Cruzeiro

De Odivelas para o Mundo

Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Atual


EFEMÉRIDES: 28 DE JUNHO – HÁ UM ANO O CONCERTO “JUNTOS POR TODOS” ANGARIOU 1.153 MILHÕES DE EUROS PARA AJUDAR AS VÍTIMAS DOS INCÊNDIOS

Escrito por em Junho 28, 2018

EFEMÉRIDES

28 de junho

Dia Internacional do Orgulho Gay.

Feriado Municipal no Barreiro, onde se assinala o aniversário da elevação da localidade à categoria de cidade.

1630 – Uma Carta Régia reafirmou o impedimento de desempenho de cargos públicos aos judeus, em Portugal.

1759 – Foi instituída, por alvará, a instrução secundária em Portugal e em paralelo  extintas das escolas jesuítas.

– A utilização da “A Arte da Gramática Latina”, no ensino, foi substituída pelo “Novo Método de Estudar” do padre António Pereira de Figueiredo.

1867 – Foi inaugurado o monumento a Luís Vaz de Camões, em Lisboa.

1914 – O arquiduque Francisco Fernando, príncipe herdeiro do império Austro-Húngaro, foi assassinado em Sarajevo, por um nacionalista sérvio. O homicídio marcou o começo da Grande Guerra 1914-18.

1927 – O professor e neurocirurgião Egas Moniz, que viria a ser Prémio Nobel da Medicina em 1949, fez a primeira angiografia cerebral.

1959 – Foi inaugurado o atual Estádio 1º de Maio, em Lisboa.

1969 – Travou-se a que ficou conhecida como Batalha de Stonewall, em Nova Iorque. Tudo começou com um ataque policial a um grupo de homossexuais e a data passou a assinalar o Dia Internacional do Orgulho Gay

1984 – A vila do Barreiro foi elevada à categoria de cidade.

1985 — Fou criada a UCCLA — União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa.

– Os CTT-TLP completaram a automatização da rede telefónica portuguesa com a eliminação dos últimos 4.300 telefones manuais.

1998 – Realizou-se o primeiro referendo em Portugal, com a rejeição do alargamento das situações em que a interrupção voluntária da gravidez poderia ser despenalizada.

1999 – João Paulo II assinou o decreto para a beatificação de Francisco e Jacinta Marto, que acabaram por ser santificados em 2017 pelo Papa Francisco

2005 – Morreu Mário Caetano Pereira, aos 73 anos. Foi médico, pioneiro da cirurgia vascular e dos transplantes renais e hepáticos, em Portugal.

2007 – Mário Soares foi indigitado pelo governo para presidir à Comissão de Liberdade Religiosa, substituindo no cargo o social-democrata Menéres Pimentel.

– A Comissão Europeia incluiu a TAAG, Linhas Aéreas de Angola, na “lista negra” de companhias áreas impedidas de voar no espaço europeu.

– Dina Rodrigues, a luso-descendente que em junho de 2005 tinha contratado quatro homens para assassinarem uma criança de seis meses, foi condenada a prisão perpétua pelo Supremo Tribunal da Cidade do Cabo, África do Sul.

2008 – A CGTP promoveu 17 manifestações e concentrações nas capitais de distrito do País, no âmbito de uma “ação geral de protesto e luta” descentralizada contra a revisão do Código do Trabalho e o agravamento das condições de vida. Em Lisboa, cerca de 30 mil saíram para a rua

– A Polícia Judiciária recolheu sete cápsulas de bala e outros vestígios próximo do Pavilhão Arena, em Portimão, alvejado durante a noite quando decorria um jantar do PS/Algarve, que contou com a presença do primeiro-ministro José Sócrates

2010 – Morreu, aos 77 anos, o dramaturgo, poeta, crítico, ensaísta e artista plástico Jorge Guimarães.

2014 – Os sérvios boicotaram as cerimónias que assinalaram o centenário do inicio da 1ª Guerra Mundial.

2015 – Pedro Proença foi eleito Presidente da Liga de Clubes

2016 – Morreu a deputada trabalhista Jo Cox, que tinha sido atingida a tiro e esfaqueada na província de Yorkshire. Tina 41 anos e defendia a permanência do Reino Unido na União Europeia. Testemunhas presentes no local do ataque relataram que o agressor terá gritado “Britian First” durante e depois do ataque.

2017 – O concerto “Juntos por Todos”, que decorreu em solidariedade com as vítimas dos fogos florestais, angariou 1,153 milhões de euros, revertendo a favor da União de Misericórdias Portuguesas para reforçar o apoio às populações afetadas.

================.

Este é o centésimo septuagésimo nono dia do ano. Faltam 186 dias para o termo de 2018.

Pensamento do dia: “A fingida caridade do rico não passa de mais um luxo. Ele alimenta os pobres como cães e cavalos”. Jean-Jacques Rousseau (1712-1778), filósofo e escritor francês.

Marcado como