Cruzeiro

De Odivelas para o Mundo

Current track

Title

Artist

Current show

Liqquid Grooves

14:00 15:00

Current show

Liqquid Grooves

14:00 15:00


EFEMÉRIDES: 26 DE JUNHO – HÁ 11 ANOS MORREU O ATOR FILIPE FERRER

Written by on Junho 26, 2018

EFEMÉRIDES

26 de junho

Dia Internacional de Luta Contra o Abuso e Tráfico de Drogas e Dia Internacional de Apoio às Vítimas da Tortura.

1662 – Deu-se um “golpe” na Corte portuguesa que pôs termo à regência de D. Luísa de Gusmão, viúva de D. João IV. O trono foi entregue a Afonso VI. Durante a sua regência, conseguiram-se importantes vitórias militares frente a Espanha, sendo a maior delas a Batalha das Linhas de Elvas e reforçaram-se os acordos com as potências estrangeiras.

1760 – Foi criada a Intendência Geral da Polícia da Corte e do Reino.

1871 — O Governo de António José D’Ávila proíbiu as Conferências Democráticas do Casino Lisbonense, de Antero de Quental, no dia em que estava anunciada a sexta conferência.

1908 – Nasceu Salvador Allende, presidente do Chile que viria a ser assassinado em 1973.

1935 – Adolf Hitler obrigou ao aborto e à esterilização das mulheres que possam transmitir o que os nazis consideravam “males hereditários”.

1945 – A Carta das Nações Unidas foi assinada em São Francisco, nos EUA, por representantes de 50 países. Viria, depois a ser ratificada a 24 de outubro.

1985 — Foi inaugurado o Centro Cultural das Descobertas, no Padrão dos Descobrimentos, em Lisboa.

1987 – O poeta e ensaísta Octavio Paz ganhou o Prémio Internacional Menéndez Pelay.

1990 – Gonçalo Ribeiro Telles foi nomeado a Chanceler das Ordens Nacionais.

2000 – O Vaticano publicou o terceiro segredo de Fátima.

2003 – Os Quinze aprovaram a reforma da Política Agrícola Comum, com voto contra de Portugal, que contestou a quota de leite atribuída aos Açores.

2005 – Uma avioneta em descolagem do Aeródromo Paramos, em Espinho, colidiu com um automóvel que circulava na estrada de acesso.

2007 – O presidente do Centro Cultural de Belém, António Mega Ferreira, pediu a demissão da presidência do Conselho de Fundadores da Fundação Colecção Berardo.

— Morreu o ator e dramaturgo português Filipe Ferrer, natural de Faro, Algarve, vítima de doença prolongada.

2008 – Uma onda do mar galgou a praia junto à Lagoa dos Salgados, em Albufeira, e rompeu uma das mais importantes zonas húmidas do Barlavento algarvio utilizada para a nidificação de aves

– O Governo aprovou um decreto no qual se passou a definir como elemento mais relevante para a fixação de uma indemnização por acidente de viação o rendimento declarado para efeitos fiscais por parte do lesado.

2014 – Portugal venceu o Gana por 2-1, mas falhou o apuramento para os oitavos de final do Mundial. No grupo G foram apuradas as seleções da Alemanha e dos Estados Unidos da América.

2015 – 27 pessoas morreram num ataque contra um resort na zona turística de Sousse, na Costa oriental da Tuníssia.

2016 – Um ataque a um hotel em Mogadiscio reivindicado pelos insurgentes islâmicos somalis “Shebab”, um ramos dos terroristas da Al-Quaeda, causou 35 mortos e mais 30 feridos.

2017 – Uma professora de 61 anos, dada como portadora da doença de Alzheimer, foi obrigada a continuar a trabalhar pela Caixa Geral de Aposentações, que considerou que a docente do ensino secundário não estaria absoluta e permanentemente incapaz para o serviço, mesmo depois de o último relatório médico falar em demência.

=============.

Este é o centésimo septuagésimo sétimo dia do ano. Faltam 188 dias para o termo de 2017.

Pensamento do dia: “A Organização das Nações Unidas não foi constituída para nos conceder o céu, mas para nos livrar do inferno”. Winston Churchill (1874-1965), estadista britânico.

Tagged as