Cruzeiro

De Odivelas para o Mundo

Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Liqquid Grooves

00:00 02:00

Atual

Liqquid Grooves

00:00 02:00


EFEMÉRIDES: 24 DE ABRIL – MIGUEL PORTAS MORREU HÁ CINCO ANOS

Escrito por em Abril 24, 2018

EFEMÉRIDES

24 de abril

1915 — O império Otomano lançou a deportação em massa dos arménios que conduziria à perseguição e ao genocídio.

1917 — Morreu o escritor Abel Botelho. Nascido no Tabuaço, o pai destinara-o a frequentar um curso universitário, mas o seu falecimento prematuro ditou outro rumo na carreira do jovem Abel que, entretanto, entrou para o Real Colégio Militar, na qualidade de pensionista do Estado e passou depois pela Escola Politécnica de Lisboa..Frequentou o curso de Estado Maior na Escola do Exército e foi a partir dessa altura que começou a afirmar a qualidade do seu talento de jornalista, crítico de arte, dramaturgo e escritor, o que levou Luciano Cordeiro, professor de Literatura e Filosofia do Colégio Militar, e um vulto destacado do jornalismo e das letras, a incentivá-lo. O seu primeiro livro impresso intitulou-se “Lira Insubmissa”. Mas a maior projeção alcançou-a por via do romance, escrito através de vários volumes que fazem parte do ciclo “Patologia Social”: “O Barão de Lavos”, “O Livro de Alda”, “Amanhã”, “Fatal Dilema” e “Próspero-Fortuna”. “O Barão de Lavos” revelou ser um autêntico best-seller, tendo esgotado em quinze dias. Em 1900 publicou a novela “Sem Remédio”, e em 1904 o romance “Os Lázaros”, que havia saído em folhetins no jornal “O Dia” e causou pruridos no meio social e aristocrático de Lisboa.

1942 – Nasceu, em Williamsburg, Brooklyn, New York, Barbara Streisand, cantora e actriz norte-americana. Entre os inúmeros filmes em que participou, destacam-se Funny Girl (1968), Hello, Dolly (1969) e, mais recentemente, o grande sucesso de bilheteira, Uns compadres do pior (2004).

1974 – Otelo Saraiva de Carvalho e cinco oficiais do MFA instalaram o Posto de Comando no Regimento da Pontinha. Na Alfabeta – Rádio Peninsular e Rádio Voz de Lisboa, dos Emissores Associados de Lisboa, às 22.55, João Paulo Dinis colocava a rodar  a canção “E depois do Adeus”, de Paulo de Carvalho. Foi a primeira senha do levantamento militar contra a ditadura.

1986 – Realizou-se no Hospital de Santa Cruz, em Lisboa, o segundo transplante cardíaco em Portugal.

– Morreu António Sande Lemos, aos 51 anos. Foi um dos fundadores do PSD.

1993 – O presidente da Assembleia da República, na altura o social democrata Barbosa de Melo cancelou as comemorações do 25 de abril, no âmbito do boicote dos jornalistas às atividades do Parlamento.

1997 – O escritor angolano Pepetela venceu o Prémio Camões.

2003 – O FC Porto garantiu a presença na Final da Taça UEFA, depois de bater o Lazio, nas Antas, por 4-1.

2005 – No congresso do CDS-PP, o eurodeputado José Ribeiro e Castro foi eleito para a liderança do partido.

2006 – Os arguidos no processo sobre o jogo FC Porto-Estrela da Amadora, incluindo o presidente do FC Porto, Pinto da Costa, e o árbitro Jacinto Paixão, foram ilibados, num despacho do Ministério Público do Porto, que também arquivou as acusações de corrupção e tráfico de influências contra o presidente da Liga de Clubes, Valentim Loureiro, sobre a gestão do Metro do Porto.

2007 – O Parlamento Europeu aprova a proposta de lei comunitária que cria um mercado único de pagamentos, visando simplificar e harmonizar os débitos por cartão bancário, levantamentos e transferências bancárias na União Europeia.

2008 – Morreu Geraldo Brandão, ex-treinador principal do Penafiel e do Vianense, aos 68 anos, vítima de aneurisma, no Hospital de Santo António, no Porto.

2009 – Morreu Virgílio Marques Mendes, aos 82 anos. Foi jogador do FC Porto e internacional português, tendo atuado 39 vezes pela seleção nacional.

2012 – Morreu Miguel Portas, aos 53 anos. Licenciado em Economia pelo Instituto Superior de Economia da Universidade Técnica de Lisboa foi jornalista e iniciou na adolescência a atividade política, como dirigente do Movimento Associativo dos Estudantes do Ensino Secundário de Lisboa. Foi preso pela PIDE quando tinha apenas 15 anos e depois passou a militar na União dos Estudantes Comunistas. Abandonou o PCP em 1989, na sequência do primeiro processo de expulsões do partido desencadeado pela Perestroika. Foi um dos fundadores da Plataforma de Esquerda, e com a sua  dissolução, criou a Política XXI, que agrupava outros membros, independentes, que se haviam destacado nas manifestações contra as propinas no ensino superior, impostas pelo governo de Cavaco Silva. A Política XXI foi uma das formações que, juntamente com PSR, a UDP e vários independentes, deu origem ao Bloco de Esquerda, do qual foi dirigente e pelo qual era, à altura da sua morte, Eurodeputado. Foi agraciado com a Grã-Cruz da Ordem da Liberdade, a título póstumo, em 1 de Maio de 2017, cinco anos após o seu falecimento.

2013 – O presidente da Câmara de Oeiras foi detido para começar a cumprir a pena de dois anos de prisão efectiva a que foi condenado.

2016 -O cantor congolês Papa Wemba morreu em palco este sábado, no decorrer de uma atuação no Festival de Músicas Urbanas de Anoumabo, na Costa do Marfim, de causas ainda desconhecidas.

2017 – O Governo reconheceu que Portugal “não é o destino preferencial” e que deve prestar mais informação aos refugiados sobre os seus direitos e deveres. Nos últimos dois meses, o número de refugiados recolocados em Portugal, ao abrigo das quotas definidas pela União Europeia e que já abandonaram o país tinha duplicado,

=============

Este é o centésimo décimo quarto dia do ano. Faltam 251 dias para o termo de 2018.

Pensamento do dia: “Mais afronta a mesura de um adulador, que uma bofetada de um inimigo”. Padre António Vieira (1608-97), orador e escritor português.

                                                                               Miguel Portas

Marcado como