Cruzeiro

De Odivelas para o Mundo

Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Cruzeiro da Noite

00:00 08:00

Atual

Cruzeiro da Noite

00:00 08:00


EFEMÉRIDES: 27 DE MARÇO – DIA MUNDIAL DO TEATRO

Escrito por em Março 27, 2019

EFEMÉRIDES

27 de março

Dia Mundial do Teatro, Dia Mundial dos Assistentes Sociais e Dia Nacional do Dador de Sangue.

1713 – Foi assinado o Tratado de Utrecht, pelo qual a Espanha concordou com a cedência de Gibraltar e Minorca ao Reino Unido.

1781 – O intendente-geral Pina Manique impôs a obrigatoriedade da inspeção sanitária a casas de prostituição.

1929 – Foi  reformada  a política de crédito do estado. A Caixa Geral de Depósitos passou a integrar os serviços de crédito e previdência de conta do tesouro ou dos cofres públicos.

1945 – O general norte-americano Dwight Eisenhower comunicou a derrota das forças nazis, na frente Ocidental..

1961 – Reuniram os altos comandos militares portugueses, sob a presidência do, então, ministro da Defesa, Botelho Moniz, para preparar a “Abrilada”, uma tentativa de golpe ditador Oliveira Salazar.

1975 – Foi criado o IPE, Instituto de Participações do Estado.

1985 – Morreu a fadista portuguesa Maria Albertina. Tinha 75 anos. Ainda jovem começou por cantar em Ovar, a sua terra natal, mas foi em Lisboa que iniciou a sua carreira artística após ser descoberta pelo maestro Macedo de Brito. Estreou-se em 1930 na opereta História do Fado, ao lado de Berta Cardoso e Maria das Neves. No cinema participou em A Canção de Lisboa, Bocage e Vendaval Maravilhoso. Os seus maiores sucessos musicais foram “Voz do Povo“, “Tricanas de Ovar“, “Fado Meu Filho” e “Bailarico Saloio“. Maria Albertina foi mãe do locutor Cândido Mota.

1995 – O Prémio Camões foi atribuído ao escritor brasileiro Jorge Amado.

1996 – A Câmara de Lisboa atribuiu o nome do ator Mário Viegas à Sala-estúdio do Teatro de São Luiz.

2004 – A polícia espanhola localizou, em Laganés, nos arredores de Madrid, a casa onde foram preparados os atentados do dia 11 de março.

– A seleção portuguesa de râguebi sagrou-se campeã europeia, com um triunfo sobre a Rússia, por 19-18. Foi o primeiro título europeu da modalidade para a equipa portuguesa.

2006 – Dois meses após a sua criação foram apresentadas as medidas do Programa de Simplificação Administrativa e Legislativa Simplex.

2008 — A Assembleia da República rejeitou um projeto do Bloco de Esquerda que previa o divórcio a pedido de um dos cônjuges e aprovou um diploma que reduziu de três para um ano o prazo para requerer o divórcio litigioso.

– Morreu, aos 80 anos, o jornalista Horácio Caio. Foi o primeiro repórter de guerra de televisão em Portugal.

2013 – A candidatura do cante alentejano a Património Cultural Imaterial da Humanidade deu formalmente entrada no comité internacional da UNESCO.

2016 – Pelo menos 72 pessoas morrem e dezenas ficam feridas numa explosão ocorrida em Lahore, a segunda maior cidade do Paquistão. O grupo talibã Jamaat ul Ahrar reivindicou o atentado.

2017 – A candidata da extrema-direita francesa Marine Le Pen afirmou que, se for eleita presidente da França, a União Europeia “vai morrer”, porque “as pessoas já não a querem”.

2018 – A extrema violência do ataque levado a cabo por um grupo de motards dos Hells Angels a elementos dos rivais do grupo Los Bandidos, ligados ao ex-skinhead Mário Machado, deixou as autoridades preocupadas a temerem represálias, uma vez que Mário Machado deixou no ar a ideia de uma possível vingança.

=============.

Este é o octogésimo sexto dia do ano. Faltam 279 dias para o final de 2019.

Pensamento do dia: “Olha para trás e sorri dos perigos passados”. Sir Walter Scott (1771-1832), escritor escocês.

Marcado como