Cruzeiro

De Odivelas para o Mundo

Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Liqquid Grooves

14:00 15:00

Atual

Liqquid Grooves

14:00 15:00


EFEMÉRIDES: 27 DE ABRIL – SERAFIM FERREIRA, DIRETOR DA VOLTA A PORTUGAL EM BICICLETA, MORREU HÁ 10 ANOS

Escrito por em Abril 27, 2018

EFEMÉRIDES

27 de abril

Dia Europeu da Segurança Rodoviária

1521 – O navegador Fernão de Magalhães morreu em combate, nas Ilhas de S. Lázaro, nas Filipinas. Notabilizou-se  por ter organizado aquela que foi a primeira viagem de circum-navegação ao globo.

1911 – Câmara Municipal de Lisboa aprovou, para feriado municipal, o dia 10 de junho. Mais tarde, a partir de 1929 o feriado municipal da capital passou a assinalar-se três dias mais tarde.

1913 – Ocorreu primeiro golpe organizado por republicanos contra um governo republicano.

1928 – Oliveira Salazar assumiu a pasta das Finanças no IV Governo da Ditadura.

1942 – Passou a ser punido como crime o exercício ilegal da Medicina, que ficou a partir de então, dependente da inscrição na Ordem dos Médicos.

1946 – Foi criado o MUD Juvenil.

1975 — Foi aprovado do Decreto-Lei 261/75 que consagrou a alteração da Concordata, integrando no Código Civil a possibilidade de divórcio a quem tivesse celebrado casamento pela Igreja.

1990 – Realizou-se, com êxito, no Hospital de Santa Maria, em Lisboa, o primeiro auto-transplante de medula óssea feito em Portugal.

2000 – Foi apresentado o projeto do aeroporto da Ota.

2006  – Foi criado o Sistema Nacional de Defesa da Floresta Contra Incêndios.

– Morreu a atriz  Glicínia Quartin, com 81 anos, atriz. Depois de terminar o Curso de Biologia na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, e tendo mesmo trabalhado como bióloga, dedicou-se à actividade teatral, estreando-se em 1950 com Roberto e Melissandra, texto e encenação de Tomás Ribas, no Teatro Experimental da Rua da Fé. Deu aulas no Conservatório Nacional. Em televisão, para além de outros trabalhos, foi a protagonista da telenovela da SIC O Jogo. Foi premiada pela Associação Portuguesa de Críticos de Teatro, Secretaria de Estado da Cultura, Casa da Imprensa e Secretariado Nacional de Informação. A 13 de Dezembro de 2004 foi agraciada por Jorge Sampaio, com a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique.

– Morreu José Joaquim de Almeida Borges. Foi o primeiro presidente do Supremo Tribunal de Justiça, eleito depois do 25 de abril.

2008 – A polícia austríaca encontrou um “calabouço” numa cave perto de Amstetten, na Áustria, onde uma mulher de 42 anos, sequestrada pelo próprio pai, viveu 24 anos em condições “infra-humanas” e sujeita a abusos sexuais que resultaram no nascimento de sete crianças

2010 – Morreu o jornalista e antigo diretor da Volta a Portugal em bicicleta Serafim Ferreira, aos 68 anos, vítima de cancro.

2012 – Lino Maia, presidente da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade Social, alertou para a possibilidade de uma em cada dez instituições de Solidariedade Social poderem ser obrigadas a fechar por causa da crise.

2014 – Morreu em Lisboa, aos 72 anos, o escritor e tradutor Vasco Graça Moura. Poeta, ensaísta, romancista, dramaturgo, cronista e tradutor de clássicos, nasceu no Porto, na Foz do Douro, em 1942, licenciou-se em Direito, pela Universidade de Lisboa, e chegou a exercer a advocacia, de 1966 a 1983, até a carreira literária se estabelecer em pleno. Na altura, apenas a poesia definia a sua expressão, com títulos como “Modo mudando”, a que se seguiram títulos como “Semana inglesa” e “O mês de dezembro”. Mas Vasco Graça Moura era também o jurista, o gestor e o político. Em 1974, após o 25 de Abril, aderiu ao PSD e, assumiu a secretaria de Estado da Segurança Social do IV Governo Provisório, liderado por Vasco Gonçalves. Presidiu ao Centro Cultural de Belém depois de ter sido diretor da RTP e administrador da Imprensa Nacional-Casa da Moeda, entre outros cargos e foi deputado europeu.

2016 – O laboratório de biotecnologia BioViva anunciou que a sua equipa de cientistas teria usado terapia genética para prolongar as pontas dos cromossomas, os chamados telómeros e alterar o processo de envelhecimento das células.

2017 – Foi divulgado que, cientistas dos Instituto Gladstone, nos EUA, criaram, a partir de células estaminais, um tipo especial de neurónio que pode potencialmente reparar lesões da espinal medula.

===============.

Este é o centésimo décimo sétimo dia do ano. Faltam 248 dias para o termo de 2018.

Pensamento do dia: “Quando erro — e tenho errado muito — pergunto sempre: Poderia eu ter errado melhor?” José Rodrigues Miguéis (1901-80), escritor português.

Serafim Ferreira na direção da Volta a Portugal em Bicicleta

Marcado como