Cruzeiro

De Odivelas para o Mundo

Current track

Title

Artist

Current show

Cruzeiro da Noite

00:00 08:00

Current show

Cruzeiro da Noite

00:00 08:00


EFEMÉRIDES: 27 DE JUNHO – DIA NACIONAL DO GUARDA PRISIONAL

Written by on Junho 27, 2018

EFEMÉRIDES

27 de junho

Dia Nacional do Guarda Prisional e Dia Mundial do Yoga

1850 – Foi fundada a Associação dos Operários,  a primeira organização portuguesa de trabalhadores, e também o jornal “O Eco dos Operários”.

1892 – Foi assinado o contrato definitivo entre o  Estado e a Companhia de Carris de Ferro de Lisboa.

1934 — Morreu, no degredo, em Cabo Verde, o general Sousa Dias, que foi o líder da revolta de fevereiro de 1927 contra a ditadura militar.

1953 – Foi promulgada a Lei Orgânica do Ultramar Português, que eliminou a denominação de Império Colonial, passando aqueles territórios a ser designados como   Províncias Ultramarinas.

1969 – Aumentava a contestação à guerra do Vietname, nos EUA, com a primeira publicação, na revista Life, de fotografias de soldados norte-americanos mortos, Só na semana anterior os EUA tinham registado 243 baixas militares.

1976 – Realizaram-se as primeiras eleições livres, por sufrágio universal, para a Presidência da República Portuguesa, que resultaram na eleição de António Ramalho Eanes. Na mesma altura realizara-se também as primeiras eleições regionais, nos Açores e na Madeira.

1980 – A Assembleia da República aprovou os projetos de Estatuto de Autonomia das Regiões dos Açores e da Madeira.

1983 – O Brasil ofereceu a Portugal o astrolábio que pertencera ao galeão Sacramento, afundado em 1668, ao largo da Baía.

1997 — A Parada do Orgulho Gay realizou-se na Europa pela primeira vez.

2000 – Portugal assinou, em Garching, Alemanha, a adesão ao Observatório Europeu do Sul.

2001 – Morreu, em Los Angeles, o actor norte-americano Jack Lemmon, aos 76 anos. Foi protagonista de “O Apartamento”, “Missing”, “Síndrome da China”.

2005 – Numa alteração ao Código da Estrada passou a ser obrigatório o uso de coletes refletores.

– Foi assinado o contrato para a recuperação da zona turística de Tróia, com concessão de licença de jogo à Sonae.

2006 – A Assembleia parlamentar do Conselho da Europa aprovou o relatório que implicava 14 países europeus, entre os quais Portugal, nos voos secretos da CIA.

–  Francis Obikwelu foi reconhecido campeão europeu dos 100 metros, pela Federação Europeia de Atletismo, depois da anulação dos resultados do britânico Dwain Chambers, por uso de doping.

2007 – Nasceu o primeiro bebé português concebido por Maturação In Vitro, uma tecnologia de Procriação Medicamente Assistida.

2008 – O barco Earthrace, movido exclusivamente a biocombustível português e construído em 2006 na Nova Zelândia, terminou a volta ao mundo, em Valência, completando a viagem em 61 dias e batendo o recorde de circum-navegação do globo em 75 dias

2010 – Morreu, aos 69 anos, o ator Luís Zagallo.

2014 – Um apagão interrompeu o discurso de Maduro na TV, quando este falava sobre a falta de luz na Venezuela.

– O Governo de Pedro Passos Coelho ordenou a suspensão do PDM nos concelhos abrangidos pelas barragens a construir no Alto Tâmega.

2015 – Portugal esmagou a Alemanha por 5-0 e classificou-se para a final do Europeu de sub-21

2016 – A estreante Islândia surpreendeu e derrotou a Inglaterra por 2-1 em Nice e apurou-se para os quartos de final do Mundial.

– Pela primeira vez na história da Igreja, o Papa defendeu que os católicos devem um pedido de desculpas aos homossexuais.

2017 – Antropólogas das Universidades de Coimbra e de Évora descobriram, em Estremoz, três esqueletos do período medieval que indicam a existência de “punição judicial através da amputação das mãos e dos pés, perto da morte”. Segundo as investigadoras, as ossadas correspondem a três jovens do sexo masculino, com idades compreendidas entre os 18 e os 35 anos.

==============.

Este é o centésimo septuagésimo oitavo dia do ano. Faltam 187 dias para o termo de 2018.

Pensamento do dia: “Tem ideia de quanto mal nos fazemos por essa maldita necessidade de falar?” Luigi Pirandello (1867-1936), escritor italiano.

Tagged as