EFEMÉRIDES: 27 DE JUNHO – DIA NACIONAL DO GUARDA PRISIONAL
Escrito por ARCO em Junho 27, 2018
EFEMÉRIDES
27 de junho
Dia Nacional do Guarda Prisional e Dia Mundial do Yoga
1850 – Foi fundada a Associação dos Operários, a primeira organização portuguesa de trabalhadores, e também o jornal “O Eco dos Operários”.
1892 – Foi assinado o contrato definitivo entre o Estado e a Companhia de Carris de Ferro de Lisboa.
1934 — Morreu, no degredo, em Cabo Verde, o general Sousa Dias, que foi o líder da revolta de fevereiro de 1927 contra a ditadura militar.
1953 – Foi promulgada a Lei Orgânica do Ultramar Português, que eliminou a denominação de Império Colonial, passando aqueles territórios a ser designados como Províncias Ultramarinas.
1969 – Aumentava a contestação à guerra do Vietname, nos EUA, com a primeira publicação, na revista Life, de fotografias de soldados norte-americanos mortos, Só na semana anterior os EUA tinham registado 243 baixas militares.
1976 – Realizaram-se as primeiras eleições livres, por sufrágio universal, para a Presidência da República Portuguesa, que resultaram na eleição de António Ramalho Eanes. Na mesma altura realizara-se também as primeiras eleições regionais, nos Açores e na Madeira.
1980 – A Assembleia da República aprovou os projetos de Estatuto de Autonomia das Regiões dos Açores e da Madeira.
1983 – O Brasil ofereceu a Portugal o astrolábio que pertencera ao galeão Sacramento, afundado em 1668, ao largo da Baía.
1997 — A Parada do Orgulho Gay realizou-se na Europa pela primeira vez.
2000 – Portugal assinou, em Garching, Alemanha, a adesão ao Observatório Europeu do Sul.
2001 – Morreu, em Los Angeles, o actor norte-americano Jack Lemmon, aos 76 anos. Foi protagonista de “O Apartamento”, “Missing”, “Síndrome da China”.
2005 – Numa alteração ao Código da Estrada passou a ser obrigatório o uso de coletes refletores.
– Foi assinado o contrato para a recuperação da zona turística de Tróia, com concessão de licença de jogo à Sonae.
2006 – A Assembleia parlamentar do Conselho da Europa aprovou o relatório que implicava 14 países europeus, entre os quais Portugal, nos voos secretos da CIA.
– Francis Obikwelu foi reconhecido campeão europeu dos 100 metros, pela Federação Europeia de Atletismo, depois da anulação dos resultados do britânico Dwain Chambers, por uso de doping.
2007 – Nasceu o primeiro bebé português concebido por Maturação In Vitro, uma tecnologia de Procriação Medicamente Assistida.
2008 – O barco Earthrace, movido exclusivamente a biocombustível português e construído em 2006 na Nova Zelândia, terminou a volta ao mundo, em Valência, completando a viagem em 61 dias e batendo o recorde de circum-navegação do globo em 75 dias
2010 – Morreu, aos 69 anos, o ator Luís Zagallo.
2014 – Um apagão interrompeu o discurso de Maduro na TV, quando este falava sobre a falta de luz na Venezuela.
– O Governo de Pedro Passos Coelho ordenou a suspensão do PDM nos concelhos abrangidos pelas barragens a construir no Alto Tâmega.
2015 – Portugal esmagou a Alemanha por 5-0 e classificou-se para a final do Europeu de sub-21
2016 – A estreante Islândia surpreendeu e derrotou a Inglaterra por 2-1 em Nice e apurou-se para os quartos de final do Mundial.
– Pela primeira vez na história da Igreja, o Papa defendeu que os católicos devem um pedido de desculpas aos homossexuais.
2017 – Antropólogas das Universidades de Coimbra e de Évora descobriram, em Estremoz, três esqueletos do período medieval que indicam a existência de “punição judicial através da amputação das mãos e dos pés, perto da morte”. Segundo as investigadoras, as ossadas correspondem a três jovens do sexo masculino, com idades compreendidas entre os 18 e os 35 anos.
==============.
Este é o centésimo septuagésimo oitavo dia do ano. Faltam 187 dias para o termo de 2018.
Pensamento do dia: “Tem ideia de quanto mal nos fazemos por essa maldita necessidade de falar?” Luigi Pirandello (1867-1936), escritor italiano.