Cruzeiro

De Odivelas para o Mundo

Current track

Title

Artist

Current show

Cruzeiro da Noite

00:00 08:00

Current show

Cruzeiro da Noite

00:00 08:00


EFEMÉRIDES: 26 DE OUTUBRO – HÁ 4 ANOS, “QUE SE LIXE A TROIKA” JUNTAVA NAS RUAS A INDIGNAÇÃO DE VÁRIAS GERAÇÕES

Written by on Outubro 26, 2017

EFEMÉRIDES

26 de outubro

1823 – Data da Conjura frustrada de D.Miguel e D.Carlota Joaquina para o afastamento de D.João VI e a suspensão da Monarquia Constitucional.

1841 – Nasceu José Fontana, que viria a ser o fundador do movimento socialista português.

1863 – Foi fundada em Londres a Football Association, a primeira associação de futebol do mundo. A entidade passou a controlar o futebol inglês e formulou as primeiras regras que se foram alterarando ao longo do tempo.

1933 – Morreu o pintor José Malhoa, autor de “Os Bêbados” e “A Ilha dos Amores”.

1969 – Realizaram-se Eleições para a Assembleia Nacional. A ANP, partido único do regime ditatorial, reclamou a vitória com 88% dos votos. Formou-se a Ala Liberal, na qual se destacam José Pinto Leite, Sá Carneiro, Pinto Balsemão, Miller Guerra.

1970 – Registou-se uma acção da ARA, em Lisboa, contra o navio Cunene, que estava pronto a partir para África, com material de guerra.

1973 – A ONU reconheceu a independência da Guiné-Bissau e Cabo Verde, que tinha sido proclamada a 25 de Setembro pelo PAIGC.

1980 – Morreu, no Brasil, o jurista Marcello Caetano, presidente do Governo português de 1968 a 25 de Abril de 1974.

1984 – Morreu, em Greenwich, EUA, o aviador José Cabral, aos 87 anos. Transportou imensos refugiados dos países ocupados pelas forças de Hitler, durante a II Guerra Mundial.

1989 – A UNESCO aprovou a utilização da língua portuguesa nas actividades da organização.

1992 – O Prémio de Ficção do Pen Clube foi atribuído ao escritor Mário Ventura pela obra “Évora e os Dias da Guerra”.

1993 – A escritora Agustina Bessa-Luís recebe a Medalha de Mérito Cultural.

1998 – Morreu o escritor José Cardoso Pires, autor de “Hóspede de Job”, “Balada da Praia dos Cães”, “O Delfim”.

2004 – Começaram as obras da linha Vermelha do Metro de Lisboa, para ligação da estação da Alameda a São Sebastião da Pedreira.

2005- Pedro Canais foi distinguido com o Prémio Primeira Obra do Pen Clube, pelo romance “A lenda de Martim Regos”.

2006 – Portugal chegou a acordo sobre a venda da Hidroeléctrica de Cahora Bassa com Moçambique. Recebe 950 milhões de dólares (cerca de 750 milhões de euros) pela venda da maioria do capital da Hidroeléctrica, provenientes da receita de privatização. Acordo assinado no dia 31.

2007 – A União Europeia e a Federação Russa assinam, em Mafra, um acordo para troca de informações sistemáticas no domínio do combate à droga e à toxicodependência

– O escritor Valter Hugo Mãe foi distinguido, por unanimidade, com o Prémio Literário José Saramago 2007, pelo romance “O remorso de Baltazar Serapião”

2013 – Milhares de pessoas participaram na manifestação promovida pelo Movimento “Que Se Lixe a Troika”, que juntou nas ruas várias gerações que mostraram a sua indignação contra as políticas do Governo de Pedro Passos Coelho e pediram a saída imediata da troika.

– O par misto Gonçalo Roque e Leonor Oliveira conquistou a medalha de ouro na especialidade de equilíbrio no Europeu de Ginástica Acrobática que decorreu no Pavilhão Multiusos de Odivelas.

2015 – Um sismo de magnitude 7,5 na escala de Ritcher fez centenas de vítimas no Afeganistão e no Paquistão.

2016 – Dezenas de habitantes de Gorino e Goro, na Costa Adriática italiana, construíram barreiras para impedir a chegada de refugiados.

=============.

Este é o ducentésimo nonagésimo nono dia do ano. Faltam 66 dias para o termo de 2017.

Pensamento do dia: “Onde houver exploração do homem, está ela, a morte, disfarçada de comum e natural (…), exibição imperialista de orgulho e poder”. José Cardoso Pires (1925-98), escritor português.

Tagged as