Cruzeiro

De Odivelas para o Mundo

Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Ecos do Bairro

12:00 13:00

Atual

Ecos do Bairro

12:00 13:00


EFEMÉRIDES: 25 DE FEVEREIRO: HÁ 33 ANOS NASCEU O PRIMEIRO BEBÉ PROVETA PORTUGUÊS

Escrito por em Fevereiro 25, 2019

EFEMÉRIDES

25 de fevereiro

1855 – Nasceu, em Lisboa, o poeta Cesário Verde, inconformista, crítico, autor de “O Sentimento de Um Ocidental”. Aos 18 anos de idade Cesário matriculou-se no Curso Superior de Letras, mas apenas o frequentou alguns meses. Mesmo assim foi por lá que  conheceu Silva Pinto, que ficou seu amigo para o resto da vida. Dividia-se entre a produção de poesias publicadas em jornais, destacando-se o semanário Branco e Negro e as revistas O Occidente, Renascença  e o periódico no periódico O Azeitonense  e as actividades de comerciante herdadas do pai. Em 1877 começou a ter sintomas de tuberculose, doença que já lhe tirara o irmão e a irmã. Estas mortes inspiraram Nós  um de seus principais poemas. Tentou curar-se da tuberculose mas, sem sucesso. Após a sua morte, o amigo Silva Pinto haveria de organizar O Livro de Cesário Verde, que compila das suas poesias publicada em 1901. No seu estilo delicado, Cesário empregou técnicas impressionistas, com extrema sensibilidade ao retratar a Cidade e o Campo, que são os seus cenários de eleição. Evitou o lirismo tradicional e expressou-se de uma forma mais natural.

1888 – Teófilo Braga foi eleito deputado por Lisboa. Licenciado e Doutor em Direito pela Universidade de Coimbra fixou-se em Lisboa em 1872, onde lecionou literatura no Curso Superior de Letras, a atual Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Futuramente haveria de presidir ao Governo Provisório da República numa carreira política que terminaria depois de exercer o cargo de Presidente da República, em substituição de Manuel Arriaga, entre 29 de Maio e 5 de Outubro de 1915.

1955 – A Clínica de Reabilitação de Deficientes Visuais, actualmete designada como Centro Hellen Keller, foi fundada em Lisboa.

1965 – Foi anunciado o desaparecimento do general Humberto Delgado, em Marrocos. O General Sem Medo tinha sido assassinado por uma brigada da PIDE, 12 dias antes em Espanha.

1969 – Começou a publicação do Diário do Sul.

1970 – A Associação para o Desenvolvimento Económico e Social – SEDES foi apresentada em Lisboa.

1986 – Nasceu o primeiro bebé proveta português, um rapaz com 3,330 quilos. António Pereira Coelho foi o médico responsável pela introdução da técnica em Portugal, depois de trabalhar no seu desenvolvimento, em Paris. Quanto ao bebé foi baptizado com o nome de Carlos Miguel e herdou os apelidos de Mondim Saleiro. Futuramente foi jogador de futebol do Sporting, campeão europeu de futebol, na categoria de sub-17, em 2003 e foi internacional por 40 vezes, a última das quais em outubro de 2009 pela seleção de sub-23. Esteve emprestado ao Olivais e Moscavide, Fátima, Vitória de Setúbal e Académica, onde deixou saudades e regressou depois do retorno ao Sporting e da experiência na Suiça, ao serviço do Servette. Jogou ainda no Oriental e nos ingleses do Port Vale.

1993 – Morreu o ator e encenador Rogério Paulo, aos 65 anos. Estreou-se no cinema em “A garça e a Serpente” em 1952 e adquiriu o estatuto de galã na comédia “ O Costa d’Africa”. Contracenou com Vasco Santana, Laura Alves e Ribeirnho. Cidadão politicamente ativo desde a juventude e acérrimo opositor do regime fascista de Salazar, que sempre combateu, em 1957 integrou as listas da oposição democrática ao regime e foi militante do Partido Comunista Português desde 1953. Participou da “fuga de Peniche” e quando Marcelo Caetano ascendeu ao poder, redigiu um documento, assinado por 170 atores, que protestava contra o estado do teatro em Portugal e contra a censura, que há muito impedia a liberdade de expressão espartilhando a criação artística no país.

2004 – Morreu o autarca José António Canelas, aos 51 anos. Foi um dos militares do 25 de Abril de 1974 e era vereador eleito pela CDU na Câmara Municipal de Mora.

2008 – O primeiro-ministro e a ministra da Saúde assistem à colocação da primeira pedra do novo Hospital de Cascais, instituição que servirá 285 mil habitantes e que avança sem unidade de oncologia, apesar dos protestos dos utentes desta especialidade.

2014 – Morreu Mário Coluna, aos 78 anos, devido a uma infeção pulmonar. Foi um dos melhores jogadores do Benfica, que representou entre 1954/55 e 1969/70, tendo sido duas vezes campeão europeu, em 1961 e em 1962. Venceu dez campeonatos portugueses, sete Taças de Portugal e cinco Taças de Honra da Associação de Futebol de Lisboa, sempre ao seviço do Benfica.

2015 -Dois agentes da PSP morreram ao serem colhidos por um comboio entre as estações da  Bobadela e Sacavém.

2016 – Os doentes crónicos passaram poder aviar receitas nas farmácias, sem que para isso tenham de ir deslocar propositadamente a uma consulta.

2017 – O antigo secretário de Estado dos Assuntos Fiscais Paulo Núncio assumiu a sua “responsabilidade política” pela não publicação de dados relativos às transferências de dinheiro para ‘offshore’ e pediu o abandono das suas funções no CDS-PP.

2018 – A Cruz Vermelha anunciou que 21 dos seus funcionários foram afastados por terem pago por serviços de natureza sexual.

=====================.

Este é o quinquagésimo sexto dia do ano. Faltam 309 dias para o termo de 2019.

Pensamento do dia: “A Dor humana busca amplos horizontes, / e tem marés de fel, como um sinistro mar!” Cesário Verde (1855-76), poeta português, em “O Sentimento de Um Ocidental”.

                                         Carlos Saleiro durante a sua passagem pela Académica

Marcado como