Cruzeiro

De Odivelas para o Mundo

Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Mundo NAF

20:00 23:59

Atual

Mundo NAF

20:00 23:59


EFEMÉRIDES: 26 DE AGOSTO – HÁ 3 ANOS FOI LANÇADO UM PORTAL PARA REGULARIZAR AS DÍVIDAS DAS PORTAGENS

Escrito por em Agosto 26, 2018

EFEMÉRIDES

26 de agosto

1595 – Morreu no exílio, em Paris, D. António Prior do Crato, também conhecido por O Determinado, ou O Lutador, pela ênfase que colocou na recuperação da independência de Portugal, face ao desaparecimento de D.Sebastião. Era filho natural do Infante D.Luis e neto de D.Manuel I e por isso, um dos candidatos ao trono português durante a crise sucessória de 1580. Segundo alguns historiadores chegou a ser aclamado rei de Portugal e terá reinado num curto período de tempo em 1580, após o que a sua autoridade ficou confinada a algumas ilhas dos Açores. No entanto e no ensino escolar não consta da lista de reis de Portugal e em geral, a historiografia, quer em Portugal, quer a nível internacional carateriza-o apenas como pretendente ao trono.

1743 – Nasceu Antoine de Lavoisier, cientista francês que definiu os princípios elementares da Química, fazendo-a emergir como ciência experimental.

1789 – A Assembleia Constituinte francesa aprovou a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão.

1902 – O Sport Club de Belas, que iria dar lugar ao Campo Grande Football Club que esteve na base do Sporting, disputou o primeiro e único desafio de futebol, contra a equipa de Sintra e venceu por 3-0.

1904 .- Nasceu em Skopje, na antiga República Jugoslava da Macedónia, Agnes Gonxha Bojaxhiu, mais conhecida por madre Teresa de Calcutá. Missionária católica albanesa, naturalizada indiana, beatificada pela Igreja Católica em 2003, fundou a congregação “Missionárias da Caridade”, tornando-se conhecida ainda em vida pelo cognome de “Santa das sarjetas”. Foi prémio Nobel em 1979.

1927 — As forças leais à ditadura venceram os militares revoltosos liderados pelo general Adalberto Gastão de Sousa Dias. O confronto foi um dos mais sangrentos da República e causou cerca de 150 mortos e de 800 feridos.

1931 – Tentativa de golpe de estado em Portugal, contra a Ditadura, dita a “Reviralhista”. Um grupo de oficiais procurou sublevar o Quartel de Metralhadoras 1, em Lisboa, sem sucesso. Após o fracasso da operação começou o fim do reviralhismo, que foi perdendo força até acabar por desaparecer a partir de 1940, em parte devido à consolidação do Estado Novo, mas também devido ao ambiente social e politico criado pela Guerra Civil de Espanha e pelo advento da Segunda Guerra Mundial, que desaconselhavam aventuras insurrecionais.

1972 – Começaram os XX Jogos Olímpicos da era moderna, em Munique. Ficaram marcados pela morte de onze elementos da equipa de Israel, sequestrados pelo comando árabe Setembro Negro.

1974 – Portugal reconheceu, em Argel, com a assinatura do acordo preliminar com o PAIGC, a independência da Guiné-Bissau, proclamada unilateralmente a 24 de setembro de 1973 e então reconhecida no âmbito da ONU.

1978 – Foi eleito Papa o cardeal italiano Albino Luciani que veio a adotar o nome de João Paulo I.

1997 – Frederick Willem de Klerk, o último presidente branco da África do Sul, abandonou a política. De Klerk libertou Nelson Mandela e pôs termo a mais de 40 anos de apartheid.

2003 – A ministra portuguesa das Finanças Manuela Ferreira Leite afirmou que o congelamento de admissões na Administração Pública, embora necessária, foi “a medida mais estúpida” que tomou.

2007 – Morreu Alberto de Lacerda, aos 79 anos, poeta, um dos fundadores da revista Távola Redonda.

2010 – O Presidente da República promulgou o diploma sobre o sistema de identificação eletrónica de veículos e o “chip” de matrícula, aprovado pelo PS e PSD.

2013 – O jornal i revelava que Vitor Gaspar, à altura ministro das Finanças no Governo do PSD e CDS suspendeu o Circo de Natal destinado aos filhos dos beneficiários dos Serviços Sociais da Administração Pública, mas manteve as aulas de vela em Belém e a equitação na Quinta da Marinha.

2014 – A China anunciou que iria recorrer à chuva artificial para combater os efeitos da seca.

2015 – Foi lançado um portal para regularizar as dívidas de portagens.

2016 – O Governo assumiu o compromisso de generalizar o ensino pré-escolar às crianças de quatro anos, mas reconheceu não haver lugar para todos em Lisboa.

2017 – Num novo vídeo divulgado na internet, a organização terrorista Estado Islâmico apareceu a destruir estátuas de Jesus Cristo e a rasgar uma fotografia do papa Francisco, enquanto uma voz ao fundo garante: “Chegaremos até Roma”.

================.

Este é o ducentésimo trigésimo oitavo dia do ano. Faltam 127 dias para o termo de 2018.

Pensamento do dia: “Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”. Antoine de Lavoisier (1743-1794), cientista francês.

 

Marcado como