Cruzeiro

De Odivelas para o Mundo

Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Cruzeiro da Noite

00:00 08:00

Atual

Cruzeiro da Noite

00:00 08:00


EFEMÉRIDES: 23 DE MARÇO – FAZ SETE ANOS QUE FALECEU O POETA HERBERTO HELDER

Escrito por em Março 23, 2018

EFEMÉRIDES

23 de março

Dia Mundial da Meteorologia, Dia da Cáritas Portuguesa.

1853 – O Governo português impôs o Fomento Florestal e para isso procedeu à distribuição gratuita de sementes.

1890 – António José de Almeida, à altura ainda estudante universitário, viria a ser futuramente presidente da República, publicou o artigo “Bragança, o último”. Era um artigo contra a monarquia e resultou na sua prisão.

1935 – Morreu a escritora e jornalista Ana de Castro Osório. Foi a autora do livro “As Mulheres Portuguesas“e fundadora da Liga Republicana das Mulheres e do Grupo de Estudos Feministas.

1951 – Em Santarém, foi criada a Rádio Ribatejo. Manteve-se em emissão até janeiro de 1976, altura em que foi nacionalizada e integrada na RDP – Radiodifusão Portuguesa. Jaime Varela Santos foi o seu fundador, depois de já ter fundado a Rádio Graça, em Lisboa, que vendeu vinte anos depois, em 1971. Segundo a revista “Flama” a Rádio Ribatejo emitia onze horas diárias, entre as 9.00 e as 20.00 horas.

1957 – A RTP colocou em funcionamento os serviços permanentes dos Centros Emissores de Lisboa, em Monsanto, e da Lousã, no Centro do país.

– Advogados de Lisboa, Porto e Coimbra protestaram publicamente contra a prática da tortura pela PIDE e pediram um inquérito à atuação desta polícia.

1962 – Foi decretado o luto académico nas Universidades de Lisboa e Coimbra, que se prolongaria até maio, em protesto pela proibição do Dia do Estudante.

– O Governo de Oliveira Salazar impediu a visita de uma delegação da ONU aos territórios africanos sob administração portuguesa.

1987 – Portugal e a China chegaram a acordo sobre a transferência da soberania de Macau a 20 de dezembro de 1999, no fecho da quarta ronda de negociações.

1993 – Os representantes dos órgãos de comunicação social na Assembleia da República iniciaram uma semana de boicote informativo às actividades do Parlamento, em protesto pelas limitações impostas pela maioria PSD à circulação dos jornalistas.

2000 – Na Cimeira de Lisboa da União Europeia foram lançadas as bases da estratégia de desenvolvimento, documento que ficou conhecido por Estratégia de Lisboa.

2001 – Morreu o canadiano David Mac Taggart, aos 68 anos. Foi o fundador da organização internacional ecologista Greenpeace.

2004 – Alunos do ensino superior contestaram a reforma curricular.

2005 – Os chefes de Estado e de Governo da União Europeia encerraram a Cimeira da Primavera, em Bruxelas, com a aprovação da revisão da Estratégia de Lisboa, nas áreas económica, social e ambiental.

2006 – A PSP deteve 29 pessoas e constituiu outras 26 arguidas, no âmbito da maior apreensão de armas de sempre no país. Entre os suspeitos figuram vários agentes da polícia e civis que exerciam funções administrativas no licenciamento de armas na PSP.

– Morreu Natércia Campos, aos 70 anos. Foi produtora do grupo de teatro O Bando.

2007 – Morreu Vinício Pereira, aos 51 anos. Foi o fundador da Fundação Portuguesa de Surf.

2010 – Morreu o cineasta português José Maria Nunes, considerado “pai” da Escola de Cinema de Barcelona.

2011 – O Primeiro-ministro José Sócrates foi a Belém apresentar a Cavaco Silva a sua demissão do cargo de chefe do Governo. Em declarações ao país disse não ter condições para governar após o chumbo do PEC no Parlamento

– Faleceu, em Coimbra, aos 84 anos o porta Herberto Hélder. Nascido na freguesia do Monte, no Funchal, frequentou a Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e trabalhou em Lisboa como jornalista bibliotecário e tradutor. Foi um dos mais originais poetas de língua portuguesa e criou em seu torno uma atmosfera algo misteriosa, uma vez que sempre recusou conceder entrevistas e ser fotografado. Sempre recusou prémios, homenagens e condecorações como o Prémio Pessoa, que venceu em 1994 e recusou receber.

2015 – A Associação Académica de Coimbra recusou o convite do primeiro-ministro Pedro Passos Coelho para um almoço comemorativo do Dia do Estudante, defendendo que esse dia deve ser celebradocom os estudantes, unidos, a reivindicar por melhores condições e por um ensino superior com mais qualidade”.

2017 – O Festival Eurovisão da Canção assumiu contornos políticos depois de os serviços secretos da Ucrânia terem decidido impedir a concorrente da Rússia, Julia Samoilova, de entrar no país.

……………….

Este é o octogésimo segundo dia do ano. Faltam 283 dias para o final de 2018.

Pensamento do dia: “ Amei e continuarei a amar as matemáticas, por não admitirem a hipocrisia, nem a falta de objetividade” Stendhal (1783- 1842), escritor francês.

O Mundo assinala o Dia do Meteorologia

Marcado como