uma a partir de Entre Campos para Restauradores e a outra, como o mesmo destino iniciava em Sete Rios. Na altura da sua inauguração o Metropolitano de Lisboa tinha 11 estações e um comprimento de 6,5 km.

1994 – O grupo Champalimaud comprou de 50 por cento do capital do Banco Totta e Açores.

2001 – Registaram-se protestos violentos, em Buenos Aires, na Argentina, pela grave crise económica que levou à retenção dos depósitos na banca. Os manifestantes lançaram fogo ao Parlamento.

2005 — O Tribunal Constitucional rejeita sete das 13 candidaturas à Presidência da República, por não preencherem os requisitos previstos na lei.

2006 – “Ligação Directa”, de Sérgio Godinho, foi eleito o melhor álbum português de 2006 pela revista Blitz, única publicação generalista de música em Portugal.

2008 – Morreu em Lisboa o vice-presidente da Liga dos Combatentes e capitão de Abril, o major-general do Exército português Carlos Camilo.

2010 – Morreu, aos 60 anos, Joaquim Sequeira, vítima de acidente vascular cerebral. Era técnico do Sporting Farense, clube por onde também passou enquanto jogador.

– Morreu, vítima de cancro, Azevedo Soares, antigo oficial da Marinha, antigo ministro do Mar do governo liderado por Cavaco Silva, e ex-dirigente nacional do PSD. Contava 69 anos.

2012 – Uma foto do Padrão dos Descobrimentos, em Lisboa, tirada pelo empresário Francisco Salgueiro venceu o concurso de fotografia do maior site norte-americano dedicado à cultura digital, social media e tecnologia

2014 – Os habitantes da ilha Graciosa, nos Açores, passaram a não poder ter mais de três animais, entre cães e gatos, em cada moradia, de acordo com o novo Código de Posturas Municipais, aprovado em Assembleia Municipal.

2015 – O Ministério do Ambiente afirmou ter encontrado alguns indícios de ilegalidade nos processos de subconcessão dos transportes, decidida pelo Governo de Pedro Passos Coelho, algo que acabou por vir a ajudar a reversão dos contratos.

2016 – A Autoridade para as Condições do Trabalho anunciou que durante o ano de 2016 , dezassete empresas foram processadas por assédio moral.

================.
Este é o tricentésimo sexagésimo terceiro dia do ano. Faltam dois dias para o termo de 2017.
Pensamento do dia: “Num país tão seco e caótico, a linguagem quebra-se contra altas vedações e barreiras”. Maria Gabriela Llansol (1931), escritora portuguesa.