EFEMÉRIDES: 26 DE FEVEREIRO – FAZ 10 ANOS QUE MORREU MIKE PLOWDEN, UM DOS MELHORES BASQUETEBOLISTAS DE PORTUGAL
Escrito por ARCO em Fevereiro 26, 2018
EFEMÉRIDES
26 de fevereiro
1821 – Na sequência de um Golpe de Estado no Rio de Janeiro e por pressão de D. Pedro, D. João VI foi obrigado a jurar as bases da futura Constituição, resultante da Revolução Liberal de 1820.
1883 – Morreu o pintor português Miguel Angelo Lupi.
1884 – Foi assinado o Tratado do Zaire, entre Portugal e Reino Unido, sobre as fronteiras em África.
1892 – Face à débil situação económica do país, o ministro das Finanças, o historiador Oliveira Martins apresentou a proposta de Lei de Salvação Pública.
1897 – Foi criado o Grande Oriente de Portugal, a partir de uma cisão do Grande Oriente Lusitano Unido.
1912 — Brito Camacho fundou o Partido Unionista.
1916 – Estreou-se, em Lisboa, a peça “A Maluquinha de Arroios”, de André Brun.
1917 – Devido às restrições económicas, no contexto da Grande Guerra 1914-18, a iluminação pública foi racionada, em Lisboa.
1929 – Morreu o poeta Augusto Gil.
1975 – Foi publicada a Lei de Imprensa portuguesa.
– O Governo português aprovou a Lei do Arrendamento Rural, que enquadrou a Reforma Agrária.
1976 – Foi assinado, em Lisboa, o segundo pacto MFA-Partidos.
1993 – Foi aprovada a construção da barragem do Alqueva, no Alentejo.
1994 – Foi inaugurada a iniciativa Lisboa – Capital Europeia da Cultura 94.
2001 – Foi assinado o Tratado de Nice da União Europeia, que reformou as instituições comunitárias e permitiu o alargamento a Leste.
2007 – A investigadora Inês de Castro Gonçalves, do Instituto de Engenharia Biomédica, recebeu o Prémio Pulido Valente de Ciência 2006.
2008 – Morreu o presidente da Sociedade Anónima Desportiva do Belenenses, Cabral Ferreira, em Lisboa, vítima de doença prolongada
– Morreu o luso-americano Mike Plowden, 49 anos, antigo atleta e treinador de basquetebol, considerado uma das maiores estrelas das décadas de 80 e 90, tendo mesmo representado a seleção nacional de basquetebol, por 61 vezes
– Morreu o baterista norte-americano Buddy Miles, que colaborou com Jimi Hendrix e Carlos Santana, em Austin (Texas), aos 60 anos
2009 – O Governo aprovou a proposta de lei impondo que os crimes de abuso, exploração sexual de crianças e de violência doméstica não sejam apagados do registo criminal até 20 anos depois da extinção das penas.
2010 – Morreu, aos 87 anos, Bernarr Coutaz, presidente da editora francesa Harmonia Mundi, a maior “independente” a nível mundial, pioneira na revelação de música étnica e de repertórios pré-românticos da música erudita de tradição europeia, como as Cantigas de Amigo de D. Diniz.
2013 – Uma escultura de uma oliveira com quase cinco metros foi instalada junto à casa onde o escritor José Saramago viveu, em Tías, Lanzarote, em homenagem ao Nobel da Literatura português.
2014 – Morreu aos 66 anos, vitima de ataque cardíaco, o guitarrista de flamenco Paco de Lucía.
2015 – O fundador do Partido Socialista Alfredo Barroso decidiu pedir a desfiliação do partido em rota de colisão com António Costa.
2016 – O Bloco de Esquerda decidiu lançar uma imagem que usava o exemplo de Jesus Cristo para celebrar a aprovação da lei que permitiu a adoção por casais do mesmo sexo.“Jesus também tinha 2 pais”, era a frase, que acompanhava por uma imagem de Jesus Cristo. O cartaz causou polémica nas redes sociais
2017 – Uma das empresas que produz este sistema informático denunciou que o software utilizado pelos bares e restaurantes portugueses permite eliminar faturas e assim evadir ao fisco o IVA correspondente.
=====================.
Este é o quinquagésimo sétimo dia do ano. Faltam 308 dias para o termo de 2018.
Pensamento do dia: “A liberdade é uma cidade imensa da qual todos somos concidadãos”. Victor Hugo (1802-85), escritor francês, na carta de felicitação a Portugal pela abolição da pena de morte.