Cruzeiro

De Odivelas para o Mundo

Faixa Atual

Título

Artista


EFEMÉRIDES: 27 DE FEVEREIRO – DATA DA CONQUISTA DE GOA.

Escrito por em Fevereiro 27, 2019

EFEMÉRIDES

27 de fevereiro

1500 — Nasceu o humanista João de Castro. Foi o autor de “Décadas”, vice-rei da Índia.

1510 – Afonso de Albuquerque conquistou Goa.

1754 – Morreu Tomás de Almeida. Foi o primeiro cardeal de Lisboa.

1801 – A Espanha declarou guerra a Portugal, no âmbito da aliança com a França de Napoleão Bonaparte.

1842 – Foi reforçado o carácter autoritário da Carta Constitucional. O Senado português deixou de ser eleito, passando a ser constituído por nomeação régia.

1893 – O Governo regenerador de Hintze Ribeiro amnistiou os dirigentes republicanos João Chagas, Alves da Veiga e Sampaio Bruno.

1907 – Começou, em Coimbra, a discussão da tese em Direito de José Eugénio Dias Ferreira, que dedicara o trabalho a Teófilo Braga e à República. A reprovação deu origem à greve académica designada por “Revolta do Grelo”.

1932 – Nasceu, em Londres, a atriz Elizabeth Taylor. Filha de pais norte-americanos, notabilizou-se na 7ª. arte, interpretando papéis inesquecíveis em filmes como Gata em Telhado de Zinco Quente de 1958, Cleópatra de 1963 e Quem tem medo de Virgínia Woolf? em 1966.

1933 – Nasceu o poeta português Ruy Belo.

1950 — A Índia apresentou a Oliveira Salazar a primeira proposta de negociação para a reintegração dos territórios de Goa, Damão e Diu. A proposta acabou por ser recusada.

1961 – Exilado no Brasil, o general Humberto Delgado contestou, em público, a política colonial de Oliveira Salazar.

1975 – Foi aprovada a construção do Complexo Petroquímico de Sines.

1983 – Mota Pinto, Eurico de Melo e Nascimento Rodrigues assumiram a direção colegial do PSD, no X Congresso. Francisco Pinto Balsemão foi afastado da liderança.

1987 – Foi publicado o estatuto dos Objetores de Consciência.

1992 – Morre o editor Fernando Ribeiro de Mello. Foi o fundador das Edições Afrodite.

2003 – Os Quinze chegaram a acordo sobre “o primeiro instrumento de imigração legal”, projeto de directiva sobre o direito de reunificação familiar de imigrantes.

2006 – A Sonaecom entregou o pedido de registo da OPA sobre a Portugal Telecom e PTM na Comissão do Mercado de Valores Mobiliários, uma operação que não chegaria a ser realizada.

2007 — A API e a Companhia Nacional Gás da Rússia assinaram protocolo para instalar uma fábrica de produção de etileno em Sines.

2008 – Trinta e quatro Ordens e Associações de Advogados de todo o mundo, incluindo a Ordem dos Advogados Portugueses, exigem ao Presidente norte-americano, George Bush, o encerramento da prisão de Guantanamo

2009 – A Federação Nacional dos Professores entregou a primeira de três providências cautelares para a suspensão do processo de avaliação de desempenho dos docentes.

2013 – Os contribuintes portugueses passaram a ter 15 dias para informar a Autoridade Tributária de alterações ao seu registo fiscal, como a mudança de morada, e quem ultrapassar esse prazo passou a arriscar multas entre 75 a 375 euros.

2014 – Os 85 quadros de Miró do antigo Banco Português de Negócios regressaram a Lisboa e ficaram depositados num cofre-forte da Caixa Geral de Depósitos

2015 – António Costa enviou uma SMS aos militantes do Partido Socialista para justificar o discurso que fez perante a comunidade chinesa e onde afirmou que Portugal estava melhor do que em 2011 e que levou à desfiliação do fundador do PS Alfredo Barroso.

2017 – Uma bomba em elevado estado de corrosão foi recolhida por uma embarcação de pesca, ao largo da Nazaré, e transportada para o porto.

2018 – A menos de um mês do fina do primeiro semestre, havia ainda 60 mil universitários a aguardar uma resposta por parte dos serviços para saberem se terão ou não direito a bolsa de estudo este ano letivo.

================.

Este é o quinquagésimo oitavo dia do ano. Faltam 307 dias para o termo de 2019.

Pensamento do dia: “Não é bem que os homens honrados se façam verdugos dos seus semelhantes”. Miguel de Cervantes (1547-1616), escritor espanhol.

Marcado como