Cruzeiro

De Odivelas para o Mundo

Faixa Atual

Título

Artista


EFEMÉRIDES: 24 DE ABRIL – MIGUEL PORTAS MORREU HÁ 7 ANOS

Escrito por em Abril 24, 2019

EFEMÉRIDES

24 de abril

1915 – O império Otomano lançou a deportação em massa dos arménios o que conduziria à deportação e ao exílio.

1917 – Morreu o escritor Abel Botelho. Nascido no Tabuaço, o pai destinara-o a frequentar um curso universitário, mas o seu falecimento prematuro ditou outro rumo na carreira do jovem Abel, que, entretanto, entrou para o Real Colégio Militar, na qualidade de pensionista do Estado, tendo depois passado pela Escola Politécnica de Lisboa. Frequentou o Curso de Estado Maior na Escola do Exercito e foi a partir daí que começou a afirmar a qualidade do seu talento como jornalista, critico de arte, dramaturgo e escritor, o que levou Luciano Cordeiro, professor de Literatura e Filosofia no Colégio Militar e vulto destacado do jornalismo e das letras a incentivá-lo. O seu primeiro livro impresso chamou-se “Lira Insubmissa”, mas a maior projeção chegou por via de um romance, escrito através de vários volumes que fazem parte do ciclo “Patalogia Social”. O “Barão de Lavos”, que esgotou em quinze dias, “O Livro de Alda”, “Amanhã”, “Fatal Dilema” e “Próspero – Fortuna”. Em 1900 publicou a novela “Sem Remédio”e em 1904 o romance “Sem Remédio”, que havia saído em folhetins no jornal “O Dia” e causara muita contestação no meio social aristocrático de Lisboa.

1942 – Nasceu a atriz e cantora Barbara Streisand, em Williamsburg, em Brooklyn: Entre os primeiros filmes em que participou destacam-se “Funny Girl”, de 1968, “Hello, Dolly” rodado no ao seguinte e mais recentemente, o grande sucesso de bilheteira “Uns Companheiros do Pior” de 2004.

1974 – Depois da República ter sido implantada por telégrafo a Revolução dos Cravos chegava pela Rádio. Otelo Saraiva de Carvalho e cinco oficiais do Movimento das Forças Armadas instalaram o Posto de Comando no Regimento de Infantaria da Pontinha. Era uma quarta-feira e nos Emissores Associados de Lisboa era assim: 6.00 – Rádio Graça, 11.00 – Alfabeta/ Radio Peninsular e Rádio Voz de Lisboa, 14.30 – Clube Radiofónico de Portugal, 17.00 – Rádio Graça e 22.00 – Alfabeta/Rádio Peninsular e Rádio Voz de Lisboa. Foi precisamente durante o segundo e último período de trabalhos da Alfabeta para aquele dia, que foi transmitida a primeira senha da Revolução dos Cravos. Às 22.55, João Paulo Dinis colocava a rodar a canção “E depois do Adeus” de Paulo de Carvalho, sinal para que, nos quartéis da região de Lisboa se passasse ao regime de prontidão e fossem detidos os comandantes que não iriam aderir ao Movimento.

1986 – Realizou-se no Hospital de Santa Cruz, em Lisboa, o segundo transplante cardíaco em Portugal.

– Morreu António Sande Lemos, aos 51 anos. Foi um dos fundadores do PSD.

1993 – À altura presidente da Assembleia da República, o social democrata Barbosa de Melo cancelou as comemorações do 19º aniversário do 25 de Abril, respondendo assim, ao boicote dos jornalistas à divulgação das atividades do Parlamento.

1997 – O escritor angolano Pepetela venceu o Prémio Camões

2003 – O F.C.Porto garantiu presença na final da Taça UEFA, depois de bater o Lázio, nas Antas por 4-1.

2005 – No congresso do CDS, o eurodeputado José Ribeiro e Castro foi eleito para a liderança do partido.

2007 – O Parlamento Europeu aprovou uma proposta de lei comunitária que passou a criar um mercado único de pagamentos, visando assim, simplificar e harmonizar os débitos por cartão bancário, levantamentos e transferências na União Europeia.

2009 – Morreu Virgilio Marques Mendes, aos 82 anos. Foi jogador do F.C.Porto e da Seleção Nacional, tendo atuado 39 vezes de quinas ao peito.

2012 – Morreu Miguel Portas, aos 53 anos. Licenciado em Economia pelo Instituto Superior de Economia da Universidade Técnica de Lisboa, foi jornalista e iniciou, ainda na adolescência a atividade política, como dirigente do Movimento Associativo dos Estudantes do Ensino Secundário de Lisboa. Foi preso pela PIDE, quando tinha apenas 15 anos e depois de liberto passou a militar na União de Estudantes Comunistas. Abandonou o PCP em 1989, na sequência do primeiro processo de expulsões do partido desencadeado pela Perestroika. Foi um dos fundadores da Plataforma de Esquerda e com a sua dissolução criou a Politica XXI, que agrupava outros membros independentes que se haviam destacado nas manifestações contra as propinas no ensino superior, impostas pelo governo de Cavaco Silva. A Politica XXI foi uma das formações que, em conjunto com o PSR e a UDP e vários independentes deram origem ao Bloco de Esquerda, do qual Miguel Portas viria a ser dirigente e, à altura da sua morte eurodeputado. Foi agraciado com a Grã-Cruz da Ordem da Liberdade a título póstumo, em 1 de maio de 2017, quando se assinalaram cinco anos sobre a data do seu falecimento.

2013 – Isaltino Morais, presidente da Câmara Municipal de Oeiras, foi detido para começar a cumprir a pena de dois anos de prisão efetiva a que fora condenado.

2017 – O Governo reconheceu que Portugal não era um destino preferêncial para os refugiados e que deveria passar a prestar mais informação sobre os seus direitos e deveres. Mesmo assim e nos últimos dois meses, o número de refugiados recolocados em Portugal ao abrigo das quotas definidas pela União europeia tinha duplicado.

2018 – A Ordem dos Médicos decidiu que o Hospital Santa Maria, em Lisboa, ficaria  impedido de formar internos na especialidade de otorrinolaringologia.

……………..

Este é o centésimo décimo quarto dia do ano. Faltam 251 dias, para que termine o ano de 2019.

Pensamento do dia: “Mais afronta a mesura de um adolador, que uma bofetada de um inimigo”, Padre António Vieira (1608-97), orador e escritor português.

                                                                                 Miguel Portas

 

Marcado como