EFEMÉRIDES: 24 DE NOVEMBRO – FAZ UM ANO QUE MORREU PEDRO ROLO DUARTE
Escrito por ARCO em Novembro 24, 2018
EFEMÉRIDES
24 de novembro
Dia Nacional da Cultura Científica.
Feriado Municipal no Entroncamento, onde se assinala a criação do município, que ocorreu em 1945 e em Silves, onde se comemora a data de elevação a vila.
1632 – Nasceu, em Amesterdão, o filósofo Bento Espinosa, judeu de origem portuguesa. Foi um dos grandes racionalistas do século XVII dentro da chamada Filosofia Moderna, juntamente com René Descartes e Gottfried Leibniz. É considerado o fundador do criticismo bíblico moderno.
1645 – Em Portugal, foram criados os Terços Auxiliares ou Regimentos de Milícias.
1807 – Durante as primeiras invasões francesas, Abrantes foi conquistada pelas forças de Junot.
1973 – O Movimento dos Capitães reuniu na Parede. Às reivindicações militares juntaram-se, pela primeira vez, dois novos objetivos: o derrube do regime e a realização de eleições livres.
1975 – Foi fundada a Confederação dos Agricultores de Portugal.
1976 – Portugal passou a integrar o conjunto de estados membros do Conselho da Europa.
1988 – O investigador submarino Jacques Costeau, 78 anos, foi eleito para a Academia Francesa.
1991 – Morreu Freddie Mercury, o vocalista da banda Queen, Tinha 45 anos.
2002 – Morreu, em Lisboa, João Rosado Correia, arquiteto, antigo ministro do Equipamento Social e grão-mestre do Grande Oriente Lusitano.
2003 – “Fleurette”, do realizador Sérgio Tréfaut, venceu o Grande Prémio do Festival Les Écrans Documentaires.
2005 – Foi aprovado o Plano Tecnológico, com o objetivo de dinamizar a investigação científica, a inovação e os níveis de qualificação dos cidadãos portugueses.
2006 – Foi um dia de luto carregado para o jornalismo português. Morreram César Oliveira, aos 34 anos, jornalista do Record, Maria José Margarido, com a mesma idade, jornalista do DN, André Romeiras, com 28 anos, jornalista do Record, Cláudia Magalhães, aos 33 anos, diretora de comunicação.
– Começou a XXII Cimeira Luso-espanhola em Badajoz.
2007 – Um soldado português em missão no Afeganistão morreu num acidente rodoviário com um blindado durante uma patrulha noturna nos arredores de Cabul.
2009 – Os Prémios Pfizer de Investigação Clínica foram atribuídos a Bruno Silva Santos, do Instituto de Medicina Molecular, e Mafalda Bourbon, do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge. Na categoria de Investigação Básica venceram Miguel Che Parreira Soares e a Miguel Ferreira, ambos do Instituto Gulbenkian da Ciência.
2010 – Uma Greve Geral juntou novamente as duas centrais sindicais, CGTP e UGT, 22 anos depois. Em causa, estavam as medidas de austeridade aprovadas no âmbito do PEC III e do Orçamento do Estado.
2013 – Morreu no Porto o arquitecto Alcino Soutinho, um dos nomes maiores da chamada Escola do Porto, aos 83 anos, vítima de doença oncológica. A sua obra mais conhecida é a Câmara Municipal de Matosinhos.
2014 – A Polícia Judiciária efetuou buscas em dezenas de farmácias, consultórios médicos e empresas de distribuição de medicamentos no âmbito de uma investigação contra a fraude no Serviço Nacional de Saúde.
2015 – Cavaco Silva indigitou o secretário-geral do Partido Socialista, António Costa, para primeiro-ministro.
2016 – O Ministério Público acusou 131 arguidos por associação criminosa, corrupção e falsidade informática, praticados nas diferentes qualidades de donos de escolas de condução, instrutores, examinadores e particulares interessados na obtenção ilegal de cartas de condução.
2017 – Morreu, aos 53 anos, o jornalista e radialista Pedro Rolo Duarte, vítima de cancro. Na rádio, iniciou o seu percurso em 1984 na equipa da Rádio Renascença, com a “Sessão da Meia-Noite”, um programa diário, em direto. Um ano depois, mudou-se para a Comercial e começou também a colaborar com o Diário de Notícias, onde Foi editor do suplemento dedicado à cultura. Foi ainda subdiretor do mesmo jornal entre 2004 e 2005 e passou ainda pela revista Visão e pelo jornal i.
============.
Este é o tricentésimo vigésimo oitavo dia do ano. Faltam 37 dias para o termo de 2018.
Pensamento do dia: “Em cada obra de génio reconhecemos os nossos próprios pensamentos rejeitados, que regressam a nós com certa majestade alienada”. Ralph Waldo Emerson (1807-1882), filósofo norte-americano.
Pedro Rolo Duarte