EFEMÉRIDES: 26 DE MAIO – DIA NACIONAL DO FEIRANTE
Escrito por ARCO em Maio 26, 2018
EFEMÉRIDES
26 de maio
Dia Verde, Dia Nacional do Feirante.
1182 – D. Afonso Henriques concedeu o primeiro foral à vila de Coruche.
1834 – A Convenção de Évora Monte pôs fim à Guerra Civil, marcando a vitória do Liberalismo de D. Pedro IV.
1874 – Morreu o magistrado Joaquim António de Aguiar.
1892 – Morreu o general Francisco Maria de Sousa Brandão. Foi um dos fundadores do Partido Republicano português.
1895 – Morreu o escritor Gervásio Lobato, autor de “Lisboa em Camisa”.
1911 – O Museu Portuense, primeiro museu público do país, instalado em 1833 no antigo Convento de Santo António, em São Lázaro, passou a denominar-se Museu Soares dos Reis, em homenagem ao primeiro e mais notável pensionista em Escultura da Academia Portuense de Belas-Artes.
1970 – Decorreu, na Suíça, o I Encontro dos Núcleos da Acção Socialista Portuguesa no Estrangeiro durante a qual foi aprovada a Declaração de Princípios do movimento que esteve na origem do PS.
1974 – Um mês depois do 25 de Abril, o I Governo provisório criou e fixou o valor do primeiro Salário Mínimo Nacional em 3.300 escudos mensais.
1983 — Foi criada a Reserva Ecológica Nacional.
1988 – O escritor Vergílio Ferreira venceu o Grande Prémio de Romance e Novela da Associação Portuguesa de Escritores.
2001 – O Metro do Porto recebeu o primeiro veículo da sua frota: o Eurotram 001
2003 – O livro de poemas “Duende”, de António Franco Alexandre, foi distinguido com o Prémio D. Dinis da Fundação Casa de Mateus.
2004 – O FC Porto conquistou Liga dos Campeões, ao vencer no jogo da final o Mónaco, por 3-0, em Gelsenkirchen, na Alemanha.
2006 — O Estado assinou o acordo “Compromisso com a Saúde”, com a Associação Nacional de Farmácias. A propriedade das farmácias deixou de ser exclusiva dos licenciados e os hospitais públicos passaram a ter farmácias concessionadas.
– A judoca Telma Monteiro, na altura, líder da hierarquia mundial da categoria até 52 kg, sagrou-se campeã da Europa, em Tampere, Finlândia.
– Morreu José Marinho, 42 anos, pianista, compositor e maestro.
2013 – O Vitória de Guimarães conquistou a Taça de Portugal de futebol pela primeira vez no seu historial, ao vencer o Benfica por 2-1, na final disputada no Estádio Nacional, em Oeiras.
2014 – A Serra Leoa confirmou a primeira morte por Ébola no país.
2015 – As medidas de austeridade impostas aos pensionistas permitiram uma poupança de 762 milhões de euros nos últimos quatro anos, um valor que quase ultrapassou a poupança de 600 milhões de euros que o Governo pretendia, apenas em 2016, com a reforma prevista do sistema de pensões.
2016 – O Governo holandês decidiu reaproveitar as prisões vazias do país para abrigar os muitos refugiados que todos os dias chegam em busca de uma oportunidade. A Holanda tem uma taxa de criminalidade bastante reduzida e por isso, muitas das suas prisões estão simplesmente vazias.
2017 – Cerca de 23 pessoas morreram e 25 ficaram feridas no Egito, após um ataque de homens armados a um autocarro que transportava cristãos coptas
================.
Este é o centésimo quadragésimo sexto dia do ano. Faltam 219 dias para o termo de 2018.
Pensamento do dia: “Questiono-me se a guerra não é provocada senão pelo único objetivo de permitir ao adulto voltar a ser criança, regredir com alívio à idade das fantasias e dos soldadinhos de chumbo”. Michel Tournier (1924), escritor francês.