Cruzeiro

De Odivelas para o Mundo

Current track

Title

Artist

Current show

Power Play

20:00 23:59

Current show

Power Play

20:00 23:59


EFEMÉRIDES: 25 DE JULHO – HOJE É DIA DO EXÉRCITO

Written by on Julho 25, 2018

EFEMÉRIDES

25 de julho

Dia do Exército

Feriado Municipal em Cantanhede, Celorico de Basto, Mira, Mondim de Basto, Ovar e Santiago do Cacém.

1139 – Travou-se a Batalha de Ourique. D. Afonso Henriques derrotou os reis mouros da Península. A data é assinalada no Dia do Exército Português.

1415 – Partiu do Tejo a Armada de D. João I, para a conquista de Ceuta.

1582 –  D. António Prior do Crato, foi derrotado na Batalha ao largo de Vila Franca do Campo, nos Açores, travada com as forças navais castelhanas.

1898 –  Forças militares dos EUA invadiram Porto Rico, que até então era uma colónia espanhola.

1936 – O regime nazi alemão de Adolf Hitler apoiou a insurreição das forças de Francisco Franco, na Guerra Civil de Espanha.

1943 — Reuniu-se o Grande Conselho Fascista em Itália. Benito Mussolini, o ditador, foi demitido e preso. O rei Vítor Emanuel entregou o governo ao marechal Badoglio.

1965 — O Colégio Eleitoral da ditadura reelegeu Américo Tomás para a Presidência da República.

1970 — Morreram os deputados da Ala Liberal José Pedro Pinto Leite, Leonardo Coimbra, James Pinto Bull e José Antunes Vicente, num desastre de helicóptero, na Guiné.

1971 – O cirurgião sul-africano Christian Barnard fez o primeiro duplo transplante de pulmões e coração.

1973 — Foi aprovada a Lei de bases do sistema educativo que sustentava a Reforma do Ensino do ministro Veiga Simão.

1975 — A assembleia do Movimento das Forças Armadas, em Tancos, criou o diretório político integrado por Costa Gomes, Vasco Gonçalves e Otelo Saraiva de Carvalho.

1991 – O Banco Europeu de Investimento emprestou a Portugal cerca de 155 mil milhões de euros para a construção de infraestruturasviárias e ferroviárias.

1992 — Começaram, em Barcelona, os XXV Jogos Olímpicos da era moderna Portugal não conseguiu obter qualquer medalha.

1999 — Abriu ao público o Pavilhão do Conhecimento — Ciência Viva

2001 — Foi inaugurado o troço Grândola-Castro Verde da autoestrada do Algarve.

2002 — Foi inaugurado o troço final da autoestrada do Algarve, entre Castro Verde e a Via do Infante, 36 anos depois do início da obra.

2007 – Ramos Santos venceu o Prémio Junta de Turismo da Costa Estoril de Pintura Naïf, no valor de 1.500 euros.

2008 – Seis chefes de Estado, um primeiro-ministro e um chefe da diplomacia aprovaram a Declaração de Lisboa e o plano de ação da Presidência de Portugal da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, na VII Cimeira da CPLP

– Morreu a fadista e atriz Fernanda Baptista, aos 89 anos, criadora de êxitos como “Fado da carta”, no hospital de Cascais, onde se encontrava internada. Além do “Fado da carta” (João Nobre/Amadeu do Vale) a fadista criou vários outros êxitos e foi primeira figura de várias operetas e revistas, entre elas, “Chuva de mulheres” e “Fonte luminosa”.

2010 – Portugal conquistou o Mundial Universitário de Râguebi de Sevens, no Estádio do Bessa, no Porto, ao vencer a congénere russa por 35-27.

2014 – O Parlamento aprovou a criminalização dos maus tratos sobre animais.

2015 – Um relâmpago matou uma família de sete pessoas no México.

2016 – Um refugiado sírio fez-se explodir num festival de música em Anshen, na Alemanha e causou com a sua ação ferimentos em doze pessoas.

2017 – O FMI concluiu que as medidas aplicadas pela ‘troika’ em Portugal nem sempre protegeram as pessoas com menos rendimentos, apontando que a primeira preocupação do Fundo era a redução dos défices e culpando as medidas políticas tomadas pelo Governo de Pedro Passos Coelho.

==============.

Este é o ducentésimo sexto dia do ano. Faltam 159 dia s para o termo de 2018.

Pensamento do dia: “Tudo o que esquecemos grita por socorro em sonhos”. Elias Canetti (1905-94), escritor suíço de origem búlgara.

Tagged as