Cruzeiro

De Odivelas para o Mundo

Current track

Title

Artist

Current show

Cruzeiro da Noite

02:00 08:00

Current show

Cruzeiro da Noite

02:00 08:00


EFEMÉRIDES: 25 DE MAIO – DIA DA REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES

Written by on Maio 25, 2018

EFEMÉRIDES

25 de maio

Dia Mundial do Sapateado, Dia Internacional das Crianças Desaparecidas, Dia de África, Dia Mundial da Tiroide e Dia da Região Autónoma dos Açores.

Feriado Municipal em Mirandela, onde se celebra a data da atribuição de carta foral, atribuída pelo rei D.Afonso III em 1520 e Santana, onde se assinala a elevação a vila e sede de concelho.

1884 – Em Portugal, a Lei Barjona de Freitas estabeleceu o princípio da representatividade parlamentar, de acordo com a proporção de votos de cada força política.

1911 — O Governo da I República criou a Direcção-Geral da Assistência.

1938 – O engenheiro Duarte Pacheco foi nomeado ministro das Obras Públicas.

1955 – Decorreram greves de pescadores em Setúbal, Matosinhos, Afurada, Sesimbra e Olhão, por condições de trabalho.

1974 — Começaram as conversações entre o Governo português e o PAIGC para o reconhecimento da independência da Guiné-Bissau, que tinha sido unilateralmente proclamada em 1973.

1975 – Os trabalhadores da Rádio Renascença, propriedade do Episcopado, ocuparam as instalações da emissora.

1985 – Realizou-se em Alcântara, Espanha, a cimeira informal dos primeiros-ministros de Portugal, Mário Soares, e de Espanha, Felipe González.

1992 — A escritora portuguesa Sophia de Mello Breyner Andresen venceu o Prémio de Literatura para crianças da Fundação Gulbenkian.

1993 – Morreu o jornalista e advogado Francisco de Sousa Tavares, 72 anos, resistente ao regime fascista, antigo deputado, ministro da Qualidade de Vida no Governo do Bloco Central.

2004 – A Bombardier, antiga Sorefame, cessou a produção da fábrica da Amadora..

2007 – O Conselho da Europa condenou  Portugal por violar o direito das crianças depois de o Supremo Tribunal de Justiça ter considerado “lícitos” e “aceitáveis” alguns castigos corporais infligidos a jovens deficientes de um lar em Setúbal.

– A revista Folhas de Poesia, que surgiu em 1957 e foi publicada até 1959, foi relançada, na Casa Fernando Pessoa, no âmbito de uma homenagem à poetisa Fiama Hasse Pais Brandão.

2008 – Vanessa Fernandes, campeã do Mundo e recém-sagrada pentacampeã da Europa, bateu, em Madrid, o recorde de vitórias em etapas da Taça do Mundo de triatlo, atingindo o 20.º triunfo.

2011- Morreu aos 82 anos, em Ponte de Lima, João Sá Coutinho. Foi o primeiro embaixador de Portugal nas ex-colónias africanas.

2012 – Um grupo de estudantes da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto partiu para a Macedónia, no âmbito de uma competição, para apresentar um projeto que permite que plantas cresçam sem fertilizantes. Mariana Osswald, da equipa de finalistas de bioengenharia, referiu que o projeto consistia na alteração de plantas, nomeadamente para fins agrícolas, para que captassem o azoto, sem utilizarem fertilizantes.

2013 – Milhares de manifestantes concentram-se junto ao palco montado pela CGTP em frente ao Mosteiro dos Jerónimos, em Belém, gritando palavras de ordem contra o Governo e o Presidente da República.

2014 — Eleições europeias. O Partido Popular Europeu (PPE), família política que integra PSD e CDS-PP, mantém-se como a principal família política do Parlamento Europeu, com 211 assentos, seguido dos Socialistas, com 193 lugares. Em Portugal, os resultados indicam oito deputados (31,47%) para o PS, sete (27,71%) para a Aliança Portugal (PSD/CDS-PP), três (12,67%) para a CDU (PCP-PEV), dois (7,14%) para o Partido da Terra (MPT) e um (4,56%) para a Bloco de Esquerda.

2015 – O Partido Democrático Republicano elegeu o eurodeputado Marinho e Pinto para presidente e adiou a eleição do Conselho Nacional por “falta de condições para garantir um ato eleitoral isento”.

2016 – Os estivadores estiveram em greve e a PSP foi chamada ao Porto de Lisboa para controlar os ânimos, aquando da retirada de contentores por “fura-greves” que chegaram de lancha, para evitarem o piquete de greve.

2017 -O ex-primeiro-ministro grego ficou ferido com gravidade, esta quinta-feira, depois da explosão de uma carta armadilhada no interior do seu carro,

===============.

Este é o centésimo quadragésimo quinto dia do ano. Faltam 220 dias para o termo de 2018.

Pensamento do dia: “A diferença entre a moral e a política está no facto de, para a moral, o homem ser um fim, enquanto para a política é um meio”. Pio Baroja (1872-1956), escritor espanhol.

Tagged as