Cruzeiro

De Odivelas para o Mundo

Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Via Aberta

20:00 23:59

Atual

Via Aberta

20:00 23:59


EFEMÉRIDES: 28 DE JANEIRO -SOARES CARNEIRO MORREU HÁ CINCO ANOS

Escrito por em Janeiro 28, 2019

EFEMÉRIDES

28 de janeiro

1641 – Realizaram-se as primeiras Cortes portuguesas após a restauração da independência em 1640.

1835 – D. Maria II casou-se com o príncipe Augusto do Lichenstein.

1887 – Começou a construção da Torre Eifel em Paris, no local onde, três anos depois seria realizada a Exposição Universal.

1898 – Morreu Hermenegildo Capelo. Oficial da Marinha e explorador do continente africano participou com Roberto Ivens na célebre travessia entre Angola e a costa do Índico

1908 – Foram presos os republicanos Afonso Costa, Egas Moniz, João Chagas e António José de Almeida

1912 – Começou, em Lisboa, uma greve de apoio aos assalariados rurais do Alentejo, que tinham iniciado uma paralisação dias antes.

1916 – Nasceu em Melo, no concelho de Gouveia, o escritor Vergilio Ferreira. Professor de universidade, foi como escritor e sobretudo com “Manhã Submersa” e “Aparição” que mais se distinguiu. O seu nome continua actualmente associado à literatura através da atribuição do Prémio Vergílio Ferreira. A sua vasta obra, geralmente dividida em ficção, ensaio e diário, costuma ser agrupada em dois períodos literários: o Neo-Relismo e o Existencialismo. Em 1992 foi galardoado com o Prémio Camões e há uma escola em Carnide e uma biblioteca em Gouveia com o seu nome.

1924 – Morreu Teófilo Braga. Foi professor, escritor, politico, filólogo e militante republicano. Foi também o primeiro presidente do Governo provisório da 1ª República e o segundo Presidente da Republica Portuguesa.

1935 – A Islândia despenalizou a interrupção voluntária da gravidez, tendo sido o primeiro pais do Mundo da fazê-lo.

1949 – Foi criado o Conselho da Europa.

1975 – A Assembleia do MFA sancionou a unicidade sindical em Portugal.

1983 – Morreu, no Rio de Janeiro, o cineasta Chianca de Garcia.

1990 – Rosa Mota, à altura campeã olímpica, venceu a Maratona de Osaka, no Japão.

1993 – Morreu, com 61 anos, o ator Amilcar Botica

1995 – Torres Couto abandonou a liderança da União Geral dos Trabalhadores. Sucedeu-lhe João Proença.

2001- Morreu o poeta Egito Gonçalves

2002 – Em Abrantes foi criado o primeiro Banco do Tempo,  um sistema de troca de serviços por tempo, e uma das ferramentas da economia solidária economia para o desenvolvimento económico e social.

2004 – Os prémios do Pen Clube Português de Ficção, Poesia, Ensaio e Primeira Obra, foram entregues, respetivamente, a Mafalda Ivo Cruz, João Rui de Sousa, Rui Estrada e Frederico Lourenço.

2008 – A frente ribeirinha de Lisboa passou a estar sob gestão camarária, nos termos de um protocolo assinado entre o Governo e a autarquia.

2009 – Morreu António Maria Pereira, advogado e deputado do PSD na Assembleia da República. Tinha 84 anos à data da sua morte e foi o fundador da histórica editora Parceria AM Pereira.

2014 – O Ministério da Solidariedade, Emprego e Segurança Social anunciou um investimento de 1.300 milhões de euros para apoiar a formação e criação de emprego jovem no âmbito do programa “Garantia Jovem”.

– Morreu, aos 86 anos, vitima de doença prolongada, António Soares Carneiro, ex- Chefe do Estado Maior das Forças Armadas e candidato presidencial em 1986.

2017 – Os pais dos alunos do Liceu Pedro Nunes, em Lisboa, mostraram-se indignados com o Ministério da Educação por causa de um livro de Valter Hugo Mãe, que incluía linguagem de caráter sexual explicito e que fazia parte do Plano Nacional de Leitura.

………………..

Este é o vigésimo oitavo dia do ano. Faltam 339 dias para o final de 2019.

Pensamento do dia: “O orgulho é desprovido de alma e, no entanto, em tudo a imita” Agustina Bessa-Luis (1922), escritora portuguesa.

Marcado como