Cruzeiro

De Odivelas para o Mundo

Current track

Title

Artist

Current show

Power Play

20:00 23:59

Current show

Power Play

20:00 23:59


EFEMÉRIDES: 28 DE MAIO – EM ODIVELAS É DIA MUNICIPAL DO BOMBEIRO

Written by on Maio 28, 2018

EFEMÉRIDES

28 de maio

Dia Internacional do Brincar. Em Odivelas assinala-se o Dia Municipal do Bombeiro

1884 — Abriu o Jardim Zoológico de Lisboa. As suas primitivas instalações foram no Parque de São Sebastião da Pedreira, depois foram transferidas para os terrenos de Palhavã, no terreno onde hoje se situa a Fundação Calouste Gulbenkian. Só mais tarde, em 1905, o Jardim Zoológico foi transferido para a sua atual localização, na Quinta das Laranjeiras, em Sete Rios. A ideia para a criação de um jardim zoológico em Portugal, nomeadamente em Lisboa, remonta a 1882 e partiu do Dr. Van Der Laan, à altura, proprietário do maior aviário do país, Bento de Sousa, Dr. Sousa Martins e May Figueira. Juntos decidiram formar uma sociedade zoológica e de aclimação de animais e plantas nos moldes das que já existiam em França e nos Países Baixos.

1903 – Foi inaugurada a iluminação elétrica de Lisboa. Mudou não só os horários como os comportamentos das populações. De repente, sair para a escuridão da noite deixou de ser um problema porque essa escuridão, simplesmente, deixou de existir.

1911 – Realizaram-se as eleições para a Assembleia Constituinte da I República.

1926 – Ocorreu um golpe militar em Portugal comandado pelo general Gomes da Costa, com Mendes Cabeçadas e Óscar Carmona. A I República foi derrubada. O carácter da ditadura seria, depois, acentuado com a instauração do Estado Novo.

1945 – Realizaram-se manifestações em Lisboa, Porto, Alenquer, Setúbal, Évora, Santarém, Almeirim, Alhos Vedros, Seixal, Almada, Barreiro e Cova da Piedade de regozijo pela vitória aliada, na II Guerra Mundial e de crítica à ditadura do Estado Novo, nascida do golpe de 28 de maio de 1926.

1946 – Foi  publicado o documento “O MUD e o 28 de Maio”, do Movimento de Unidade Democrática.

1952 – Foi inaugurado o Estádio das Antas, no Porto.

1961 – Realizou-se a ultima viagem do comboio Expresso do Oriente, depois de 75 anos de atividade.

– Nasceu a Amnistia Internacional. A sua criação teve origem numa notícia publicada no jornal inglês “The Observer” em que é referida a prisão de dois estudantes portugueses por terem gritado «Viva a Liberdade!» na via pública. O advogado britânico Peter Benenson lançou então um apelo no sentido de se organizar uma ajuda prática às pessoas presas devido às suas convicções políticas ou religiosas, ou em virtude de preconceitos raciais ou linguísticos.

1963 — Caiu o teto em betão da estação ferroviária do Cais do Sodré, em Lisboa.

2001 – O Conselho de Ministros da UE aprovou a criação de uma rede europeia para prevenção da criminalidade.

2003 – Foi apresentada a proposta de Lei de Bases da Educação que aumentou a escolaridade obrigatória de nove para 12 anos.

2004 – Começava o I Festival Rock in Rio Lisboa.

2005 – Na Cimeira Ibero-Americana que se realizou em Guimarães, Portugal e Espanha decidiram propor à União Europeia o relançamento de negociações com o Mercosul.

2007 – O Prémio Jacques Delors foi atribuído a Vitória Cardona e a Patrícia Fragoso Martins, pelas obras “Educar para a Cidadania Europeia, Realidade, Desafio ou Utopia” e “Da Proclamação à Garantia Efectiva dos Direitos Fundamentais”.

– O encenador Joaquim Benite, diretor do Teatro Municipal e do Festival de Almada, foi distinguido pelo Governo francês com o grau de Cavaleiro da Ordem das Artes e das Letras.

2009 – O projeto de lei do PS sobre os direitos dos doentes à informação e ao consentimento informado foi aprovado no Parlamento com os votos contra do PSD, CDS e de uma deputada socialista e a abstenção do Bloco de Esquerda.

2010 – A equipa de Andebol do Sporting conquistou a Taça Challenge ao vencer os polacos do MMTS Kwidzyn por 27-26 em jogo da segunda mão da final. Os “leões tornam-se a primeira equipa portuguesa a vencer uma competição europeia da modalidade.

2016 – Morreu aos 88 anos o fadista Vicente da Câmara.Patriarca de uma família desde sempre ligada ao fado, e sobrinho da fadista Maria Teresa de Noronha, Vicente da Câmara contava com mais de 65 anos de carreira, que iniciou na Emissora Nacional. O seu mais emblemático êxito foi “A moda das tranças pretas”.

2017 – O Benfica fechou a época com ‘chave de ouro’, ao vencer a Taça de Portugal de futebol pela 26.ª vez, após bater o Vitória de Guimarães, por 2-1, juntando a ‘prova rainha’ ao tetracampeonato.

-Em Odivelas assinalou-se pela primeira vez o Dia Municipal do Bombeiro. Numa homenagem pública, a Câmara Municipal de Odivelas, a centenária Sociedade Musical Odivelense e a Rádio Cruzeiro de Odivelas recordaram o trabalho e a entrega dos bombeiros nas cheias de 1967, no ano em que se assinalou meio século sobre a noite trágica. Foi a primeira homenagem pública aos soldados da paz envolvidos no socorro à população naquela noite trágica.

============.

Este é o centésimo quadragésimo oitavo dia do ano. Faltam 217 dias para o termo de 2018.

Pensamento do dia: “Linguagem é sempre duplo sentido, alusão. Só os autossuficientes supõem que dizem o que querem e com todo o rigor. Não há tal”. Vitorino Nemésio (1901-78), escritor, comunicador e professor universitário português.

Tagged as