Cruzeiro

De Odivelas para o Mundo

Current track

Title

Artist

Current show

Ecos do Bairro

12:00 13:00

Current show

Ecos do Bairro

12:00 13:00


EFEMÉRIDES: 27 DE OUTUBRO – DATA DA PRISÃO DE FERNANDO LOPES GRAÇA, EM DIA DE EXAME NO CONSERVATÓRIO

Written by on Outubro 27, 2017

EFEMÉRIDES

27 de outubro

Dia Mundial para a Herança Audiovisual e Dia Nacional da Desburocratização.

Feriado Municipal em Lagos

1811 – Nasceu Isaac Singer, que viria a ser o inventor da máquina de costura.

1931 – O compositor português Fernando Lopes Graça foi preso pela polícia política da Ditadura, durante os exames finais do Conservatório Nacional. Mesmo assim, o compositor concluiria as provas e classificou-se em primeiro lugar. Fernando Lopes Graça, considerado um dos maiores maestros e compositores portugueses do século XX. Tinha fundado em Tomar, a sua terra natal, o semanário republicano “A Acção” e por isso foi enviado para o Aljube e a seguir desterrado para Alpiarça. Em 1934 concorreu a uma bolsa de estudo, na área da música, para Paris. Ganhou o concurso mas a decisão do Júri foi anulada por ordem da polícia política. Em Setembro de 1935 voltou de novo preso e enviado para o Forte de Caxias. Depois de libertado partiu para França por conta própria, aproveitando para ampliar os seus conhecimentos musicais, estudando Composição e Orquestração com Koechlin. Em 1940 foi-lhe proposto dirigir os Serviços de Música da Emissora Nacional. Não chegou a tomar posse do cargo porque recusou assinar a declaração de “repúdio activo do comunismo e de todas as ideias subversivas” que, então, era exigida a todos os funcionários públicos. Cinco anos depois integrou o Movimento de Unidade Democrática, do qual virá a ser dirigente e criou o Coro do Grupo Dramático Lisbonense, mais tarde Coro da Academia dos Amadores de Música e após a sua morte o coro foi renomeado Coro Lopes-Graça da Academia de Amadores de Música como forma de homenagem. As Canções Regionais Portuguesas e as Canções Heróicas foram cantadas pelo Coro por todo o país, numa altura em que Fernando Lopes Graça aderiu ao Partido Comunista Português.

1949 – O Prémio Nobel da Medicina foi atribuído ao professor e investigador Egas Moniz, em reconhecimento pelo seu trabalho em prol do desenvolvimento da leucotomia pré-frontal. A 14 de Março de 1939, sofreu um atentado no seu consultório, quando um doente mental, engenheiro agrónomo de 28 anos, que, no culminar de uma crise de paranóia, o alvejou com oito tiros, dos quais cinco o atingiram na mão direita, no tórax e na coluna vertebral. Foram-lhe retiradas três balas, mas uma ficou alojada na coluna dorsal. Apesar da gravidade dos ferimentos, Egas Moniz conseguiu recuperar por completo, sem qualquer sequela física.

1974 – Começaram, em Portugal, as Campanhas de Dinamização Cultural, para “cumprir o programa do MFA e colocar as Forças Armadas ao serviço de um projeto de desenvolvimento do Povo Português”.

1995 – Mário Soares recebeu o Prémio Príncipe das Astúrias de Cooperação Internacional.

2004 – À data comentador televisivo, Marcelo Rebelo de Sousa prestou declarações na Alta Autoridade para a Comunicação Social, sobre o processo de saída da TVI.

2005 – O Tribunal da Relação deu provimento ao recurso do jornalista Manso Preto, absolvendo-o do crime de desobediência, a que fora condenado, por se recusar a revelar fontes.

2006 – O Governo decide reduzir as transferências orçamentais para a Madeira, nos cinco anos seguintes, por ter sido apurado um défice adicional nas contas da região.

– Luís Filipe Vieira foi reeleito presidente do Sport Lisboa e Benfica, enquanto o  ex-presidente do Vale e Azevedo foi condenado, em cúmulo jurídico, a sete anos e meio de prisão por falsificação de documentos e burla qualificada, no processo que envolve a família Dantas da Cunha, embora tinha sido  absolvido do crime de abuso de confiança fiscal.

2007 – O piloto Bruno Magalhães conquista pela 1ª vez o título de campeão nacional de ralis, ao vencer o Rali de Mortágua, sétima e penúltima prova do campeonato

2008 – Cristiano Ronaldo foi eleito o melhor futebolista do ano pela FIFPro, tornando-se o primeiro não brasileiro a conquistar o prémio instituído pelo sindicato internacional dos jogadores de futebol

2013 – Morreu o músico compositor e guitarrista norte-americano Lou Reed. Contava 71 anos.

2014 – Luis Duque, antigo dirigente do Sporting foi eleito, sem o apoio do seu clube, presidente da Liga Portuguesa Profissional de Futebol, com uma vitória expressiva, sucedendo assim a Mário Figueiredo.

2016 – Morreu Jaime Fernandes, aos 69 anos, em Lisboa. Jornalista e radialista de referência foi o criador do célebre programa “Oceano Pacífico” na Renascença e na RFM. Foi também Jaime Fernandes que criou a Antena 3 e numa fase posterior chegou mesmo a ser administrador da RDP durante cinco anos. À altura da sua morte era o provedor do telespectador da RTP

– Morreu João Lobo Antunes, aos 72 anos, vítima de doença prolongada. À data da sua morte presidia ao Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida. Licenciado em Medicina pela Faculdade de Medicina de Lisboa foi professor catedrático e foi também o primeiro médico da história a implantar um olho eletrónico num cego.

==============.

Este é o tricentésimo dia do ano. Faltam 65 dias para o termo de 2017.

Pensamento do dia: “Tornam-nos pobres porque a nossa única riqueza é ver”. Fernando Pessoa/Alberto Caeiro (1888-1935), poeta português.

Tagged as