Cruzeiro

De Odivelas para o Mundo

Faixa Atual

Título

Artista


EFEMÉRIDES: 25 DE SETEMBRO – DATA DA INDEPENDÊNCIA DE MOÇAMBIQUE

Escrito por em Setembro 25, 2018

EFEMÉRIDES

25 de setembro

Dia Nacional do Avieiro

1919 – Quionga, no Norte de Moçambique, foi restituída a Portugal por decisão do Conselho Supremo das Potências Aliadas e Associadas.

1933 – Foi criado o Secretariado de Propaganda Nacional, sob a direção de António Ferro, que viria a ser um instrumento fundamental na coordenação da propaganda da ditadura do Estado Novo.

1964 – Começou a Guerra Colonial em Moçambique, com o comité central da Frelimo a proclamar a insurreição geral.

1975 – Moçambique tornava-se independente.

– Para retirar poderes ao COPCON, o Comando Operacional do Continente, o VI Governo Provisório, chefiado pelo almirante Pinheiro de Azevedo, criou o AMI – Agrupamento Militar de Intervenção.

1983 – A Sé Catedral de Angra do Heroísmo, na Ilha Terceira, nos Açores, foi destruída por um incêndio, que veio a provar-se, ter tido origem criminosa.

2002 – O Governo português definiu a proposta de ligação a Espanha por TGV, que nunca chegou a concretizar.

2003 – A Assembleia da República aprovou, na generalidade, os projetos de lei do Governo e do PS sobre a autonomia do ensino superior.

– Morreu José Manuel casqueiro, aos 59 anos. Foi secretário-geral da Confederação dos Agricultores Portuguesas.

2004 – Foi determinada a prisão preventiva da mãe de Joana, a criança de oito anos desaparecida na Figueira, concelho de Portimão e que posteriormente foi considerada morta pela mãe e pelo tio, sem que, o seu corpo tenha aparecido.

2006 – O aumento da bonificação mensal aos trabalhadores que optarem por permanecer no mercado de trabalho após os 40 anos de descontos, foi um dos pilares da proposta de acordo sobre a reforma da Segurança Social.

2008 – O secretário-geral do Gabinete Coordenador de Segurança, Leonel de Carvalho, considerou, em entrevista à Antena 1, que os estrangeiros eram cada vez mais, responsáveis pelo aumento da criminalidade violenta em Portugal.

– O Parlamento aprovou, por unanimidade, uma nova versão do Estatuto Politico- Administrativo dos Açores, apesar das divergências a respeito da dissolução da Assembleia Legislativa Regional.

– Por decisão da UEFA, a fase final do Campeonato da Europa viu alargada para 24 equipas a fase final. A decisão só viria a ser implementada em 2016, ano em que Portugal se sagrou Campeão Europeu.

2010 – O Lehman Brothers, cuja falência em 2008 marcou o inicio da crise financeira global, leiloou 160 obras de arte para pagar aos credores. Foi possível angariar sete milhões e meio de euros.

2014 – Ativistas do Estado Islâmico executaram uma ativista iraquiana dos direitos humanos.

2015 – Um autocarro que transportava refugiados foi atacado na Finlândia.

2016 – A egípcia Mozn Hassan, premiada com o Nobel Alternativo não pode receber o prémio com que foi distinguida, por ter sido impedida de sair do Egito.

2017 – Um homem e uma mulher da cidade de Krasnodar, no sul da Rússia, foram detidos por terem sido responsáveis pelo assassinato de cerca de 30 pessoas, que terão posteriormente comido.

…………………………

Este é o ducentésimo sexagésimo oitavo dia do ano. Faltam 97 dias para o termo de 2018.

Pensamento do dia: “Entre a dor e o nada, escolho a dor” William Faulkner (1887-1962), escritor norte-americano.

 

Marcado como