Cruzeiro

De Odivelas para o Mundo

Current track

Title

Artist

Current show

Liqquid Grooves

14:00 15:00

Current show

Liqquid Grooves

14:00 15:00


EFEMÉRIDES: 27 DE NOVEMBRO – FAZ 4 ANOS QUE MORREU SOUSA VELOSO

Written by on Novembro 27, 2018

EFEMÉRIDES

27 de novembro

1895 – Foi lavrado num notário de Paris o testamento de Nobel, que instituiu os prémios com o seu nome. A primeira edição decorreria em 1901.

1955 – Morreu em Lisboa, o compositor e musicólogo Luis de Freitas Branco, que foi o autor de “Paraísos Artificiais”. Em outubro de 1930 foi feito Oficial da Ordem Militar de Sant’Iago da Espada. Depois, a partir de 1940 foi acusado de “irreverente” por se comportar de maneira “imprópria” nas aulas e por fatos da vida familiar, sendo constituído arguido num processo do qual resultaria a sua suspensão como docente no Conservatório. Realizou a partir de então, palestras na Emissora Nacional e manteve tertúlias com um grupo de discípulos. Está sepultado no cemitério dos Prazeres em Lisboa.

1975 – Controlada a sublevação militar da antevéspera o general Ramalho Eanes foi nomeado Chefe do Estado-Maior do Exército, enquanto os generais Carlos Fabião e Otelo Saraiva de Carvalho foram destituídos, respetivamente, dos cargos de Chefe de Estado Maior do Exército e do Comando Operacional do Continente.

– O VI Governo provisório liderado por Pinheiro de Azevedo, devolveu a Rádio Renanscença à Igreja Católica.

1986 – Foi extinto o papel selado, que fora introduzido em Portugal em 1660, entretanto abolido em 1668 e retomado em janeiro de 1804.

1991 – A escritora Natália Correia recebeu a Ordem da Liberdade.

1992 – Saiu o último número do semanário O Jornal. Tinha sido fundado em 1975 por um grupo de 14 jornalistas. Com uma tiragem de 80 mil exemplares no início dos anos 80 chegou a ser um dos mais lidos ni país. No seu lugar haveria de surgir a revista Visão.

1994 – Morreu o compositor Fernando Lopes Graça, com 82 anos. Foi um dos mais importantes nomes da música portuguesa do século XX

2001 – Morreu Margot Dias, aos 93 anos. Foi pioneira da antropologia em Portugal.

2006 – Morreu Rui Pereira. Tinha 60 anos, foi médico, resistente antifascista, figura emblemática do movimento estudantil nos anos 60 e fundador dos Comités de Luta Anticolonialista.

– A Fundação Calouste Gulbenkian disponibilizou 450 mil euros, a partir do ano seguinte, para o Plano Nacional de Leitura, no âmbito de um protocolo assinado com o Ministério da Educação.

2009 – A matemática Irene Fonseca foi eleita presidente da Sociedade de Matemática Aplicada e Industrial, sediada em Filadélfia, sendo a primeira vez que um português presidiu àquela instituição, que foi fundada em 1952.

2011 – O Fado foi considerado Património Imaterial da Humanidade. A candidatura da canção nacional portuguesa foi aprovada durante o VI Comité Intergovernamental da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura. Foi como expressão da identidade e cultura do País que a UNESCO fez a distinção. O processo foi avaliado como exemplar.

2014 – Morreu o engenheiro agrónomo José Sousa Veloso, aos 88 anos. Foi o apresentador do programa de televisão “TV Rural”, que foi emitido durante 31 anos num total de 1500 horas de emissão. Sousa Veloso nasceu em 1926 e licenciou-se em Agronomia em 1954. Trabalhou no Ministério da Agricultura e esteve à frente da realização de pequenos filmes dirigidos a agricultores. No final de cada programa, Sousa Veloso terminava sempre com um: “Despeço-me, com amizade. Até ao próximo programa”.

2015 – O primeiro dia do governo socialista de António Costa, ficou marcado pelo adiamento de várias votações, que deixavam a nu as divergências entre os partidos da esquerda. Sobretaxa do IRS, salários da Função Pública e concessões dos transportes dividiam PS, Bloco de Esquerda, Partido Comunista e “Os Verdes”, apesar do consenso no que dizia respeito à recuperação económica do país.

2016 – O alemão Nico Rosberg, em Mercedes conquistou pela primeira vez o título do Mundial de Fórmula 1, ao concluir o Grande Prémio de Abu Dhabi na segunda posição.

– Morreu o ator Carlos Santos.

2017 – O Natal voltou a ser usado pelo Estado Islâmico como cenário de ameaça. A organização terrorista planeava realizar ataques nas cidades europeias em vésperas das festividades cristãs, segundo a agência internacional privada BlackOps Cyber, que intercetou imagens ameaçadoras de um serviço de mensagens instantâneas usado por terroristas.

………………………………

Este é o tricentésimo trigésimo primeiro dia do ano. Faltam 34 dias para o final de 2018.

Pensamento do dia: “ Passam tragicamente na vida os que não encontram satisfação na mentira burguesa das convenções sociais”. Luis de Freitas Branco (1890-1955), compositor português.

 

                                                                          Engº Sousa Veloso

Tagged as