Cruzeiro

De Odivelas para o Mundo

Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Savana

11:00 13:00

Atual

Savana

11:00 13:00


EFEMÉRIDES: 27 DE AGOSTO – FAZ 10 ANOS QUE MORREU MANUEL SIMÕES

Escrito por em Agosto 27, 2018

EFEMÉRIDES

27 de agosto

Feriado Municipal em Vila Velha de Ródão. É um feriado móvel que se cumpre na quarta segunda-feira de agosto.

1576 – Data provável da morte de Ticiano, artista veneziano da Renascença.

1912 – Apareceu a primeira aventura de Tarzan, da autoria de  Edgar Rice Burroughs, um redator publicitário de Chicago.

1928 – Realizou-se o primeiro voo, em teste, de um avião a jacto.

1974 – Foi publicada a regulamentação da Lei da Greve.

1975 – Vinte e quatro jornalistas do Diário de Notícias foram expulsos, em plenário de trabalhadores. Eram os tempos do Verão Quente e hé várias fontes que ligam José Saramago, à altura Diretor do matutino ao saneamento dos jornalistas.

1984 – O Pavilhão dos Desportos, em Lisboa, passou a designar-se Pavilhão Carlos Lopes.

2002 – A magistrada Maria José Morgado pediu a demissão da Direção Central para o Combate à Corrupção Fraudes e Infrações Económicas e Financeiras da Policia Judiciária.

2003 – Abriu a 60ª edição do Festival de Cinema de Veneza, com a exibição da película “Um Filme Falado”, de Manoel de Oliveira.

– Marte atingiu a sua maior proximidade do planeta Terra nos últimos 60 mil anos, passando a 55,76 milhões de Km do nosso planeta. O fenómeno só voltará a repetir-se no final do século XXIII

2004 – O Governo português deu orientações àas autoridades portuárias para que o barco Born Diep da organização Woman of Waves,defensora da descriminalização da interrupção voluntária da gravidez, não entrasse em águas territoriais portuguesas.

2006 – A série “24” conquistou os prémios de melhor série dramática, melhor ator e melhor realização na 58ª edição dos prémios Emmy.

2007 – O atleta odivelense Nelson Évora sagrou-se campeão mundial do triplo salto, com a marca de 17,74 metros, à terceira tentativa , o que lhe permitiu melhorar em 23 centímetros o seu antigo record nacional.

2008 – Morreu, em Lisboa, aos 91 anos, o editor discográfico Manuel Simões, que lançou nomes do fado como Alfredo Marceneiro e Anita Guerreiro. Natural de Pedrógão Grande, Manuel Simões tornou-se empresário em 1934, tendo inaugurado a sua própria fábrica de discos na década de 1950, em Vila Franca de Xira. A partir dos anos 60 do século passado, Manuel Simões dedicou-se praticamente, em exclusivo, ao comércio a retalho de discos, na Discoteca do Carmo, em Lisboa, já desactivada.

2010 – Simão Sabrosa renunciou à Seleção Nacional, numa missiva endereçada ao presidente da Federação Portuguesa de Futebol.

2014 – Telma Monteiro conquistou a medalha de prata no Mundial de Judo, que se realizou na Russia.

2015 – A Qatar Airways decidiu flexibilizar as regras no que diz respeito à gravidez das suas funcionárias de cabine e deixou de as despedir, passando a coloca-las em terra.

2016 – João Mário transferiu-se do Sporting para o Inter de Milão, num negócio que envolveu 45 milhões de euros.

2017 – O Governo venezuelano recusou revalidar as licenças e com isso obrigou ao encerramento de mais duas rádios privadas.

…………………………

Este é o ducentésimo trigésimo nono dia do ano. Faltam 126 dias para o final de 2018.

Pensamento do dia “Dai-me a liberdade absoluta de pensar, falar e argumentar, de acordo com a minha consciência, acima de todas as liberdades” John Milton (1607-79), escritor inglês.

                                                                             Manuel Simões

Marcado como