Cruzeiro

De Odivelas para o Mundo

Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Cruzeiro da Noite

02:00 08:00

Atual

Cruzeiro da Noite

02:00 08:00


EFEMÉRIDES: 29 DE ABRIL – DIA MUNDIAL DA DANÇA

Escrito por em Abril 29, 2019

EFEMÉRIDES

29 de abril

Dia Mundial da Dança, Dia da Imonulogia.

1826 — D. Pedro IV de Portugal outorgou a Carta Constitucional.

1838 – Foi inaugurado o Real Teatro do Salitre, em Lisboa, construído pelo arquiteto João Gomes Varela.

1870 – Foi inaugurada a estátua de D. Pedro IV no Rossio, em Lisboa.

1884 – Nasceu em Ançã, no concelho de Cantanhede, o poeta e político Jaime Cortesão. Estudou no Porto, em Coimbra e em Lisboa, formou-se em Medicina em Coimbra e lecionou no Porto. Foi eleito deputado, defendeu a participação portuguesa na primeira Guerra Mundial, na qual participou como voluntário, no Corpo Expedicionário Português no posto de capitão-médico. Participou numa tentativa de derrube da ditadura militar portuguesa, presidindo à Junta Militar estabelecida no Porto e acabou demitido do seu cargo na Biblioteca Nacional de Lisboa, exilando-se em França, de onde saiu após a invasão daquele país pelos nazis rumando ao Brasil. Regressou a Portugal em 1957 e envolveu-se na campanha de Humberto Delgado. Foi preso, juntamente com António Sérgio, Vieira de Almeida e Azevedo Gomes em 1958, ano em que seria eleito presidente da Sociedade Portuguesa de Escritores.

1944 — Morreu, no Porto, o antigo presidente da República Bernardino Machado.

1947 – A Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa foi invadida pela polícia de choque, numa tentativa de dominar os protestos dos estudantes à ditadura do Estado Novo.

1987 – O secretário-geral do PCP Álvaro Cunhal anunciou o termo da coligação eleitoral Aliança Povo Unido.

1991 – Morreu o compositor e músico brasileiro Gonzaguinha, Luís Gonzaga Jr, aos 46 anos.

1992 – Eclodiram tumultos raciais em Los Angeles, depois da  absolvição de quatro polícias brancos que tinham espancado um condutor negro no ano anterior.

1996 – O ensaísta Eduardo Lourenço recebeu o Prémio D. Dinis, da Fundação Casa de Mateus, pelo conjunto da obra.

1997 – Foi criada a Rede Ferroviária Nacional, REFER, para a gestão da infraestrutura ferroviária.

2001 – A Adega Cooperativa de Vila Nova de Foz Côa retirou do fundo do rio Côa as primeiras das 60.000 garrafas de vinho envelhecido debaixo de água.

2002 – Morreu o decano dos jornalistas portugueses Fernando Pessa. Contava 100 anos. Em 1934 candidatou-se aos quadros da Emissora Nacional e ficou em primeiro lugar, como gostava de sublinhar, “sem cunhas”. Iniciou, então, uma carreira que nunca tinha pensado seguir e transformou-se no primeiro locutor da Emissora Nacional. Com uma semana de rádio, fez a sua primeira reportagem: a cobertura de um festival de acrobacia área na antiga Porcalhota, a actual Amadora. Após quatro anos na Emissora Nacional, foi convidado para trabalhar na BBC, em Londres. Começou por trabalhar na secção brasileira e só quando um colega português adoeceu foi chamado para ler o noticiário. Neste ambiente sofreu os bombardeamentos alemães sobre Londres e notabilizou-se como correspondente durante a Segunda Guerra Mundial. A censura e a restrição das liberdades civis da ditadura de António de Oliveira Salazar acabaram por contribuir para o crescendo de popularidade das transmissões em português da BBC. No regresso a Lisboa, em 1947, a sua reentrada na rádio Emissora Nacional foi vedada por influência do regime, sendo forçado a voltar ao ramo dos seguros. Nesta época também fez dobragens de filmes e documentários, nomeadamente O Último Temporal – Cheias do Tejo e Portugal já Faz Automóveis, do cineasta Manoel de Oliveira. Entrou para os quadros da RTP em 1976, já com 74 anos. A célebre expressão “E esta, hein?” marcou a sua carreira como repórter televisivo. A expressão surgiu como substituto dos palavrões que tinha vontade de dizer quando denunciava situações menos agradáveis do quotidiano do país nos seus “bilhetes postais”.

2006 – O Chelsea, orientado pelo técnico português José Mourinho, garantiu o seu terceiro título de campeão inglês de futebol.

2008 – O Conselho de Justiça da Federação Portuguesa de Futebol manteve a sentença da Comissão Disciplinar da Liga de subtrair ao Belenenses seis pontos no campeonato pela utilização irregular do camaronês Meyong

2009 – A televisão digital terrestre chegou a 29 concelhos do país, entre eles Lisboa, Porto, Ponta Delgada, Funchal, Faro, Coimbra e Chaves.

2013 – Um novo software malicioso conseguiu enganar a segurança do Facebook e afetou 800 mil utilizadores.

2016 – Em Famões, junto ao Moínho da Laureana começou a edição de 2016 do Mercado Saloio.

2017 – Morreu o cronista do Nuno Brederode dos Santos, aos 73 anos, vitima de doença prolongada, no Hospital dos Capuchos, em Lisboa, onde estava internado.

2018 – O Presidente da República solicitou ao parlamento que volte a apreciar a lei que irá regular a atividade das plataformas eletrónicas de transporte de passageiros como a Uber e a Cabify, modernizando ainda a legislação dos táxis.

==================.

Este é o centésimo décimo nono dia do ano. Faltam 246 dias para o termo de 2019.

Pensamento do dia: “Só tem convicções aquele que não aprofundou nada”. E. M. Cioran (1911-95), escritor francês de origem romena.

Marcado como