Cruzeiro

De Odivelas para o Mundo

Current track

Title

Artist

Current show

Liqquid Grooves

14:00 15:00

Current show

Liqquid Grooves

14:00 15:00


EFEMÉRIDES: 24 DE SETEMBRO – DATA DA MORTE DE D.PEDRO IV

Written by on Setembro 24, 2018

EFEMÉRIDES

24 de setembro

Dia da Sensibilização para o Cancro da Tiróide.

Todos os anos surgem em Portugal aproximadamente 400 novos casos de cancro da tiróide. Embora representando apenas 1% de todas as patologias oncológicas registadas no nosso país, a sua incidência tem vindo a aumentar, assim como em outros países desenvolvidos. O cancro da tiróide afecta cerca de 4 vezes mais as mulheres

1731 — O Vaticano concedeu o cardinalato ao núncio de Lisboa.

1789 — Morreu, com 60 anos, o jurista Pascoal de Melo. Foi um notável jurisconsulto, professor, magistrado, estadista e estudioso da História do direito português. Foi aluno e lente da Universidade de Coimbra e sócio da Academia de Ciências de Lisboa. Em 1875, o príncipe regente D. João nomeou-o Desembargador de Agravos da Casa de Suplicação, um dos mais altos cargos da magistratura portuguesa. Escreveu importantes obras jurídicas em latim, Instituições do Direito Civil português, Instituições do Direito Criminal e História do Direito Civil português. Foi autor, também, de um projeto de Código Penal que lhe foi encomendado pela rainha D. Maria I ao qual deu o título de Ensaio do Código Criminal.

1834 — Morreu, apenas com 35 anos, D. Pedro IV, rei de Portugal e primeiro imperador do Brasil. Rei de Portugal entre 1826 e 1834. Viajou para o Brasil com a restante família real em 1807, logo após a primeira invasão francesa. Na sequência da Revolução de 1820, em Portugal, as cortes determinam o seu regresso à metrópole, mas D. Pedro recusou-se a embarcar para a Europa. Foi então que, como líder do movimento independentista do, decidiu proclamar junto às margens do rio Ipiranga a independência daqule país e logo depois foi proclamado imperador. Após a morte de seu pai D. João VI, em 1826, D. Pedro foi designado rei de Portugal pela regente D. Isabel Maria e outorgou aos portugueses a Carta Constitucional. Quis abdicar em favor de sua filha, D. Maria da Glória, que viria a ser a rainha D. Maria II, mas a guerra civil travada entre liberais, liderados por D. Pedro, e absolutistas, liderados por seu irmão D. Miguel, que também pretendia o trono, adiou a coroação de D. Maria até 1834.

1961 — Nasceu o totobola, o primeiro jogo de apostas mútuas  português. Inicialmente, os prognósticos diziam respeito a 13 jogos de futebol. Entre 11 de Junho de 2001 e 18 de Janeiro de 2004 os prognósticos passaram a dizer respeito a 14 jogos. Desde 19 de Janeiro de 2004, voltaram a ser 13 jogos de futebol, mas  incluiu-se o Super 14, a fim de diminuir o número de totalistas e aumentar a possibilidade de jackpots

1966 – A embaixada portuguesa em Leopoldville, Congo, foi invadida numa manifestação de protesto à política colonialista do ditador Oliveira Salazar.

1988 – Morreu a atriz Cremilde Torres, aos 89 anos.

1999 – O secretário de Estado da Cooperação, Luís Amado, foi o primeiro governante português a visitar Timor-Leste em 24 anos.

2006 – “Rapace”, a primeira curta-metragem de ficção do cineasta João Nicolau, venceu o Prémio do Júri do XI Festival de Cinema de Milão.

2008 – Um dos projetos portugueses apresentados no Concurso Europeu de Jovens Cientistas, em Copenhaga da autoria de três alunos, de Ovar e Arouca, conquistou um dos Prémios Especiais da competição, alusivo às alterações climáticas.

– Morreu, aos 83 anos, o escritor Dias de Melo.

2009 –  Foi confirmada a primeira morte por gripe A em Portugal. O homem tinha 41 anos, estava internado no Hospital de Santo António em processo de rejeição de um rim.

– O Conselho de Segurança da ONU aprovou por unanimidade a resolução que visava  a eliminação das armas nucleares de todo o mundo.

2014 – O acordo para o aumento do salário mínimo nacional para 505 euros foi fechado entre as confederações patronais, o Governo e a UGT.

2016 – PS, PSD e CDS reprovaram os projetos do BE e da CDU que pretendiam congelar o preço das propinas universitárias.

2017 – A chanceler Angela Merkel venceu as eleições legislativas na Alemanha, com 33,5% dos votos, seguida dos sociais-democratas e do partido Alternativa para a Alemanha, de extrema-direita.

===============.

Este é o ducentésimo sexagésimo oitavo dia do ano. Faltam 98 dias para o termo de 2018.

Pensamento do dia: “Foi perdido o sentido da densidade e interdependência da vida humana. O humanismo é a última resistência de que dispomos”. Edward W.Said (1935-2003), escritor, ensaísta, professor norte-americano de origem palestiniana.

                                                                                D. Pedro IV

Tagged as