Cruzeiro

De Odivelas para o Mundo

Current track

Title

Artist

Current show

Cruzeiro da Noite

02:00 08:00

Current show

Cruzeiro da Noite

02:00 08:00


EFEMÉRIDES: 23 DE MAIO – DIA MUNDIAL DA TARTARUGA

Written by on Maio 23, 2018

EFEMÉRIDES

23 de maio

Dia Mundial da Tartaruga

Feriado Municipal em Celorico da Beira, onde se assinala a data de nascimento de Sacadura Cabral, o mais ilustre “filho” da terra e em Portalegre onde se comemora a data de elevação a cidade.

1179 – O Papa Alexandre III reconheceu a soberania de D. Afonso Henriques, com a bula “Manifestis Probatus”.

1881 – Nasceu em Celorico da Beira, Sacadura Cabral. Oficial da armada e aviador, foi o piloto na viagem de travessia do Atlântico Sul, com Gago Coutinho. Desapareceu no mar do Norte quando realizava o transporte de um avião Fokker para Lisboa. O corpo nunca foi encontrado e do aparelho foi recolhido apenas um flutuador.

1905 – Foi fundado o Museu Nacional dos Coches.

1911 – Foi criado o Instituto Superior Técnico. Estabeleceram-se, então, diferentes regimes para a Engenharia civil e militar.

1935 – Foi criado o Instituto Nacional de Estatística.

1947 – Portugal conquistou, em Lisboa o primeiro título europeu de hóquei em patins e terminou com a hegemonia da Inglaterra que tinha vencido as doze primeiras edições da prova. Em segundo lugar ficou a Bélgica e a Espanha foi terceira.

1981 – Foi criada a Secção portuguesa da Amnistia Internacional.

1991 – O escritor Vergilio Ferreira conquistou em Bruxelas o prémio Europália.

1999 – Manoel de Oliveira foi distinguido com o Grande Prémio do Jurí do Festival de Cannes.

2001 – Morreu o treinador de futebol Joaquim Meirim, aos 65 anos. Foi uma figura carismática, nem sempre bem-amada mas, sobretudo, um homem diferente. Avançado no seu tempo, talvez por isso incompreendido, foi quase sempre visto como uma figura à parte no meio altamente competitivo dos treinadores de futebol em Portugal. Começou a carreira na CUF na época de 1967/68 e passou pelo Varzim, Belenenses, Boavista, Leixões, Salgueiros, Sanjoanense, Desportivo das Aves, Estrela da Amadora, Louletano, Lusitano de Évora e Desportivo de Beja onde terminou.

2003 – A escritora Teolinda Gersão venceu o Grande Prémio de Conto da Associação Portuguesa de Escritores, com o livro “Histórias de Ver e Andar”.

2004 – Desabou o teto de um terminal no aeroporto Charles De Gaulle, em Paris. Morreram cinco pessoas.

2006 – Foi inaugurada a Torre 7, o primeiro edifício a ser reconstruído na “zona zero”, de Nova Iorque, depois dos atentados de 11 de setembro.

2007 – O realizador João Botelho recebeu o Prémio Aurélio da Paz dos Reis, atribuído no âmbito da IV Mostra Internacional de Escolas de Cinema, na Escola Superior Artística do Porto.

2010 – Morreu o cantor Beto, aos 42 anos, nas Caldas da Rainha, vítima de um acidente vascular cerebral. Foi um dos maiores cantores românticos portugueses da sua geração.

2011 – O cadáver do antigo presidente chileno Salvador Allende foi exumado no âmbito de um inquérito judiciário, de modo s determinar se terá sido assassinado ou se suicidou no dia do golpe de Estado de 11 de setembro de 1973, promovido pelo ditador Pinochet.

– Morreu o ciclista espanhol Xavier Tordo, depois de ter sido atingido pela porta da garagem de sua casa quando se preparava para iniciar um treino. Em Portugal, Xavier Tordo correu por duas equipas, a Barbot/Gaia e a LA/MSS, ao serviço da qual venceu em 2007, o Troféu Joaquim Agostinho e a Volta a Portugal.

2013 – Morreu em Nice, Georges Moustaki, cantor francês de origem grega e um dos mais reconhecidos nomes da “chanson francaise”.

2015 – Um agente da PSP incontinente e com dores crónicas, depois de três operações à próstata, foi obrigado a regressar ao serviço, após uma junta médica ter revogado uma primeira decisão de baixa por doença.

2016 – O presidente do PSD, Pedro Passos Coelho, acusou o Governo socialista de ter destruído em seis meses quase 60 mil empregos.

2017 – Morreu Roger Moore aos 89 anos, após uma curta, mas corajosa batalha contra o cancro. Ficou célebre no papel de 007

……………………….

Este é o centésimo quadragésimo terceiro dia do ano. Faltam 222 dias para o termo de 2018.

Pensamento do dia: “ Uma criança educada apenas na escola, é uma criança sem educação”. Jorge Sanataya (1863-1952), poeta e filósofo espanhol.

 

Tagged as