EFEMÉRIDES: 25 DE MARÇO – EM 1949, A PIDE PRENDIA, PELA TERCEIRA VEZ, ÁLVARO CUNHAL
Escrito por ARCO em Março 25, 2018
EFEMÉRIDES
25 de março
Dia Internacional de Solidariedade com as Pessoas Detidas e Desaparecidas e Dia Internacional em Memória das Vitimas de Escravatura e do Tráfico de Escravos.
1805 – D. Frei Manuel do Cenáculo, fundador da Biblioteca Pública de Évora, registou no Diário a colocação do “primeiro livro nas estantes da livraria”.
1807 – O Parlamento inglês aprovou a abolição do comércio de escravos e permitiu o lançamento de uma campanha internacional contra o tráfico de pessoas, apoiada pela Armada britânica.
1823 – O pintor Domingos Sequeira fundou o Ateneu das Belas-Artes.
1824 – D. Pedro I jurou a Constituição do Brasil.
1876 – Foi fundado o Partido Republicano português.
1914 – Morreu o poeta português Frederico Mistral.
1928 — O general Óscar Carmona foi eleito Presidente da República. Era o único candidato já que a oposição é proibida.
1934 — Morre o engenheiro António Arroio, que foi também, crítico de arte.
1949 – A PIDE prendeu Álvaro Cunhal, quando uma brigada tomou, de assalto, uma casa clandestina do PCP. Álvaro Cunhal, Militão Ribeiro e Sofia Ferreira foram presos no Casal de Santo António, no Luso. Esta, que foi a terceira prisão do líder dos comunistas portugueses, só terminaria com a célebre evasão do forte de Peniche.
1957 – A França, a Alemanha Federal, a Itália, a Bélgica, a Holanda e o Luxemburgo assinaram o Tratado de Roma, documento fundador da Comunidade Económica Europeia.
1961 – À altura, ministro português da Defesa, o general Botelho Moniz, escreveu a Oliveira Salazar defendendo “imediatas reformas no plano interno”, que invertam a “situação de guerra” e a “degradação internacional do país”. Foi ignorado.
1977 – A Companhia de Caminhos-de-Ferro Portugueses, SARL passou a CP, empresa pública, no dia em que se realizou a última viagem de uma locomotiva a vapor, em Portugal.
1991 – Morre o arcebispo Marcel Lefébvre, 85 anos, fundador e líder do movimento católico integrista, que tinha sido excomungado por João Paulo II em 1985.
1994 – Morreu José Magalhães Godinho, aos 85 anos. Foi resistente antifascista e destacado militante do PS.
2003 – Morreu o antigo deputado socialista José Barros Moura, aos 58 anos. Foi dirigente comunista, após o que fundou a Plataforma de Esquerda.
2005 – Saiu o primeiro número do jornal Notícias do Centro, na cidade do Pombal.
2007 – O filme “Ainda há pastores”, de Jorge Pelicano, conquistou o primeiro prémio na categoria Atlântico no Festival Internacional de documentário de Tui, na Galiza.
– António de Oliveira Salazar foi eleito “o maior português de sempre” no concurso da RTP “Os Grandes Portugueses”.
2010 – O corpo de uma criança desaparecida no Rio Tua, apareceu na zona do Cachão. Leandro, de 12 anos, tinha desaparecido no rio Tua a 02 de março, junto ao parque de merendas de Mirandela. O caso foi associado a violência escolar e o afogamento da criança, resultado de uma alegada tentativa de suicídio, motivada por alegadas agressões de que seria frequentemente vítima na escola.
– O Parlamento Europeu aprova a nomeação de Vítor Constâncio para vice-presidente do Banco Central Europeu.
2012 – Faleceu António Tabucchi, escritor italiano com nacionalidade portuguesa. Foi professor de língua e literatura portuguesas na Universidade de Siena e um dos melhores conhecedores, crítico e tradutor italiano do escritor português Fernando Pessoa.
2013 – Cerca de 500 trabalhadores dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo vieram a Lisboa protestar contra a indefinição sobre o futuro da empresa. Foi um protesto que terminou à porta da residência oficial do primeiro-ministro.
2014 – A presidente do Conselho de Finanças Públicas, Teodora Cardoso, propôs, nas jornadas parlamentares do PSD, a criação de uma taxa a incidir nos levantamentos de dinheiro de contas onde os cidadãos recebam salários e pensões
2016 – Doze portugueses morreram num acidente de viação em França, num choque entre o minibus onde seguiam e um camião, em Allier, na zona de Lyon, em França.
2017 – Um pescador filipino foi resgatado na Papua Nova Guiné depois de estar 56 dias à deriva no mar
=================.
Este é o octogésimo quarto dia do ano. Faltam 281 dias para o termo de 2018.
Pensamento do dia: “Uma palavra de ordem movimenta exércitos. A palavra liberdade move nações”. Novalis (1772-1801), poeta alemão.
General Botelho Moniz