EFEMÉRIDES: 25 DE NOVEMBRO – DIA PARA A ELIMINAÇÃO DA VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES
Escrito por ARCO em Novembro 25, 2018
EFEMÉRIDES
25 de novembro
Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres.
1510 – Afonso de Albuquerque conquistou Goa, importante cidade indiana integrada nas principais rotas comerciais do Oriente, que acabaria por se transformar na capital do Império Português da Índia.
1845 – Nasceu na Póvoa do Varzim, o escritor e diplomata José Maria Eça de Queirós, que seria o autor de “Os Maias” e “A Ilustre Casa de Ramirez”. Estudou Direito na Universidade de Coimbra, ingressou na Administração Pública, ao ser nomeado administrador do concelho de Leiria e foi durante a sua permanência nesta cidade, que escreveu a sua primeira novela realista, “O Crime do Padre Amaro”. Entrou na carreira diplomática com a nomeação como cônsul de Portugal em Havana. Os anos mais produtivos da sua carreira literária foram passados em Inglaterra, enquanto exerceu o seu cargo em Newcastle e Bristol, durante os quais escreveu algumas das suas obras mais importantes como “A Capital”. Manteve sempre a sua atividade jornalística, publicando esporadicamente no Diário de Notícias a crónica Cartas de Inglaterra, até que seria nomeado cônsul em Paris. O seu último livro foi “A Ilustre Casa de Ramirez”, sobre um fidalgo do século XIX com problemas para se reconciliar com a grandeza da sua linhagem. Morreu em 1900, em sua casa, perto de Paris e teve funeral de Estado, sendo sepultado no cemitério dos Prazeres, em Lisboa, mas mais tarde, transladado para o cemitério de Santa Cruz do Douro, em Baião. Os seus livros estão traduzidos em mais de vinte idiomas.
1920 – Data da “Tomada da Bastilha”, em Coimbra, uma operação de assalto e tomada do Clube dos Lentes, para aí ser instalada a futura Associação Académica, uma data que chegou a ser feriado académico. Qiando a velha cabra marcava 6 horas e 45 minutos da manhã, um grupo de estudantes determinaram que se havia de “trazer para a rua a Academia”. A Alta seria então abalada por um estrondo, o sinal de partida para a conquista do primeiro espaço da Associação Académica de Coimbra, no antigo colégio São Paulo Eremita, de onde foram expulsos os ocupantes do Clube dos Lentes enquanto a capa negra era hasteada no mastro da torre. Nos dias de hoje e para comemorar a data, os estudantes organizam um cortejo de archotes desde a Porta Férrea da Universidade de Coimbra até à entrada da Associação Académica passando pela Alta da cidade.
1975 – Um dispositivo militar com base no Regimento de Comandos opôs-se a uma tentativa de sublevação de unidades militares de esquerda. Portugal virou, em definitivo, para um regime semi-presidêncialista, baseado na economia de mercado. Terminava desta forma o período conhecido por Verão Quente e afastou-se em definitivo a possibilidade de se evoluir para uma guerra civil, que tantas vezes fora anunciada. Foi decretado o estado de sítio em Lisboa.
1986 – Portugal foi eleito para a comissão executiva do Comité Intergovernamental para as Migrações.
– O Estatuto de Évora Património Mundial foi oficialmente reconhecido pela UNESCO.
1993 – O pintor Júlio Pomar recebeu o Prémio Montaigne da Fundação FVS Hamburgo.
1997 – O Tribunal Constitucional chumbou a Lei das Regiões.
2001 – Morreu João Tito de Morais, aos 62 anos. Militante socialista, foi antigo administrador da agência portuguesa de notícias ANOP.
2002 – O Provedor da Casa Pia de Lisboa foi demitido após a revelação da prática continuada de abuso sexual de menores ao cuidado da instituição.
2004 – O Governo de Pedro Santana Lopes aprovou a transferência dos fundos da C.G.D, NAV, ANA e INCM para a Caixa Geral de Pensões, para controlo do défice orçamental daquele ano.
2006 – Telma Monteiro, à altura líder do ranking mundial de -52 Kg, sagrou-se campeã europeia de judo em sub-23.
2009 – Morreu em São Paulo, com 60 anos, o futebolista Ailton. Foi jogador do Boavista, Porto e Sporting na década de 70.
2014 – O orçamento do Estado para 2015 foi aprovado em votação final global pela maioria PDS /CDS e com os votos contra de todas as restantes bancadas e ainda dos quatro deputados do PSD eleitos pela Região Autónoma da Madeira.
2016 – A justiça brasileira decidiu que Duarte Lima deveria ser julgado em Portugal, no âmbito do caso do homicídio de Rosalina Ribeiro e, por isso, procedeu à transferência do processo.
– Morreu Fidel Castro, aos 90 anos, em Havana. Foi político e revolucionário cubano e governou a República de Cuba como primeiro-ministro entre 1959 e 1976 e depois como Presidente entre 1796 e 2008. Politicamente, era um nacionalista e marxista-leninista. Também foi primeiro secretário do Partido Comunista cubano entre 1961 e 2011. Sob a sua administração Cuba tornou-se um Estado Socialista unipartidário, com a indústria e negócios nacionalizados.
:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
Este é o tricentésimo vigésimo nono dia do ano. Faltam 36 dias para o final de 2018.
Pensamento do dia: “O ícone do nosso tempo é a preservação da árvore da predileção de Goethe, no limiar de um campo de concentração nazi”. George Steiner (1923) filósofo, sobre a dinâmica da demência.